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Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtrosO desenvolvimento mundial da ideia de Educação Ambiental
Ecologia e Meio AmbienteA ideia de Educação Ambiental e as preocupações com as condições do planeta começaram há pouco mais de 50 anos e vêm se desenvolvendo desde então, com o apoio de instituições como a ONU e outros órgãos que tenham responsabilidade com o meio ambiente.
Impactos do acidente na Indústria de Papel e Celulose Cataguases, no Rio Paraíba do Sul
Ecologia e Meio Ambiente e QuímicaO Rio Paraíba do Sul já foi palco de acidentes industriais que têm contribuído para a degradação de seus ecossistemas. Entre eles destacam-se o acidente ocorrido na confluência com o Paraibuna, em 1982, devido ao vazamento da Companhia Paraibuna de Metais; esse evento derramou resíduos de metais pesados contaminando até sua foz. No entanto, um acidente de maior proporção ocorreu em março de 2003 devido ao rompimento de um reservatório de substâncias químicas da Indústria Cataguases de Papel.
Poluentes emergentes na água: megadesastre ecológico com endossulfan no Rio Paraíba do Sul, em Resende/RJ
Ecologia e Meio Ambiente e QuímicaEste é o segundo estudo de caso selecionado entre os apresentados na disciplina Sustentabilidade no Contexto das Ciências, oferecida pela diretoria de Extensão da Fundação Cecierj em 2013/1; ele reúne dados sobre o derramamento de um inseticida altamente tóxico durante um acidente ocorrido há anos atras no RJ. Outros artigos virão nas próximas semanas. Pelos temas abordados e suas implicações, esses trabalhos podem ser discutidos nas aulas de disciplinas como Biologia, Ciências, Química, Educação Ambiental, entre outras, além de servir como sugestão para realização de trabalhos da turma em seu próprio meio ambiente.
A reusabilidade dos objetos de aprendizagem
Ecologia e Meio Ambiente e QuímicaNa internet encontramos diversos recursos digitais – sob a forma de vídeo, áudio, textos, animações – que podem ser usados, reutilizados ou referenciados durante uma aula. Essas entidades digitais podem ser vistas como matérias-primas para pequenos blocos de informação autônomos que, quando recebem aplicações específicas, formam os chamados objetos de aprendizagem.