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Ressignificação de objetos: uma proposta de aula de Arte
Vivências de Sala de Aula e Artes PlásticasO presente relato de experiência contempla uma proposta de aula de Arte em que os alunos experimentaram modificar um objeto do cotidiano deles (xícaras) e lhe dar um novo significado. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Nelz (CAIC), localizada no município de Gramado/RS, no segundo semestre de 2023. Essa atividade promoveu a criatividade e a expressão individual e estimulou o pensamento crítico e a reflexão acerca de questões importantes da vida contemporânea.
O sentido do aprender por meio das Artes: uma exposição virtual de mangá
Computação e Tecnologias, Artes Plásticas e Educação ArtísticaPercebendo as desigualdades sociais existentes, é clara a dificuldade dos estudantes de classes menos favorecidas para ter acesso a bens culturais. Este relato apresenta o desenvolvimento da exposição virtual “Mangá em Caxias”, que ocorreu na Escola Municipal Maria Clara Machado, localizada no bairro do Pantanal, no município de Duque de Caxias/RJ. Foram utilizadas diferentes tecnologias digitais da informação e comunicação para a realização da exposição. Graças ao planejamento pedagógico, os diversos recursos têm condições de contribuir para que o professor proporcione aos seus estudantes uma aprendizagem duradoura e significativa.
Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de História das Artes africanas no contexto brasileiro
História e Artes PlásticasEste artigo propõe um estudo dos modos de leitura e ensino de História das Artes e do modernismo africano, tendo como base os saberes da visualidade criados por artistas africanos. São abordadas narrativas do continente africano e sua relação com a produção modernista europeia, apresentando as fissuras e as violências epistemológicas que marcaram esse campo. Em seguida, as contribuições africanas para o debate, partindo da produção visual de alguns artistas modernos africanos, além de uma análise crítica dos problemas e das possibilidades do ensino de História das Artes africanas no contexto da educação brasileira.
Guia de utilização de tecnologias digitais na Educação Básica: olhares visuais, olhares virtuais: Frida Kahlo e o encantamento da arte
Computação e Tecnologias, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação ArtísticaO desenvolvimento deste guia surge da necessidade de reflexões que possam nortear a utilização de tecnologias digitais por docentes da Educação Básica, principalmente da rede pública de ensino. Estabelece-se, assim, um diálogo entre as premissas da Base Nacional Comum Curricular, que preconiza tanto o ensino de arte quanto o uso de tecnologias digitais com finalidade educacional, e a necessidade de ampliação do olhar crítico dos alunos para a complexidade do mundo, bem como para o exercício da cidadania e a dimensão intercultural. A proposta de atividade pode ser implementada com estudantes de 8 a 9 anos.
A relevância histórica de Fédora do Rego Monteiro para o movimento modernista brasileiro e sua atuação nas artes em Pernambuco
História, Artes Plásticas e Educação ArtísticaEste artigo explora a relevância do trabalho da pintora Fédora do Rego Monteiro para o desenvolvimento do modernismo em Pernambuco durante as primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi realizada com análise bibliográfica qualitativa do movimento modernista e do papel desempenhado por Fédora. Ao lado de seus irmãos, ela contribuiu para colocar Recife no mapa nacional do movimento artístico modernista enquanto ganhava reconhecimento (inter)nacional por suas pinturas. A pintora também envolveu-se com a educação artística ao fundar a Escola de Belas Artes do Recife, o que possibilitou o surgimento de novos artistas na região.
A inclusão da arte nas atividades econômicas
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Formação de Professores, Artes Plásticas, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Política Cultural e Política EducacionalBaseando-se no capítulo “O mercado de bens simbólicos”, incluído em A economia de trocas simbólicas, de Bourdieu, e no livro A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista, de Lipovetsky e Serroy, este ensaio analisa convergências e divergências sobre consumo cultural como realidade social, suas dinâmicas e evoluções a partir de classes sociais, seus determinantes e suas abrangências. Os determinantes em torno da estrutura do campo de produção cultural como realidade social estão atrelados à lógica do mercado, como “espaço de normatização sociocultural” e consagração da arte entre o ético, poético e o estético.
Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História
História, Formação de Professores, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e LiteraturaEstudar os fatos históricos pelos textos da historiografia brasileira oferece certa comodidade ao professor, mas nem sempre desperta o interesse do educando. Quando os temas ensinados não atraem o olhar do aluno, aprendê-los se torna cada vez mais difícil. Pensando em fazer o ensino de História ser mais significativo, professores e pesquisadores têm buscado meios de dinamizar esse ensino a partir de metodologias desafiadoras. Este texto dedica-se a refletir sobre práticas metodológicas para o ensino de História à luz de perspectivas interdisciplinares entre Literatura e Arte, partindo da relação entre produções artísticas e literárias do período ditatorial brasileiro, ambientada no golpe de estado ocorrido em 1964 e que perdurou até 1985.
Resgate de brinquedos e brincadeiras pelas disciplinas de Ciências e Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação ArtísticaA interdisciplinaridade é muito importante no contexto da educação, visto que a partir dela podemos favorecer uma aprendizagem mais próxima ao contexto dos estudantes e mostrar-lhes que o conteúdo não é fragmentado e está somente presente no contexto escolar. A partir das disciplinas de Ciências e Arte, foi elaborado uma disciplina interdisciplinar que aborda conceitos de ambas por meio do resgate de brincadeiras e brinquedos, além da confecção de alguns brinquedos utilizando materiais recicláveis. O trabalho é uma pesquisa participante, cujo objetivo é analisar uma disciplina interdisciplinar com o foco no resgate de brincadeiras e brinquedos.
Ensino remoto emergencial e as competências tutoriais da Educação a Distância
Educação a Distância, Artes Plásticas e Educação FísicaEste artigo tem como objetivo refletir sobre as competências essenciais do tutor da Educação a Distância (EaD) agregadas no bom desempenho e condução do papel do professor no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). As competências tutoriais gerenciais, tecnológicas, autoavaliativas, afetivas e pedagógicas são correlacionadas ao processo de ensino-aprendizagem das práticas das Artes Integradas na conjuntura do ERE. Trata-se de revisão bibliográfica e da prática com alunos da E. M. Dona Babita Camargos, em Contagem/MG. O autor sintetiza que ensino remoto emergencial não é Educação a Distância.
Leitura de imagem: a obra "Mulher chorando", de Pablo Picasso, uma abordagem da metodologia panofskiana
Artes Plásticas, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO objetivo principal desta pesquisa é analisar uma obra de Pablo Picasso de 1937, intitulada “Mulher chorando”. A partir dessa experiência sensível pode-se relacionar o eixo teórico com o pensamento de Manguel (2001), de Didi-Huberman (2013), de Panofsky (2007) e contribuições de outros autores, além de relacionar a temática com conteúdo voltado para a área de linguagens (Língua Portuguesa, Literatura e Arte). Os resultados desse estudo podem ser compreendidos como de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem de todos que usam esse método de leitura de imagem no contexto educacional/escolar.