Biblioteca
Filtrar os artigos
Rio: animação maravilhosa
O que faz um filme de animação ser classificado como bom? Essa foi uma das perguntas que vieram a minha cabeça nos últimos meses, desde as primeiras imagens de divulgação de Rio, filme produzido pela Blue Sky e dirigido pelo brasileiríssimo Carlos Saldanha.
Lições da intolerância
Faz sentido falar em respeito às diferenças em um mundo tragicamente marcado por violências e intolerâncias de todo tipo? Sim, mais do que nunca, faz sentido.
O bom brinquedo trabalhoso
(Maria Gabriela Llansol. O jogo da liberdade da alma, p. 80)
Perspectivas da educação para um mundo melhor
Os maiores dragões do Século XXI, a má utilização da informação e do som, já começam a se refletir na educação do imaginário da humanidade: os homens pensam que o mundo está um caos, tornam-se retransmissores de tudo o que é ruim e aí os transtornos de comportamento vão se instalando e interferindo, profundamente, na harmonia e no bem estar da sociedade global. O jornalismo de grande parte do Planeta especializou-se em selecionar notícias trágicas. Há muitas pessoas viciadas na droga da violência.
O segredo das aranhas marrons
Não sei se alguém já escreveu algum artigo sobre aranhas. Não um trabalho científico, mas alguma crônica, banalidades. Sei lá, pode parecer de mau gosto. Afinal, muita gente tem medo, alguns sentem nojo e outros, pânico, frente ao aracnídeo.
Freud e a Antropofagia Modernista
De acordo com Freud, em seu ensaio Moisés, o seu povo, e a religião monoteísta, o homem primitivo vivia em pequenas tribos, centradas em uma figura masculina. As mulheres eram propriedade dessa figura central e os outros homens eram submissos a seu desejo. Eles poderiam ser mortos, castrados ou expulsos do grupo, de acordo com as ordens do líder. E esse líder, sozinho, agregaria uma família. Mas um fato mudaria o curso desse tipo de sociedade: aqueles expulsos do grupo se juntariam para roubar as mulheres de seu próprio pai (ou líder), matá-lo e comê-lo.
O futuro não chega nunca
Tinha por ele a afeição que se devota aos pais, mas não éramos sequer amigos – como um adolescente, ou menos que isso, poderia dizer-se amigo do pai de seus amigos? Tomado por turbulências interiores e fricções com o mundo, talvez ele sequer prestasse atenção em mim – ainda que queiram, meninos não mudam o voo de pássaros selvagens – mas ficou inscrito nos meus afetos e sua imagem resta indelével na minha memória.
A viagem é um convite para estética da vida
Outras Mais EspecíficasA experiência de viajar é um exercício para a memória, inclusive a memória sensorial, abrindo espaço para desgarrar-se das verdades anteriores e dando possibilidades de ser no mundo, com criatividade.
Ação Griô: Cultura e Comunicação...
Cultura tem muito a ver com comunicação. Cultura é um mundo de significados, é um código simbólico construído socialmente, isto é, em grupo, e compartilhado por todos os seus integrantes. Cultura é construção. Griô. Saberes. Comunicação. Construção: CULTURA!
Ensino e/ou incentivo de leitura: uma proposta
Decorar, classificar, copiar... O ensino tradicional de língua materna, voltado para a gramática, tem imperado em nossas escolas nos últimos cem, duzentos anos... Um ensino técnico voltado para o desuso: uma dona de casa, ao escrever um bilhete para a empregada, o faz por uma capacidade comunicativa que todo ser humano tem, e não selecionando substantivos, adjetivos, preposições e advérbios e organizando-os sintaticamente numa linguagem formal quase lusitana.