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Utilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria
MatemáticaUma forma de orientar os docentes para a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser por meio de cursos de formação continuada. Um bom exemplo pode ser a utilização do software GeoGebra.
História e cultura afro-brasileira dialogando com a língua inglesa numa perspectiva interdisciplinar
HistóriaA discriminação social está presente também na escola, e é preciso trabalhar alunos e professores para que ela deixe de existir. Uma experiência interdisciplinar discute essa situação estuda uma série de TV, uma variante do inglês e produção de textos.
Polígono móvel flutuante
O presente trabalho tem por objetivo dar continuidade às atividades do projeto de residência artística e montagem do laboratório de mídia no local de minha origem, a comunidade São Sebastião Paraná do Corocoró, distrito do Município de Nhamundá, no Estado do Amazonas, iniciadas em 15 de dezembro de 2007 e encerradas em 28 de janeiro de 2008. A proposta foi selecionada no Prêmio Edital Conexão Artes Visuais Funarte/MinC/Petrobras; portanto, um projeto artístico apoiado pelo Estado, ou seja, teve financiamento de verba pública.
O Sonho acabou?
Escola usa música para ensinar solidariedade e raízes culturais
O ensino de Ciências e a Educação Inclusiva: desafios e potencialidades segundo o projeto político-pedagógico e a visão docente
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresÉ essencial garantir uma Educação Especial Inclusiva que seja realizada por meio de ações como a adaptação curricular e metodológica com técnicas e recursos específicos para receber os alunos de acordo com suas necessidades, em que o professor seja capacitado. Este projeto investiga o ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, com ênfase em seus desafios e potencialidades.
O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais: interações entre os sujeitos escolares e o seu engajamento no ensino remoto
Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa aborda o papel do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) da Secretaria da Educação do Ceará quanto à interação entre os sujeitos escolares durante o ensino remoto em 2020. Para tanto, analisam-se os discursos presentes na webinar NTPPS: o aprendizado socioemocional no contexto atual, realizada pela Seduc/CE e disponibilizada no YouTube, com depoimentos de uma professora e de um aluno sobre as aulas do NTPPS realizadas no período. A investigação mostrou que o NTPPS favoreceu a interação entre os discentes e seu engajamento no ensino remoto.
Mulheres negras das letras: reflexões sobre a produção literária feminina negra no nordeste brasileiro
Língua Portuguesa e LiteraturaA literatura nordestina, ao longo dos séculos, foi representada pelo sexo dominante de um círculo literário fechado e estruturalmente condicionado pelo patriarcalismo dominante. É importante destacar o que é ser mulher negra no Nordeste brasileiro, e a literatura é uma das fontes de apresentação histórica, em que há a prevalência de ser estereotipada à condição de esposa-dona de casa, fortemente marginalizada, excluída e/ou vítima de preconceito. Este trabalho tem como objetivo geral retratar a importância das mulheres negras escritoras e refletir sobre a produção literária feminina negra no Nordeste brasileiro.
Percepções de professores(as) de História sobre a temática colonização contemporânea de Mato Grosso e sua abordagem em sala de aula
HistóriaO objetivo deste estudo é analisar as percepções de professores(as) de História sobre a abordagem da temática colonização contemporânea de Mato Grosso e como é a metodologia de ensino da Educação Básica nas escolas públicas estaduais na jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de Querência/MT. É uma pesquisa qualitativa utilizando um formulário eletrônico respondido por 26 participantes que manifestaram as seguintes opiniões: não trabalham a temática, estão trabalhando, como a desenvolvem e como é possível inserir melhor esse assunto nas aulas e na ementa a partir de suas sugestões.
Trajetória do município de Maricá na implementação do sistema de educação na perspectiva inclusiva
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Política EducacionalA história da Educação no Brasil foi marcada pela natureza excludente da escola. Propor uma educação pela perspectiva inclusiva ainda é um desafio para o sistema de ensino. Este estudo tem por objetivo identificar as ações de políticas públicas traçadas pelo município de Maricá a fim de garantir a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial na escola regular. Temos como parâmetro a Lei Brasileira de Inclusão, a Meta 4 do Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação de Maricá. O método de pesquisa faz análise documental com estudo de caso em uma das unidades de ensino de Educação Infantil da rede.
A importância do jogo e do erro no processo de aprendizagem matemática
Matemática e Vivências de Sala de AulaO trabalho tem como tema a importância do jogo e do erro no processo de aprendizagem de Matemática, abordando a relevância em incluir o jogo educativo na prática docente e da importância da observação, acompanhamento e análise dos erros ocorridos durante o processo de exploração e execução do jogo e/ou situações-problema. A metodologia utilizada se constituiu da verificação da produção da área sobre o tema, considerando a pesquisa de campo referente à prática docente abrangendo esse assunto, como a prática de sala de aula, apresentada através de entrevistas, colocações e vivências de participantes.