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Um estudo da intencionalidade matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias
Matemática, História e Artes Plásticas

Este artigo faz um levantamento bibliográfico a respeito das fases das obras do pintor Piet Mondrian. Contextualizando historicamente aspectos da sua vida e das vanguardas cubista e neoplasticista, investigam-se as influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico. No cubismo, já é notório o processo de planificação em suas obras, diferencial do trabalho desenvolvido pelo artista, por intermédio da composição, da distribuição dos elementos visuais e da simplificação em linhas verticais e horizontais. Transitando para o neoplasticismo, prossegue na exploração de fatores matemáticos, na perspectiva abstrata; o abandono de linhas curvas, diagonais, ângulos obtusos gerou impacto e perda de profundidade espacial.

Movimento Estudantil

Quando fui convidada a falar sobre movimento estudantil fiz uma viagem na minha história pessoal; assim, começo situando de onde falo para que possam me acompanhar nessa reflexão. Minha primeira graduação foi em Belo Horizonte, na UFMG, e só pude cursar a faculdade de Comunicação pelo apoio que tive ao conseguir uma vaga na moradia estudantil Borges da Costa, um hospital abandonado dentro do Campus da Medicina, que os estudantes invadiram e conquistaram o direito de lá morar. Não sem luta. Mas uma luta da qual não participei.

Produção científica do ensino de Geografia no Brasil pela análise dos periódicos
Geografia e Formação de Professores

Este trabalho tem como objetivo diagnosticar a distribuição dos periódicos sobre ensino de Geografia, espacial e temporalmente como resultado dessa produção. Espera-se que esta pesquisa sirva como instrumento de conhecimento e divulgação da produção da área, a ponto de existirem periódicos dedicados a esse campo ou com seções específicas. A metodologia foi dividida em três etapas: seleção dos periódicos, catalogação dos artigos dessas publicações e análise dos dados. O diagnóstico da distribuição sobre ensino de Geografia reflete o histórico do desenvolvimento dessa área no Brasil.

Desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O objetivo geral deste artigo é discutir acerca dos desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19, bem como discorrer sobre aspectos pertinentes quanto à saúde e à educação no período. A pesquisa foi baseada e fundamentada com bibliografia atualizada, teorizada por grandes autores. A metodologia está fundamentada na revisão bibliográfica multidisciplinar, além de técnicas de pesquisa doutrinária. O procedimento técnico adotado foi o analítico, justificado e baseado nas teorias de gestão e Psicanálise, com vistas a construir o desenvolvimento do trabalho. Sabe-se que o coronavírus atingiu o mundo inteiro de forma surpreendente e em virtude disso professores e gestores precisaram se reinventar para poder potencializar o ensino em um momento tão sombrio na história da humanidade. Esta pesquisa se justifica, pois o Covid-19 tem alto poder de contágio e letalidade e isso desencadeou muito medo em todas as áreas de atuação; consequentemente, também teve reflexo no desempenho dos profissionais docentes e gestores. Esta pesquisa tem como objetivo verificar o impacto causado pelo coronavírus na educação brasileira, bem como os gatilhos psicológicos negativos que foram danosos à saúde mental de todos. Observou-se neste artigo sobre o que é necessário ser feito para minimizar os impactos psicológicos negativos da Covid-19 na gestão escolar; em um terceiro momento conheceremos um pouco sobre o Método da Vibração, uma metodologia eficaz para se manter imune mentalmente e motivado mesmo em tempos obscuros. Por fim, pretende-se com este trabalho levar conhecimento à comunidade, a fim de que os docentes mantenham-se sempre saudáveis, ativos, vibrantes, a fim de buscar sempre a qualidade no ensino.

Da utilidade da poesia

Talvez a poesia seja pioneira no setor de "autoajuda", antes de haver editorialmente este termo. Desde adolescentes colecionamos versinhos de diversos autores em agendas e, muitas vezes, dizemos deles: "Esse verso sou eu! Parece que ele me conhece!". Outras vezes um verso salva uma pessoa, noutras, muda uma vida ou várias. Tenho dedicado minha vida a popularizar o gênero. Como sabemos, até hierarquicamente o gênero poesia é desprezado. As premiações para romance e contos, por exemplo, nos mais prestigiados concursos do mundo, são sempre mais avultosas do que os valores para a poesia. Como se pudesse haver hierarquia entre os gêneros. Acabo de publicar o meu primeiro livro de contos e pude me ver diante da insistente pergunta afirmativa de variados jornalistas: "Bem, agora que você já está escrevendo contos, pretende também chegar até o romance?". Ora, falam como se houvesse uma evolução. Estamos falando da arte da escrita e cada uma de suas modalidades possui um tecido diferente. Acaso nas artes plásticas um escultor é melhor do que um pintor? Muitas vezes o cara é um grande romancista e não foi capaz de um verso; eu não conheço nenhum poema de Virginia Woolf, e tampouco posso dizer que Fernando Pessoa é menor do que Gabriel Garcia Marquez.

Alfabetização e os desafios da escrita: realidades de uma turma de primeiro ano em uma escola na Maré
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo é um trabalho de alfabetização cujo objetivo é estudar os avanços da escrita infantil no contexto escolar de uma turma regular do 1° ano do Ensino Fundamental. Consideramos relevante o processo inicial de interação, que começa nos desenhos e avança em um processo contínuo que culmina em escrita. Com o apoio teórico de Vygotsky, Smolka e Ferreiro, entendemos que essa evolução histórica da escrita não está relacionada à reprodução mecânica do alfabeto, mas abre espaço para o processo criativo que é intrínseco à criança. Trazemos exemplos de escritas infantis e análise de estratégias utilizadas pelas crianças para estabelecer uma comunicação social.

O suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade: uma análise em Sobral/CE
Instituição Escola e Política Cultural

Este artigo discorre acerca do suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, pensando a importância do setor responsável por organizar processos administrativos que garantam todos os direitos dos servidores. Os recursos humanos são fundamentais na gestão de instituições educacionais, pois a escola não se faz apenas de corpo docente. Autores como Barreto e Lopes discutem a presença dos recursos humanos na educação pública, enquanto Urpia et al. e Silva Moreira et al. analisam a atuação desse profissional na educação.

Os usos da imprensa: as representações sobre o movimento estudantil em contextos de luta pela democracia
Comunicação

Os veículos de comunicação muitas vezes não defendem interesses específicos, preferindo discutir temas menores sem adotar posicionamentos conclusivos. Foi assim com o jornal A Luta Democrática, do Rio de Janeiro, que foi comparado por Lorena do Carmo e Cíntia de Almeida com o posicionamento da grande mídia no Brasil nos dias atuais.

Guia do educador para o filme "Miss Evers’ Boys"
Saúde, Biologia e Biociências e Cinema, Teatro e TV

O guia foi elaborado com o intuito de utilizar o filme Miss Evers’ Boys como material de apoio para o educador ao abordar a sífilis e o tema de Bioética. O filme relata o experimento realizado em Tuskegee, no qual homens negros foram diagnosticados com sífilis sem o conhecimento de sua condição. A utilização do filme como material didático levanta questões sobre conceitos de Biologia relacionados à sífilis, podendo servir como ponto de partida para discutir outras IST importantes, além de proporcionar melhor compreensão das questões éticas associadas ao desenvolvimento de pesquisas.

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar uma intervenção bem-sucedida na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Unilab. A intervenção ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, em Redenção/CE, na qual ministramos aulas, de maio a junho de 2017, para uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Este relato pode servir como exemplo para professores em formação, considerando as dúvidas relacionadas a como proceder nesta etapa importante dos cursos de Letras.