Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtrosConstrução e interpretação de árvore filogenética usando modelo tridimensional
Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaEste artigo descreve uma experiência de aplicação de sequência didática com discentes de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da sequência didática foi, por meio de uma atividade investigativa e de construção de modelos tridimensionais de árvores filogenéticas, proporcionar aos alunos a aprendizagem de como interpretar corretamente uma árvore filogenética e identificar que ela expressa uma hipótese evolutiva dos seres vivos que estão nessa árvore. O uso do modelo tridimensional contribuiu para que os alunos pudessem perceber o objetivo de construir uma árvore filogenética.
O uso do fanzine como recurso pedagógico para a produção de conhecimento e divulgação científica do tema água
Ecologia e Meio AmbienteEsta pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação sobre a produção de conhecimento e divulgação científica do tema “água”, a partir da aplicação de uma sequência didática de vivências educativas intitulada “Conhecendo aspectos importantes sobre a água”, desenvolvida como proposta de intervenção pedagógica e discutida na disciplina Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Foram utilizados como instrumentos de registro a produção escrita das histórias e a confecção dos fanzines relativos ao tema. Participaram da pesquisa 25 alunos de 2° ano do Ensino Fundamental em escola pública de Roraima.
A diversidade pretérita e evolução no ensino de Biociências: uma análise de aplicação do PaleoGame
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e ZoologiaDentre os conteúdos de Biociências está a Paleontologia, que oferece o conhecimento de tempos pretéritos aos alunos. Logo, questionou-se: como os jogos podem auxiliar no ensino de Paleontologia? Diante dessa narrativa, o relato de experiência discute a aplicação de um jogo didático com a finalidade de oferecer estratégias de ensino do tema, além de promover discussões e relatos durante o decorrer da prática. O jogo foi considerado importante para os processos de ensino, pois contribuiu para três grandes eixos de temas: o jogo, diversidade pretérita, Paleogeografia e tempo geológico.
A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.
Educação Ambiental: plástico como tema norteador para aulas de Química
Ecologia e Meio Ambiente e QuímicaO uso do plástico convencional vem contribuindo para a poluição ambiental. Com o objetivo de investigar a contribuição de uma aula de Química em nível médio para a Educação Ambiental, com uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados de forma qualitativa. Os resultados obtidos na participação de estudantes de escola pública reforçam a necessidade da realização de mais aulas sobre EA e maior conscientização sobre a poluição causada pelos plásticos. Esta pesquisa cumpriu três (sensibilização, informação, mobilização) dos quatro níveis de abordagem.
2020 uma odisseia em meu espaço: etnografia, literatura e cinema em meio à pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e LiteraturaEste é um relato de experiência como discente na disciplina Imagem, Memória e Imaginações Sociais: Antropologia, Literatura e Cinema; Experimentos Etnográficos de Análise e Escrita, no PPGCS/UFRRJ, adaptada ao período emergencial e realizada em 2020 via plataforma Zoom. Seu objetivo foi experimentar a análise e a escrita etnográfica, realizadas a partir de obras cinematográficas e literárias em diálogo com vivências cotidianas ou observações de campo. Foram realizados seminários a respeito de obras de referência, documentários e filmes. Os discentes elaboraram um ensaio ou resenha, contendo uma reflexão a partir dos textos teóricos.
Guia do educador para o filme "Rio"
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho propõe um guia didático para trabalhar o filme Rio com alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, especialmente do 1º ano. Rio é uma animação que conta a história de Blu, uma arara azul domesticada que está em extinção. Ao chegar à cidade do Rio de Janeiro, Blu conhece Jade, a última fêmea de sua espécie. Juntos, vivem uma aventura para se livrar dos contrabandistas de animais silvestres. O guia do educador para esse filme propõe trabalhar de forma didática a fauna brasileira, abordando principalmente os temas “animais em extinção” e o “contrabando de animais”.
"Lili do Rio Roncador" na educação: uma resenha da obra de Lucília Junqueira de Almeida Prado
Ecologia e Meio Ambiente, Farmácia, Agronomia e Língua Portuguesa e LiteraturaA presente resenha busca apresentar a obra Lili do Rio Roncador, escrita por Lucília Junqueira de Almeida Prado. Inicialmente é feita uma breve contextualização sobre a escritora, enfatizando seus locais de vivência e prêmios recebidos. Em seguida, apresenta-se a obra de modo geral, obedecendo à sequência presente no livro. O trajeto heroico da personagem principal aparece permeado de intertextualidade. Vê-se um animal domesticado, do sexo feminino, no posto de herói; entretanto, é possível perceber algumas aberturas para interpretações ideológicas da obra.
A união entre ludicidade e brincadeiras ao ar livre, um pilar do desenvolvimento infantil
Ecologia e Meio Ambiente, Psicologia, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA presente pesquisa tem como foco discutir, conhecer e analisar a importância e o significado da ludicidade ao ar livre na Educação Infantil, visto que é notório o desprovimento de tais vivências ao ar livre em muitas escolas, por considerarem que as aprendizagens ocorrem somente dentro da sala de aula, com o ensino formal. Como metodologia, foi escolhida a revisão bibliográfica, inclusive de documentos como RCNEI e o ECA, que normatizam a Educação Infantil. Pensando sobre a temática, realizou-se um estudo de campo com o auxílio de questionário destinado a professores da Educação Infantil de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro.
Storytelling e gamificação com estratégias didáticas problematizadoras em temas de Educação Ambiental
Ecologia e Meio AmbienteA inserção de ferramentas digitais na educação é primordial para acompanhar as constantes mudanças na sociedade, a exemplo dos jogos educativos. Tais ferramentas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de diferentes habilidades dos educandos. Além disso, devem estar relacionadas aos aspectos que promovam o protagonismo dos alunos, como a metodologia ativa storytelling, que, embora ainda pouco utilizada na educação, possui a premissa de inserção de histórias no ensino como forma de contextualização e promoção de motivação. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da metodologia e recursos de gamificação na Educação Ambiental.