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A influência do meio escolar sobre a saúde do professor de Educação Física: um diagnóstico situacional em municípios do sertão
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Uma situação preocupante está nas condições de trabalho dos professores de Educação Física. Esta pesquisa destaca a influência do meio escolar sobre sua saúde, problematiza a investigação dos aspectos desencadeadores do fator saúde-doença, a fim de analisar os fatores intrínsecos à escola que levam ao adoecimento; possui abordagem qualitativa, adotando o método de estudo de caso. Os resultados indicam que a ausência ou limitação estrutural das escolas gera desgaste físico-emocional, que o estado de saúde dos discentes reflete sobre os docentes, que a jornada de trabalho e a desvalorização impactam seu lado socioemocional.

Uso de biodigestor didático e técnica de animação para ensino de Química aos educandos indígenas
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A alfabetização científica é um dos pontos-chave no ensino de ciência, pois associa a ciência com o cotidiano do aluno, desatrelando o conhecimento baseado meramente em métodos pedagógicos com a apresentação de conteúdos dogmáticos desprovidos de reflexões críticas. Em relação aos elementos que permeiam a cultura indígena, observa-se despreparo dos profissionais da Educação para tratar da temática, porque as universidades ainda apresentam uma defasagem de formação dos docentes para atender às questões multiculturais.

Multiculturalismo na sala de aula: um estudo das inter-relações sócio-linguístico-culturais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos em Penaforte/CE
Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade destinada a trabalhadores e/ou estudantes que por algum motivo não podem cursar a escola regular, mas desejam prosseguir/concluir seus estudos, visando à formação básica e/ou ingresso no mercado de trabalho. O público é diverso. Esta pesquisa objetivou explorar as inter-relações sócio-linguístico-culturais dos estudantes da EJA Médio na Escola Simão Ângelo em Penaforte/CE. Concluiu-se que os estudantes apresentam um repertório sócio-linguístico-cultural diversificado, multifacetado, denotando a presença do multiculturalismo e da interculturalidade.

Férias em casa: uma proposição de encontro com o brincar e a natureza em tempos de pandemia
Educação Infantil

Relatamos a experiência que aconteceu no 2° semestre do ano letivo de 2020, com crianças entre dois e três anos em um Centro de Educação Infantil na cidade de São Carlos. Insere-se no contexto das atividades remotas realizadas no decorrer de 2020 em função da pandemia. Utilizaremos os trabalhos de pesquisadores como Kishimoto, Brougère, Schilindwein e Peters, pois eles nos ajudam a compreender o brincar como parte estruturante da formação da criança e os brinquedos como brincadeiras que assumem papel significativo no processo do desenvolvimento infantil. Buscamos, assim, elaborar vivências lúdicas que tenham relação direta com brincadeiras infantis.

A realidade virtual e o ensino de História: um relato de experiência
História e Educação a Distância

Os reflexos da pandemia da covid-19 na educação brasileira fomentam discussões a respeito da modalidade remota de ensino e dos usos das TIC no cotidiano de alunos e professores. Este trabalho objetiva demonstrar as contribuições que a tecnologia dos museus de realidade virtual, quando inserida no ensino da disciplina de História, pode oferecer para o processo de construção de consciência histórica por parte dos estudantes; a reflexão foi guiada por debates das áreas de teoria e ensino em História. Para tal, partimos do relato da experiência realizada por integrantes do programa Residência Pedagógica durante uma aula remota de História.

Utilizando vídeos educativos para o estudo do tema furacões: uma experiência interdisciplinar envolvendo Física e Geografia
Física e Geografia

Os cursos a distância crescem anualmente e se fortalecem com um número cada vez maior de alunos que optam pela EaD. Nesse contexto, a formação do professor – um grande desafio em qualquer modalidade de ensino – se fortalece no cenário de uma escola pública, e por meio de um estágio não obrigatório. Foi nesse contexto que nasceu este projeto. Vários temas são tratados na disciplina de Geografia e um deles pode ser desenvolvido, de forma interdisciplinar, com a parceria da Física. O projeto, desenvolvido por uma graduanda do curso de Geografia (Polo Cederj Nova Friburgo), trata do tema furacões com o objetivo de ministrar uma aula interdisciplinar para alunos do 2o ano do Ensino Médio. Como recurso foram utilizados vídeos educativos, selecionados no YouTube, em uma oficina diurna ministrada a 28 alunos de ambos os sexos, entre 15 e 17 anos de idade. Após a oficina, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas para a sondagem da percepção dos alunos quanto ao trabalho realizado. De modo geral, a avaliação foi positiva, agregando benefícios para o aprendizado dos alunos participantes. O contato da graduanda com os alunos no contexto da escola pública foi fundamental para que vivenciasse um pouco da realidade com a qual irá trabalhar em um futuro próximo.

Muito da história do livro no Brasil

O lançamento do livro Impresso no Brasil – dois séculos de livros brasileiros, editado numa parceria da Biblioteca Nacional com a Editora Unesp, mereceu um evento especialíssimo no auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional: em duas mesas-redondas, ao longo de todo o dia, vários coautores da obra, organizada por Aníbal Bragança (da UFF) e Márcia Abreu (da Unicamp), apresentaram seus capítulos e trocaram ideias sobre o livro no Brasil e sobre a publicação em si.

Ensino de filosofia e o enredo das definições de filosofia

Esta comunicação tem o propósito de tomar as definições de filosofia comuns nos manuais didáticos, ou as definições de filosofia utilizadas no ato do seu ensino e analisarem que medidas atendem ao apelo de determinações, bem como o seu contrário, quando centradas, são, na verdade, descentradas e propiciam deslocamentos, ou seja, o que há de desinteressante no ensino de filosofia quando o viabilizamos a partir de uma definição, em termos de fechamento, e quando mesmo definindo-lhe damos o seu avesso. Estas proposições têm sua razão de ser pelo fato de que tal ensino tem lá suas peculiaridades e estas não estão reservadas apenas ao cuidado que se deve ter com o que lhe é próprio, mas a um certo descentramento comum em sua prática.

Problemas emocionais e dificuldades de aprendizagem: como a pressão escolar conduz discentes ao esgotamento mental
Psicologia

A finalidade deste trabalho foi analisar, identificar e compreender os problemas emocionais e dificuldades de aprendizagem e como a pressão escolar conduz discentes ao esgotamento mental. Para isso foram aplicados questionários no Ensino Fundamental II e Ensino Médio em uma escola estadual do Rio Grande do Norte. Os resultados obtidos revelam a presença (com frequência ou esporadicamente) de diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais associados à dificuldade de aprendizagem nos discentes ocasionada pela pressão escolar, promovendo a desestabilização emocional dos sujeitos.

Educação, alteridade e conhecimento: a diversidade cultural como construção histórica
Matemática, Química, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

As atividades desenvolvidas na disciplina Conhecimento e Diversidade Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, durante as aulas do primeiro semestre de 2019, juntamente com doze estudantes, foram devidamente planejadas para que houvesse espaços e exposições de dúvidas, questionamentos, conteúdos, orientações e acompanhamentos prévios de leituras sugeridas – e complementares –, discussões da bibliografia disponível na ementa, realização de trabalhos individuais e em grupos, diário de campo, fórum de discussões on-line (em todos os momentos), criação e apresentação de um vídeo (curta) e atividade de campo.