Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Uma atividade de ensino voltada para a interdisciplinaridade entre Biologia e Geografia na temática de ambiente de cavernas
Biologia e Biociências, Geografia e Vivências de Sala de Aula

A perspectiva da interdisciplinaridade no processo de ensino nas escolas é uma recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Nesse sentido, buscou-se desenvolver uma prática interdisciplinar no Ensino Médio, constituída de atividade de campo entre as disciplinas de Biologia e Geografia com base no tema ambiente de cavernas, desenvolvida com alunos da 2ª série do Ensino Médio. Resultados: melhor compreensão do conhecimento científico; ganho na experiência docente; e fortalecimento das relações interpessoais entre professores e os alunos.

Ensino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia
Instituição Escola

Este artigo retrata os desafios do ensino remoto no contexto de isolamento social, no qual se tem vivenciado uma problemática no âmbito escolar e social no mundo inteiro; essas mudanças têm acarretado no ambiente escolar a busca de formações continuadas pelos professores que possibilitem o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A busca dos educadores por novas metodologias ativas redefinem a didática de suas práticas pedagógicas perante as novas demandas tecnológicas. Foi realizada revisão bibliográfica e de artigos sobre a pandemia e impactos na educação para uma compreensão significativa.

Percepções e concepções de alunos do 8ºano do Ensino Fundamental sobre sexo e sexualidade
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

As concepções de sexo e sexualidade possuem inúmeras interpretações, fazendo com que a compreensão seja conturbada e confusa. O objetivo foi verificar as percepções e concepções dos alunos sobre sexo e sexualidade. A concepção de sexualidade foi relacionada com orientação sexual, sistema reprodutor, afetividade, relacionamento, diferença de gênero e mudança das genitálias. A percepção de sexo foi associada ao ato heterossexual e/ou homossexual, à reprodução, ao prazer, afeto e carinho. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem percepções equivocadas sobre esses conceitos. Vale ressaltar a importância da educação para a sexualidade no processo formativo, principalmente no período da adolescência.

O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula
Formação de Professores

O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto os professores estão preparados para lidar com esse “novo normal” ou mesmo com o ensino remoto. Para tanto, outras questões são consideradas a fim de nortear as possibilidades de respostas: como trabalhar as metodologias ativas no Ensino Remoto? Quais os desafios enfrentados pelo professor no uso de ferramentas tecnológicas? Quais as vantagens e quais as desvantagens? Optamos neste estudo por refletir sobre a necessidade de compreender que o professor precisa usar metodologias ativas e tecnologias digitais, transformando as aulas em experiências de aprendizagem significativa.

A Psicomotricidade como instrumento de inclusão
Educação Especial e Inclusiva

Muitos têm sido os desafios que os professores da escola regular encontram no trabalho com crianças com deficiências. A Psicomotricidade como instrumento de inclusão impacta esse trabalho para explorar o ambiente, desenvolver o tato, o olfato, o esquema corporal, a imagem corporal, a lateralidade, enfim, o desenvolvimento motor, afetivo e social. Para que esse processo de desempenho e crescimento das crianças aconteça, há que se fomentar atividades não só específicas, mas criativas e libertadoras do pensamento e da imaginação, envolvendo as potencialidades do seu intelectual, físico, social e emocional.

Sorte na Genética: atividade educacional de suporte ao ensino-aprendizagem no Ensino Médio
Biologia e Biociências

A Genética tem sido apresentada de maneira superficial resultando em aprendizagem deficiente e gerando impacto para a vida dos discentes, uma vez que a Genética é um campo de estudo que permeia questões educacionais, morais, tecnológicas e de saúde. Uma ferramenta bastante útil no processo de ensino-aprendizagem são os jogos didáticos. Este trabalho propõe um jogo didático com base em um jogo clássico, constituindo um material de apoio aos alunos e professores para o aprendizado de conceitos relacionados a Genética no Ensino Médio.

Resenha do artigo "Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil"
Geografia, Cidadania e Comportamento e Política Cultural

O artigo “Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil”, de Maria Isaura Pereira de Queiroz, trata de questões relativas à identidade cultural e à identidade nacional brasileira, analisando como os teóricos do final do século XIX e início do século XX tentavam abordar o assunto. Afirmar que o Brasil é constituído de culturas indígenas, negras e europeias se faz importante para concretizar o que se denomina cultura brasileira. Para um país que possui composição étnica tão variada, valorizar suas raízes e seu processo de formação é essencial para garantir a sua identidade cultural e nacional.

Guerreiros invisíveis
História e Outras Mais Específicas

No texto “Guerreiros invisíveis”, Matthew Restall argumenta que as conquistas espanholas no continente americano não acontecerem exclusivamente graças aos hispânicos, mas também por vários outros povos formados por africanos e nativos americanos, que os ajudaram em batalhas, na alimentação e na alocação dos hispânicos no continente. No entanto, podemos ver no texto que a sua importância nesse processo não é atribuída de maneira justa, havendo uma quantidade proporcionalmente muito menor de menções a eles em livros e documentos da época do que aos espanhóis.

Direitos da criança à educação
Direito, Educação Infantil e Política Educacional

O direito das crianças à educação é um dos direitos fundamentais que constam na Declaração dos Direitos da Criança, promulgada pela Organização das Nações Unidas, em 1959. Contudo, esses direitos de que toda criança deve dispor ou usufruir nem sempre são cumpridos ou realizados em sua totalidade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os direitos das crianças à educação, com exemplos de iniciativas que promovem o seu desenvolvimento integral, ao aliar a busca pela garantia de direito à articulação entre organizações, governo e instituições privadas.

Educação Ambiental no Ensino Fundamental: dificuldades, desafios, recursos didáticos e percepções
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Educação a Distância

Este trabalho teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental é trabalhada no Ensino Fundamental no município de São Mateus/ES e sugerir novos métodos de ensino. Devido ao cenário pandêmico vivenciado, o trabalho foi realizado de forma virtual. Os professores foram convidados a responder um questionário e, com os resultados obtidos, surgiu a ideia de preparação de uma cartilha que ajudasse os professores a trabalhar o assunto de forma interdisciplinar e transversal.