Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
O meio ambiente, o ser humano e os problemas ambientais
Ecologia e Meio Ambiente

O consumismo está destruindo os recursos do planeta, provocando graves alterações, em benefício de alguns e em detrimento de uma maioria. Os centros urbanos são os responsáveis pelo consumo da maior parte dos recursos naturais.

Disputa Rio X São Paulo pela água
Ecologia e Meio Ambiente

A escassez de água que chegou ao Sudeste brasileiro irá provocar a disputa de dois dos mais importantes estados do país pelo seu uso, quando a manutenção e recuperação das florestas traria melhores resultados.

Tratando de sustentabilidade em jornais eletrônicos
Ecologia e Meio Ambiente

Criar um jornal eletrônico, incluindo a preparação das matérias, pode ser uma ótima maneira de discutir e relatar questões relativas à sustentabilidade ambiental em sala de aula ou utilizando as tecnologias da informação.

Mudemos o sistema, não o clima
Ecologia e Meio Ambiente

Não basta reduzir a destruição ambiental ou adaptar o meio ambiente ao mercado. A mudança climática exige uma mudança profunda do paradigma desta civilização para haver alguma perspectiva de sustentabilidade. É preciso inverter as prioridades.

O aquecimento global: teorias e atores
Ecologia e Meio Ambiente

Existem algumas teorias sobre o aquecimento global, envolvendo de forma mais (ou menos) decisiva as práticas humanas. De todo modo, cada um dos atores envolvidos nesse processo tem seus interesses para influenciar as ações a serem tomadas.

A Educação Ambiental como ferramenta contra a crise ambiental planetária
Ecologia e Meio Ambiente

A Educação Ambiental pode sensibilizar, conscientizar e mobilizar as pessoas em prol do bem-estar da coletividade e, mais que isso, do planeta, conciliando o desenvolvimento com o uso dos recursos naturais.

O desenvolvimento mundial da ideia de Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

A ideia de Educação Ambiental e as preocupações com as condições do planeta começaram há pouco mais de 50 anos e vêm se desenvolvendo desde então, com o apoio de instituições como a ONU e outros órgãos que tenham responsabilidade com o meio ambiente.

Impactos do acidente na Indústria de Papel e Celulose Cataguases, no Rio Paraíba do Sul
Ecologia e Meio Ambiente e Química

O Rio Paraíba do Sul já foi palco de acidentes industriais que têm contribuído para a degradação de seus ecossistemas. Entre eles destacam-se o acidente ocorrido na confluência com o Paraibuna, em 1982, devido ao vazamento da Companhia Paraibuna de Metais; esse evento derramou resíduos de metais pesados contaminando até sua foz. No entanto, um acidente de maior proporção ocorreu em março de 2003 devido ao rompimento de um reservatório de substâncias químicas da Indústria Cataguases de Papel.

Poluentes emergentes na água: megadesastre ecológico com endossulfan no Rio Paraíba do Sul, em Resende/RJ
Ecologia e Meio Ambiente e Química

Este é o segundo estudo de caso selecionado entre os apresentados na disciplina Sustentabilidade no Contexto das Ciências, oferecida pela diretoria de Extensão da Fundação Cecierj em 2013/1; ele reúne dados sobre o derramamento de um inseticida altamente tóxico durante um acidente ocorrido há anos atras no RJ. Outros artigos virão nas próximas semanas. Pelos temas abordados e suas implicações, esses trabalhos podem ser discutidos nas aulas de disciplinas como Biologia, Ciências, Química, Educação Ambiental, entre outras, além de servir como sugestão para realização de trabalhos da turma em seu próprio meio ambiente.

A reusabilidade dos objetos de aprendizagem
Ecologia e Meio Ambiente e Química

Na internet encontramos diversos recursos digitais – sob a forma de vídeo, áudio, textos, animações – que podem ser usados, reutilizados ou referenciados durante uma aula. Essas entidades digitais podem ser vistas como matérias-primas para pequenos blocos de informação autônomos que, quando recebem aplicações específicas, formam os chamados objetos de aprendizagem.