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Evocação livre de palavras como instrumento de avaliação diagnóstica
Avaliação

Promover o conhecimento da fauna local e sensibilizar os alunos em relação às espécies ameaçadas de extinção se constitui em um importante papel para a formação do aluno enquanto cidadão. A discussão desse tema na escola amplia o seu espectro, podendo alcançar, além das crianças, os pais e familiares de forma direta.

Análise da correlação entre a média de alunos por turma na taxa de rendimento de alunos nas escolas públicas de ensino médio no Município do Rio de Janeiro
Avaliação

A Educação tem sido tema recorrente de vários tipos de pesquisa acadêmica, pois ao longo dos anos percebeu-se a necessidade de melhorar a gestão das instituições de ensino. A Constituição Federal de 1988 determina que a Educação seja um direito social garantido a todos os brasileiros. Em relação à organização, é descrito que os municípios atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, os estados atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e Médio. Vale destacar que o ensino é livre à iniciativa privada, mediante a aprovação e avaliação da qualidade pelo Estado.

Blended learning: um panorama global e o desenvolvimento de sua taxonomia
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, História da Educação e Instituição Escola

Este trabalho tem como principais objetivos demonstrar a dinâmica do desenvolvimento e expansão do sistema blended learning, bem como apresentar e discutir os conceitos e as taxonomias desenvolvidas nas pesquisas realizadas por Charles R. Graham e Heather Staker em conjunto com Michael B. Horn. Estes objetivos são alcançados através da construção de um breve panorama internacional e brasileiro sobre o sistema blended learning, a partir da análise de estudos realizados em diversas regiões, e também a partir da análise das principais obras dos autores citados acima.

Desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O objetivo geral deste artigo é discutir acerca dos desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19, bem como discorrer sobre aspectos pertinentes quanto à saúde e à educação no período. A pesquisa foi baseada e fundamentada com bibliografia atualizada, teorizada por grandes autores. A metodologia está fundamentada na revisão bibliográfica multidisciplinar, além de técnicas de pesquisa doutrinária. O procedimento técnico adotado foi o analítico, justificado e baseado nas teorias de gestão e Psicanálise, com vistas a construir o desenvolvimento do trabalho. Sabe-se que o coronavírus atingiu o mundo inteiro de forma surpreendente e em virtude disso professores e gestores precisaram se reinventar para poder potencializar o ensino em um momento tão sombrio na história da humanidade. Esta pesquisa se justifica, pois o Covid-19 tem alto poder de contágio e letalidade e isso desencadeou muito medo em todas as áreas de atuação; consequentemente, também teve reflexo no desempenho dos profissionais docentes e gestores. Esta pesquisa tem como objetivo verificar o impacto causado pelo coronavírus na educação brasileira, bem como os gatilhos psicológicos negativos que foram danosos à saúde mental de todos. Observou-se neste artigo sobre o que é necessário ser feito para minimizar os impactos psicológicos negativos da Covid-19 na gestão escolar; em um terceiro momento conheceremos um pouco sobre o Método da Vibração, uma metodologia eficaz para se manter imune mentalmente e motivado mesmo em tempos obscuros. Por fim, pretende-se com este trabalho levar conhecimento à comunidade, a fim de que os docentes mantenham-se sempre saudáveis, ativos, vibrantes, a fim de buscar sempre a qualidade no ensino.

A atuação do supervisor escolar na avaliação de Matemática do Proeb
Matemática, Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O supervisor escolar é aquele que preza pelo bem-estar de sua escola, cuidando de seus alunos, profissionais e comunidade escolar, mostrando que nela há um sucesso geral na educação. Para esse sucesso, é preciso verificar como está a aprendizagem, que pode ser por meio das avaliações, incluindo a avaliação externa. O objetivo deste artigo é apresentar o papel do supervisor escolar na avaliação externa do Estado de Minas Gerais, o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa, aprofundando na questão da relação da avaliação externa e o supervisor escolar. Esse profissional da educação deve apoiar e ser um intermediário no processo de ensino-aprendizagem do aluno para que os resultados das avaliações sejam satisfatórias para a escola e para o estado. Para isso acontecer, é importante a relação estabelecida entre professor e supervisor, mostrando que o trabalho em conjunto é o caminho para o sucesso da educação.

