Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
O documentário como uma potencialidade educativa na Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente e Formação de Professores

Este artigo traz uma contribuição em relação à produção e utilização de documentários como recurso didático. É o resultado da participação das autoras na disciplina de Análise e Produção de Recursos Didáticos ofertada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do IFES sobre os passos necessários para a produção de um documentário e sua utilização como recurso didático. Teve como público-alvo os próprios alunos do programa de Mestrado do Educimat. O tema escolhido do documentário nasceu de uma inquietação em relação ao movimento de Educação Ambiental e suas reais ações.

A vida em uma gota d'água
Ecologia e Meio Ambiente

A diversidade biológica nem sempre está acessível aos nossos olhos. Existem vários organismos microscópicos habitando os mais diversos ambientes do planeta. Muitos desses organismos ocorrem em água doce, tais como rios, ribeirões e córregos. Nesses corpos d’água, principalmente os que cortam as áreas urbanas, acontece muitas vezes o lançamento indiscriminado de esgoto, comprometendo a qualidade da água desses ambientes e a diversidade ali existente. O resultado é a alteração da paisagem com corpos d’água de aspecto e odor desagradáveis. A canalização desses cursos d’água tem sido a medida mais comum apresentada para sanar o problema. Mas será que essa é a melhor solução?

O uso consciente de água em espaços escolares: estudo de caso na Escola Municipal Infantil Mingau
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho objetiva verificar como se dá o uso da água nos ambientes escolares, em especial na Escola Municipal Infantil Mingau, em Taboão da Serra/SP. Dentre os objetivos específicos estavam a observação do local, se possuía ações e projetos que trabalhassem o uso consciente da água e a identificação das principais necessidades referentes à infraestrutura e aos equipamentos. Como metodologia, usamos a pesquisa de campo (com entrevistas realizadas com a direção e a coordenação da escola) e a pesquisa bibliográfica (com conteúdo envolvendo o tema água como recurso natural esgotável, caso não seja usado de maneira consciente.

Arborização da E. E. I. F. Tarcísio Gonçalves de Oliveira, em Aurora/CE, a partir da participação na Jornada Cidadania nas Escolas em 2018
Ecologia e Meio Ambiente e Geografia

Este artigo indica como a participação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tarcísio Gonçalves de Oliveira, na Jornada Cidadania nas Escolas, impactou na promoção de práticas coletivas, nos legados ecológicos e paisagísticos dentro do ambiente escolar, com destaque para o processo de arborização no entorno da unidade escolar. A metodologia desta pesquisa consistiu na inscrição da UE na Jornada Cidadania nas Escolas, na atividade de campo com a aplicação de entrevistas com a comunidade, no desenvolvimento do processo de arborização do entorno escolar e, por fim, na análise de todo esse processo a partir da escrita deste texto.

Recursos didáticos e Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

Em um contexto capitalista que visa o lucro imediato sem medir consequências, os cenários de grandes impactos provocados por ações antrópicas ficam cada dia mais evidentes. Logo, o ambiente encontra-se sob ameaça caracterizando-se como o resultado da industrialização, da globalização, do aumento populacional e de uma exploração desenfreada, por vezes, irresponsável, de recursos naturais. Neste contexto, a Educação Ambiental emerge como uma alternativa viável e eficiente na busca por uma mudança de postura, tendo a escola como espaço relevante e privilegiado para o desenvolvimento de ações com vistas à preservação e conservação ambiental.

Atividade experimental no ensino e aprendizagem de Botânica: relato de experiência no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
Botânica

Em Biologia, a Botânica é conhecida por ser conteudista, enfadonha, de difícil compreensão, geralmente deixada como último conteúdo a ser tratado na ementa escolar, sendo observado distanciamento até mesmo dos professores em relação à temática. Isso resulta em pouca apreciação pelos alunos, que só recorrem ao conteúdo de forma específica quando necessitam se preparar para provas e exames. Ao mesmo tempo, diversos estudos apontam que as atividades ou práticas experimentais contribuem significativamente na apreensão de conceitos e sua aplicação na resolução de problemas.

Ensino remoto: contextualização do bioma Caatinga a partir dos jogos didáticos
Ecologia e Meio Ambiente

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Do ponto de vista científico, esse bioma é pouco conhecido na América do Sul, o que pode resultar em sua desvalorização. Assim, em torno desse ecossistema há inúmeros estereótipos, sendo o principal deles o de que a Caatinga é pobre em biodiversidade. Dessa forma, o domínio morfoclimático é pouco reconhecido e soma-se ao fato de que muitos professores e os livros didáticos abordam o bioma sem destacar as suas potencialidades. Nesse aspecto, os jogos didáticos representam uma alternativa viável para proporcionar essa compreensão da biodiversidade e da valorização do bioma, já que é possível trabalhar os aspectos educativo e lúdico.

Relato de caso: acolhimento de criança autista e sua mediadora no Infantil II do CEI São Gabriel
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo acompanhou a chegada de uma criança com TEA e sua mediadora a um Centro Educacional Infantil (CEI) da cidade de Fortaleza em 2017. A mediação de crianças com TEA consiste em criar uma ponte entre o aluno e o professor facilitando o processo de aprendizagem e evitando atraso no ensino. Por intermédio de um acompanhamento no CEI São Gabriel foi possível detectar a inclusão do aluno A. H. F. N., sem prejuízos para ele ou para outros alunos. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa descritiva, caracterizada como estudo de caso, no âmbito da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Livro Informativo na escola: um diálogo entre o ensino de ciências, as artes e a literatura infantil
Ecologia e Meio Ambiente e Língua Portuguesa e Literatura

O projeto gráfico de um livro, unindo design a ilustração e escrita, transforma esse objeto em uma verdadeira galeria de arte. Ao trazermos essas produções para as salas de aula, em diálogo com o ensino da Ciência, é possível aproximar os estudantes do tema, despertando-os para novas pesquisas. O presente artigo pretende apresentar o livro informativo como uma possibilidade para o ensino da Ciência, no intuito de trazer de forma lúdica, dinâmica e dialógica os conteúdos para a sala de aula.

Análise laboratorial do teor de álcool na gasolina vendida em postos de abastecimento de Picuí/PB
Ecologia e Meio Ambiente

Este trabalho contribui para o entendimento da adulteração pela adição de álcool na gasolina vendida em postos de abastecimento, tendo como objetivo a identificação de possíveis práticas. Foram coletadas amostras dos quatro postos da cidade de Picuí/PB. As amostras foram analisadas e os resultados comparados com a Lei n° 13.033, fiscalizada pela ANP. Todas as amostras analisadas quanto ao teor de álcool na gasolina encontram-se dentro dos limites estabelecidos pela ANP, não configurando adulterações. Dessa maneira, concluímos que os postos de combustível da cidade encontram-se em conformidade com a legislação.