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Resenha do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

O ato de ensinar abarca vários conceitos, a fim de haver sucesso em sua feição tanto para o professor quanto para os alunos, pois eles dependem um do outro para que a escola exista. O professor possui papéis fundamentais no ensino, tendo principalmente a ética; é através dela que os bons resultados dos educandos são extraídos, pois é através da ética que o professor tem bom diálogo, respeito, é a favor da democracia em sala de aula, entre outros fatores que auxiliam em classe. Mas, além dos educadores, pais e responsáveis também devem ajudar na vida acadêmica.

O uso da Robótica Educacional e de tecnologias digitais na aprendizagem de conteúdos da Matemática: experiência em escola privada na cidade de Natal/RN
Computação e Tecnologias, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da Robótica Educacional e das tecnologias digitais na aprendizagem de conteúdos da Matemática no Ensino Médio. Além disso, busca relatar experiência em escola na cidade de Natal na qual foram desenvolvidas atividades interdisciplinares e tecnológicas a fim de que os educandos aprendessem alguns conceitos, tendo em vista que muitos deles, apresentavam dificuldades em resolver problemas de Matemática com notação científica, transformações de unidades de medida e interpretação de dados estatísticos expressos por meio de gráficos e tabelas.

A formação inicial e continuada de professores das classes multisseriadas no sudeste do Tocantins
Formação de Professores

O artigo discute a concepção de doze professores que atuam nas sete escolas multisseriadas da área rural de Dianópolis/TO em relação às ações da gestão municipal voltadas à formação continuada para docentes. As informações apresentadas foram coletadas a partir de consultas a relatos feitos nos cadernos de registro elaborados nos encontros de formação e com entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que a Educação do Campo de qualidade se realiza com ações voltadas para a formação dos professores, valorização, remuneração e garantia das condições materiais das escolas.

A brincadeira na Educação Infantil sob a ótica docente
Educação Infantil

O presente trabalho teve por objetivo a identificação da influência da formação inicial, multisseriação e ano de escolaridade na concepção e implementação da ludicidade na prática docente. Para investigar essa questão, foi aplicado, a um grupo de 14 professores com experiência em turmas de alfabetização e Educação Infantil, um questionário, pelo qual verificaram-se aspectos como a importância da forma de abordagem desse conteúdo na formação inicial desses profissionais.

Resenha de Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.

O diário de bordo na formação docente: um instrumento de reflexão diária, sobre a identidade do professor de História
História e Formação de Professores

Este artigo aborda o diário de bordo como elemento primordial no trabalho docente especialmente do professor de História, que, ao adotá-lo em sua prática escolar, contribui para sua própria formação critico-reflexiva, em (re)pensar a constituição de sua identidade profissional frente aos percalços e distintos percursos encontrados na lida educacional. Metodologicamente, a partir de pesquisa bibliográfica alicerçada em revisão teórica e diversificada de autores que discorrem sobre a temática, pode-se perceber a carga de significados, representações e intencionalidades atribuídas aos distintos sujeitos nas atividades diárias de ensino-aprendizagem.

Oralidade e alfabetização: implicações dos gêneros orais para o ensino e a aprendizagem
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O presente texto busca evidenciar as implicações da oralidade nas práticas de alfabetização. Com a construção da Base Nacional Curricular Comum, evidenciam-se como eixo do ensino da língua portuguesa as práticas de oralidades, trazendo para o debate novamente as práticas comunicativas em sala de aula, com enfoque no uso da linguagem oral e seus desdobramentos na alfabetização. É utilizada pesquisa bibliográfica, com consulta a periódicos, livros e documentos oficiais para embasamento teórico-metodológico.

Breve história das mulheres e relação de gênero
História e Política Cultural

Este trabalho analisa, reflete, discute a história das mulheres como um campo definível na historiografia, além de buscar compreender o conceito de gênero, temática que está ainda sendo construída nos dias atuais. A problemática principal deste artigo é buscar compreender a relação da história das mulheres com a política. Afinal, é indiscutível que a história das mulheres está totalmente vinculada a uma questão de política.

Práticas de leitura na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância das práticas de leitura, os desafios na formação de cidadãos leitores, desde as crianças bem pequeninas, no ambiente escolar ou no âmbito familiar, e enfatizar a necessidade dos professores em saber como conduzir, mediar o aluno e apontar os reflexos positivos da sua prática, até os hábitos da leitura e da escrita tornarem-se naturais na sua vida. Mesmo vivendo na era digital com as tecnologias cada vez mais presentes na sociedade, mesmo diante de inumeros fatores para não ler, o gosto pela leitura deve ser cultivado para formar um cidadão critico e consciente do seu papel na sociedade.

Histórias em quadrinhos como recursos para a aprendizagem em Parasitologia
Zoologia, Saúde, Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Política Cultural

As histórias em quadrinhos podem ser de grande importância para iniciar a criança no caminho que leva à consolidação da prática e do prazer de ler. Acredita-se que os quadrinhos são meios de comunicação essenciais no alcance e sensibilização das populações, em especial as mais jovens, e produzem ganhos significativos na mentalidade coletiva utilizando a transposição lúdica de conhecimentos, em um exercício pedagógico libertador. Quando bem exploradas, as HQs têm potencial para transmissão de mensagens e servir de intermediário para abordar conceitos como o ensino de parasitoses, prevenção e a relação entre os parasitos e o meio ambiente.