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A Pedagogia de Projetos na prática da orientação pedagógica e educacional em tempos remotos. Ações de consciência na escola e da escola no ano letivo de 2020
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A ação da Orientação Pedagógica e Educacional pela prática de Pedagogia de Projetos foi um espaço de construção de conhecimento da escola pública de tempo integral, no ano letivo de 2020. Vivendo tempos de pandemia, a escola busca inovar, por meio de uma práxis comprometida com um mundo solidário e humano a partir do diálogo e tendo agora características tecnológicas que propiciam o fazer pedagógico. A Pedagogia de Projetos é vista como um meio capaz de fomentar nos sujeitos da aprendizagem o desejo de desvendar o mundo por um olhar único e, ao mesmo tempo, plural.

A consciência na inconsciência do dançar
Dança

Neste artigo foi proposta uma breve reflexão acerca da dança e da consciência no processo formativo do ser humano. Tendo em vista analisar tanto aspectos socioculturais quanto biológicos, esta pesquisa encontrou nos estudos de autores e pesquisadores como Relvas, Marx e Vygotsky o suporte necessário. Embora o intuito não tenha sido dar como encerrado o estudo sobre o tema, é possível afirmar que o ser humano é afetado pelo seu meio e que sua consciência se torna resultado de um produto social. A dança, como arte presente no mundo, é resultado de uma criação humana que é também impactada pelo meio onde está inserida. Nessa concepção dialógica, a consciência na dança está na própria compreensão de sua práxis.

O Jogo da Terra Feliz: um instrumento lúdico que promove a Educação Ambiental na Educação Infantil
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A Educação Ambiental, pode-se dizer, tem sido amplamente discutida em vários âmbitos sociais. Essa temática ocupa espaço em salas de aula, debates, discussões políticas e conferências em âmbito mundial. Também a mídia e as diferentes formas de comunicação atuais possuem papel importante na difusão do conhecimento da Educação Ambiental, juntamente com diversas instituições escolares, docentes, grupos e ONGs que espalham mensagens de preservação dos recursos naturais e da vida animal.

Trabalho escolar em tempo de isolamento social: percepções e sentimentos de operadores da educação em relação ao seu trabalho e ao trabalho dos estudantes
Educação a Distância

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre as percepções e sentimentos de operadores da educação de uma escola de Educação Básica a respeito de seu trabalho e do trabalho dos estudantes durante o período de isolamento social. Nesse período, foi instituído um programa de atendimento aos estudantes por meio de uma plataforma online, onde eram disponibilizadas as atividades pedagógicas não presenciais. Os dados indicaram que a necessidade de exercer o trabalho docente e a mediação com a aprendizagem dos estudantes de forma remota veio acompanhada de preocupações e inseguranças quanto ao rumo do próprio trabalho docente e da qualidade da aprendizagem dos estudantes.

Um laboratório de Biologia em casa: simulando a ação da enzima catalase na batata
Biologia e Biociências e Química

A Bioquímica e a Citologia são áreas complexas da Biologia que possuem diversos mecanismos e termos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos alunos. Para vencer tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade de laboratório físico. Nesta proposta de aula prática, os alunos irão vivenciar a ação da enzima catalase na batata (Solanum tuberosum L.) e confrontar a ação de diversos fatores, como calor, variação de pH (ácido e base) e sais na ação catalítica dessa enzima.

Educação Inclusiva: uma questão de ponto de vista, olhares diferentes... na mesma direção
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é contribuir com os conhecimentos adquiridos a práxis cotidiana de outros docentes em suas atuações individuais, a fim de estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional.

Transformações da Educação Física escolar no Brasil: entrelaçando os relatos de experiência a uma revisão sistemática de literatura
Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Educação Física e Política Educacional

O objetivo do estudo foi refletir sobre as transformações da Educação Física escolar no Brasil, entrelaçando uma revisão sistemática de literatura a relatos de experiências. Esta é uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e através de revisão sistemática de literatura. Conclui-se que a Educação Física está em processo de transição quanto à sua função na escola, surgindo um novo olhar que propõe uma Educação Física que torne os alunos mais críticos, ativos e sociais, desde que alcancem, por meio de seu corpo, desenvolvimento integral, social e cultural.

Reflexões do pensamento de George Ivanovich Gurdjieff sobre a educação
Filosofia, Psicologia, Teologia, Outras Mais Específicas e Política Educacional

As ideias aqui partilhadas dizem respeito a reflexões trazidas sobre a herança do sábio armênio George Ivanovich Gurdjieff (1877-1949), sob o viés de sua aplicação no campo educacional. Apesar de a obra gurdjieffiana apenas tangenciar esse aspecto, ela pode se revelar compatível e com bastante propriedade em conceitos desenvolvidos em sua obra, tais como: mecanicidade, desenvolvimento dos três centros, educação para o ser, estudo do Cosmos. Neste texto introdutório são explorados esses e outros aspectos, incluindo uma metodologia educacional já amplamente aplicada na América do Sul.

Laboratório de ensino de Matemática como recurso pedagógico: considerações de professores de Matemática
Matemática

Este trabalho teve como objetivo analisar as considerações que professores de Matemática da Educação Básica têm sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como recurso pedagógico. Tomamos como base para compor o nosso referencial teórico autores que discutem o uso do LEM como possibilidade para as aulas de Matemática, por sua essência lúdica ou pelo trabalho com material concreto. A análise dos dados mostrou que todos os professores reconhecem a importância do uso do LEM para o ensino-aprendizagem da Matemática. No entanto, só alguns tiveram experiência na formação inicial.

Modelo didático tridimensional aplicado ao ensino sobre os besouros (Insecta: coleóptera)
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O ensino sobre os coleópteros na disciplina de Ciências possui barreiras de aprendizado, uma vez que geralmente as aulas estão vinculadas apenas aos livros didáticos. Como alternativa para um ensino lúdico sobre estes artrópodes, esta pesquisa propôs a utilização de modelos didáticos tridimensionais no ensino da ordem Coleóptera a estudantes de uma escola pública localizada no município de Santana/AP. Inicialmente foi aplicado um questionário para se obter o conhecimento prévio dos estudantes, logo após foi ministrada uma aula teórica mostrando as principais características dos besouros e seus hábitos.