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Água: uso consciente e consumo inteligente
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços Urbanos

Este trabalho relata a experiência de elaboração de uma sequência didática interdisciplinar baseada na abordagem de ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (Ufcat), a partir da proposta avaliativa de uma disciplina eletiva do respectivo Programa. A sequência didática elaborada abordou a temática água por meio da problemática: "Como contribuir para a (in)formação de cidadãos conscientes/aptos para decidir e atuar diante da realidade da poluição e da escassez de água?”

Celeida Tostes: o barro em suas formas pelo olhar da criança: prática de ensino em espaço não formal
Formação de Professores, Educação Artística e Espaços Urbanos

Este artigo aborda questões alusivas ao processo criativo com barro, em uma experiência na educação não formal, com crianças de 2 a 10 anos. Discorre a respeito da importância de trabalhar o barro com elas. O objetivo é apresentar e compreender as possibilidades plásticas com o barro. Como referência para potencializar as atividades, lançamos mão da artista plástica e ceramista Celeida Tostes. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos do processo foram: desenvolvimento da coordenação motora fina, desinibição das crianças no processo de modelagem com o barro e aguçamento dos sentidos.

Alegria, aqui é encanto e oralidade na prática de contar histórias: Era uma vez... o grupo experimental de contadores de histórias da UFES
Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços Urbanos

Os pesquisadores rememoram o projeto de extensão universitária Grupo Experimental de Contadores de Histórias da Universidade Federal do Espírito Santo. O grupo, que se reunia aos sábados no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, no câmpus de Goiabeiras, em Vitória/ES, relembra detalhes do espaço e menciona algumas obras e textos explorados nesse projeto – que ampliou a atuação dos professores do curso de Biblioteconomia para além das salas de aula. O ato de narrar ou contar histórias é uma forma de transformar o meio social e aviva formas de memória, patrimônio e a criatividade.

A brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
Antropologia, Comunicação, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Espaços Urbanos

Possibilidades de mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo, a fim de averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório que verifica os elementos mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Nota-se um promissor e afluente território da representação do conhecimento e desencadeiam-se ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. O amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional deve se apropriar da brinquedoteca e estabelecer formas de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas.

Sobre a elaboração de uma sequência didática acerca da agricultura urbana
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

Esta sequência didática trabalha com o tema agricultura urbana com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, muitas vezes, os alunos não possuem o costume de se alimentar de forma saudável – muito menos sabem a origem dos alimentos que comem. A iniciativa, portanto, busca criar nos alunos tal consciência, além de apresentar a eles os malefícios do uso de agrotóxicos e práticas alternativas sustentáveis para a alimentação. O projeto consiste em quatro etapas: pesquisa (sondagem), aula expositiva (conteúdo teórico), excursão (visita, conteúdo prático), e construção (finalização do projeto com atividade voltada para a prática).

Trabalhando o conceito de bairro no Ensino Fundamental em Nova Iguaçu/RJ: análise de mapas mentais
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

O presente texto tem por objetivo trabalhar o conceito de bairro por meio da confecção de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais, que é muito rica para os estudos relacionados à Geografia e ao letramento cartográfico. Os mapas mentais produzidos pelos referidos discentes se mostraram como um grande instrumento para o ensino da Geografia, sendo utilizados para analisar o espaço vivenciado pelos alunos.

Aplicação da plataforma Phet como recurso didático no ensino-aprendizagem de Química
Química, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

Jogos didáticos são jogos pedagógicos utilizados no ensino-aprendizagem, como material de apoio didático no desenvolvimento cognitivo dos alunos da Educação Básica. Tendo em vista a importância desse recurso, o objetivo desta pesquisa foi responder sobre a relevância dos jogos didáticos no ensino-aprendizagem de Química no conteúdo de coeficiente estequiométrico ou balanceamento pelo método da tentativa, aplicado no Ensino Médio na Escola Militar Estadual de Aparecida de Goiânia/GO. Percebeu-se a dificuldade da aplicação dessa ferramenta por diversos motivos, como desinteresse dos professores, falta de recursos e outros.

Aspectos linguísticos da Libras e desafios dos surdos na aquisição da língua escrita
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O artigo objetiva compreender melhor o universo da cultura surda, suas particularidades e desafios na sociedade, ressaltando a importância do uso da Libras e o conhecimento de seus aspectos linguísticos. Busca identificar os maiores obstáculos do aluno surdo na aquisição da língua escrita, analisando aspectos socioculturais, processo de inclusão social na rede regular de ensino e métodos utilizados em sala de aula. A pesquisa é baseada em metodologias qualitativas, utilizando questionário online e entrevista com alunos portadores de deficiência auditiva, além de pesquisas bibliográficas para embasamento.

Heranças que recebemos, legados que deixamos
História, Sociologia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Passado, presente e futuro – são momentos que marcam a vida de todos e as perspectivas possíveis. Entre tecidos, escolas e habilidades, o desenvolvimento a cada jornada pelos brasis. O essencial é fazer a roda girar, quase sempre graças à razão. O desenvolver-se transforma-se em empreendimento, valorizando a colaboração, a estratégia, a tática e as operações, exigindo recursos e objetivando finalidades. “Às vezes, os planejamentos deslancham a vida”, escapulindo de viver apenas sonhos. A vida, de uma ponta à outra, vai exigindo uma definição de rumos a tomar. Mas do início ao fim esta poesia dá uma pista: é preciso reagir, sempre.

Percursos desenvolvidos pelo Projeto Étnico-Racial da Universidade de Passo Fundo
Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O Projeto de Extensão Étnico-Racial desenvolvido na Universidade de Passo Fundo (UPF) manifesta uma ação de extensão em relação ao território de análise. O projeto desenvolvido tem como objetivo principal construir processos de viabilização da promoção e da proteção dos direitos de grupos étnico-raciais minoritários socialmente na comunidade de Passo Fundo/RS e região. O trabalho enquadra-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, já que busca mediar as diferentes culturas com vistas à inserção de diferentes grupos étnicos.