Ensino híbrido e as TIC: discussões teóricas e metodológicas para potencializar a aprendizagem de História
Computação e Tecnologias, História, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O ensino híbrido pode potencializar o processo de ensino de História, desde que o educador seja motivado pela sua gestão e tenha recebido suporte teórico dentro das condições técnicas que a escola em que atua oferece. Dois projetos desenvolvidos no Estado do Tocantins indicam como ambientes virtuais de aprendizagem contribuem para dar aos estudantes protagonismo nesse processo.

Avaliação do nível de satisfação do uso de jogos eletrônicos em sala de aula: um estudo de caso utilizando o software Kahoot!
Avaliação

Com os avanços tecnológicos, é cada vez mais comum a utilização de jogos eletrônicos por docentes de diversas áreas, com o intuito de tornar a aula lúdica e em consonância com novas tendências e tecnologias. A pergunta é se realmente o ambiente virtual de aprendizagem é eficaz e eficiente para a utilização em sala de aula. Para propor um caminho de resposta a essa indagação, o presente artigo tem a finalidade de avaliar a utilização do software Kahoot! do ponto de vista de estudantes de Ensino Médio em uma situação específica de sala de aula. Esse aplicativo é amplamente utilizado nas instituições públicas de ensino e é de fundamental importância atestar sua qualidade para continuar o seu emprego. Como metodologia de trabalho, este estudo utilizou a pesquisa de campo, baseada em um questionário de dez perguntas. Como resultado, o jogo digital obteve avaliação satisfatória na concepção dos estudantes, que o qualificaram positivamente em vários aspectos investigados.

A resolução de problemas como ferramenta metodológica no ensino de Matemática e Física
Física, Matemática, Avaliação e Formação de Professores

Este trabalho se propõe a refletir sobre a importância da prática de resolução de problemas no ensino da Matemática e da Física, prática imprescindível para o desenvolvimento da educação contemporânea. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão teórica sobre a relevância da resolução de problemas como metodologia de ensino; para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica a respeito do tema com autores que deram contribuições significativas na área. Com base nas contribuições desses autores, observou-se o mérito da resolução de problemas como metodologia de ensino facilitadora do desenvolvimento crítico e pensamento autônomo dos alunos, além de ser ferramenta que proporciona desafios de motivação.

Análise crítica sobre a proposta curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro
Geografia e Avaliação

Discutir a educação e suas práticas é uma excelente forma de conhecer a profissão que tanto nos é importante. O presente artigo visa uma análise das habilidades e competências presentes no Currículo Mínimo do 6º ano do Ensino Fundamental e como são, se é que são, colocadas em práticas na escola pública, por meio de estudo no Colégio Estadual Antônio Pecly. Para tal, foi realizado trabalho de campo com o auxilio de um professor da escola que é responsável por aquela série escolar, além de pesquisa minuciosa no documento do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Consta também uma análise sobre a transposição didática e sua participação no Currículo Mínimo de Geografia para aquela série, bem como sua utilização pelos professores da rede pública.

Determinantes da evasão dos alunos do curso técnico subsequente
Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O objetivo do presente trabalho foi analisar alguns fatores determinantes da evasão dos alunos do curso técnico subsequente em Edificações do IFMG - câmpus Congonhas. Dentre os autores pesquisados para perspectiva teórica, destacam-se Veloso e Almeida (2001), Bueno (1993) e Espínola (2010). O estudo foi realizado via revisão bibliográfica e estudo empírico com o preenchimento de formulário aplicado a todos os alunos dos quatro módulos do curso, totalizando 100 alunos matriculados. De acordo com os resultados do estudo, foi possível constatar que são muitos os fatores de abandono do curso, mas alguns deles têm maior representatividade, como dificuldade em conciliar trabalho e estudo. Há também fatores que, segundo a pesquisa, influenciam em pequena parte dos discentes, como distância da família.