Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
A diversidade de culturas no Brasil: como valorizá-las na prática educativa da sala de aula?
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho objetiva entender as diversas tradições culturais brasileiras para compreender os elementos comuns e singulares entre elas e como lidar com essa diversidade e a questão de gênero em sala de aula. Nenhuma cultura é superior ou melhor que a outra, apenas diferente; é nessa perspectiva que se deve trabalhar para entender e respeitar as diversas culturas e suas manifestações, pois, etnocentrismo, estereótipo, preconceito e discriminação são ideias e comportamentos que negam humanidade às suas vítimas.

Discurso emancipador e identidade em "Negritude – usos e sentidos", de Kabengele Munanga: uma proposta de resenha
Comunicação, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Folclore e Datas Importantes, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Cultural

A negritude é o sentimento que liga secretamente todos os irmãos negros do mundo, que leva a ajudá-los a preservar uma identidade comum. A negritude é tudo aquilo que diz respeito à raça negra; é a consciência de pertencer a ela e de se entender como um ser que está devidamente relacionado a ela, uma vez que traços físicos e até mesmo mentais indicam uma herança negra ou negroide (habitantes fora de África que compartilham traços físicos com os habitantes desse continente).

Literatura negra como prática de ensino no combate à discriminação racial
História, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Política Cultural e Política Educacional

Este trabalho sugere a utilização de poesias de autores negros que se voltam para as questões raciais no Brasil, com o objetivo de combater a discriminação racial e valorizar o papel dos africanos e afrodescendentes na formação cultural brasileira, além de realizar um percurso transdisciplinar dos componentes curriculares de Literatura e História, atendendo às orientações da Lei nº 10.639/03.

Por uma Educação antirracista: a importância da Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica que discute a importância da Lei nº 10.639/03 no desenvolvimento uma educação antirracista, destacando o papel do professor nesse processo. Para tanto, autores como Freire (2014), Oriá (2005), Crochik (2006), Quijano (2009) e outros foram empregados para o aperfeiçoamento epistemológico deste trabalho que é de cunho primordialmente qualitativo.

Relatório de um estágio supervisionado em Sociologia
Antropologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A pesquisa realizada para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado em uma escola de tempo integral localizada no interior cearense mostra que é possível alcançar uma educação de qualidade numa escola pública, em que os atores (professores, alunos, servidores, gestores) sejam respeitados e considerados corresponsáveis pelas ações educativas.

Dislexia: apontamentos e reflexões
Educação Especial e Inclusiva

Com o aumento do número de crianças com necessidades educacionais especiais, incluindo disléxicas, é necessária a atenção primordial de gestores e professores em relação a elas, de modo a conduzir o processo educativo de maneira a contribuir para que elas construam seu conhecimento da melhor maneira possível.

Rotação por Estações no ensino de Biologia: uma experiência com metodologias ativas em turmas da EJA e do Ensino Médio
Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Consenso entre os estudiosos, a evasão escolar é um dos grandes desafios da educação, especialmente nos segmentos que ocorrem no terceiro turno. Este trabalho relata uma experiência com a aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações no ensino de Biologia em turmas do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos do terceiro turno em escolas públicas do Rio de Janeiro. Os dados coletados indicaram melhoras no desempenho dos alunos, no engajamento para realização das tarefas, na frequência às aulas e redução na evasão.

Entre práticas e teorias: Subprojeto Letras/Português sob o olhar dos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFPI
Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este estudo tem como objetivo retratar como foi concebido, concretizado e desenvolvido o Subprojeto Letras/Português, do Programa de Residência Pedagógica da UFPI. Foi realizada análise documental dos relatórios de residentes de escolas-campo, de modo a conhecer suas avaliações e pontos de vista. Como pressupostos teóricos, utilizamos autores que postulam a importância da articulação entre práticas e teorias para a formação inicial de professores. Verificamos que a experiência foi bem-sucedida na aproximação da teoria à prática; a articulação foi favorecida por um trabalho conjunto e plural entre todos os atores que fazem o PRP da UFPI e pela receptividade positiva dos que atuam nas escolas-campo.

Africanidade: contemporaneidade, cultura e educação
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política Cultural

O presente artigo traz pesquisa bibliográfica sobre o estudo da história e da cultura africana, destacando sua importância para que todo brasileiro tome conhecimento das contribuições que os africanos que aqui chegaram sob a condição de escravos deram para a cultura e para a produção das riquezas deste país. Foram os africanos, com os indígenas, que desbravaram matas, construíram estradas, ergueram cidades e portos e atravessaram rios na marcha para o interior. Apesar de escravos, foram atores culturais importantes e influenciaram profundamente as formas de viver e de sentir das populações com que interagiram no novo mundo.

O professor e a competência informacional: um olhar sobre os alunos do Pibid do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rondônia
Formação de Professores

Esta pesquisa foi realizada com 86 alunos dos cursos de licenciaturas ofertados pelo IFRO. Nosso objetivo é apresentar conceitos de oralidade, letramento, letramento informacional e competência em informação. Discutimos a importância da competência informacional do professor e a sua relação com a construção de saberes dos discentes, no que tange ao uso ético e reflexivo da informação, pois, ambos estão inseridos na sociedade do conhecimento. Constatou-se que os futuros docentes têm como fontes de informação quase exclusivamente o livro didático e a internet.