Biblioteca
Filtrar os artigos
Percepções do segundo professor de turma sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: emergências percebidas
Educação Especial e InclusivaOs desafios emergentes da docência no contexto da Educação Especial com o ensino remoto têm se constituído em pauta recorrente para reflexões, por sua complexidade e especificidades. Este artigo objetiva analisar como os segundos professores de turma vêm estabelecendo o processo de mediação, interação e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem com alunos da Educação Especial incluídos nas classes regulares em escolas do ensino fundamental e médio de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Seara. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado através do Google Forms, e a socialização das experiências em encontros de orientações e formação continuada.
Facebook: um instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa e LiteraturaA utilização de ferramentas tecnológicas vem ganhando espaço, uma vez que são recursos corriqueiros na vida da comunidade escolar. Nesse contexto, o Facebook torna-se um importante instrumento no desenvolvimento das competências e habilidades almejadas para os estudantes na Educação Básica. Assim, com este estudo ressaltamos a relevância do trabalho pedagógico educacional que esse meio pode proporcionar aos seus usuários. Desenvolvemos um trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública municipal de Venturosa/PE em que os estudantes usaram o Facebook como prática de estudo para o Enem.
Ciência da Informação e seus tentáculos: um interdisciplinar universo
Comunicação e Outras Mais EspecíficasNesta poesia, Marcelo Calderari Miguel relaciona alguns campos do conhecimento a atividades práticas e a sentimentos marcantes, com forte destaque de características próprias da Era do Conhecimento, como é caracterizada a contemporaneidade. Traz elementos do princípio dos tempos – até mesmo referências bíblicas e da mitologia grega – para conviver com as ciências, para dar fim à principal motivação de sempre: curar as dores da humanidade.
Tecnologia no ensino-aprendizagem
História, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaPara estudar com as tecnologias é preciso ter cuidados no âmbito da Educação, como não pesquisar em qualquer site, pois alguns contêm informações falsas que podem atrapalhar as aulas dos professores, pois se trata de trazer uma ilusão de noção errada dos temas abordadas na sala de aula. Esse é um dos problemas que sempre encontramos todos os dias nas escolas, o que gera a necessidade de os educadores alertarem seus alunos para que não usem qualquer fonte de informação.
Educação na comunidade quilombola de Serra Feia, em Cacimbas/PB, em meio à pandemia da covid-19
Educação a Distância, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaA covid-19 é uma doença altamente contagiosa que surgiu na China no final do ano de 2019 e em poucas semanas disseminou-se por todas as regiões do planeta, causando problemas em todos os setores. Este artigo objetiva analisar como a Escola Joaquim Cassiano Alves, da comunidade quilombola de Serra Feia, em Cacimbas/PB está desenvolvendo suas atividades utilizando o ensino remoto e os impactos resultantes desse período, de acordo com os docentes. Os resultados mostram que o ensino remoto não está trazendo resultados satisfatórios, especialmente pela falta de equipamentos e pelo alto índice de desinteresse.
Um estudo sobre a mediação escolar on-line durante a pandemia da covid-19
Psicologia, Educação a Distância e Educação Especial e InclusivaO presente artigo se caracteriza como um relato de experiência a partir da prática de diferenciação escolar do departamento de Students Support Services em uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro. O ensino remoto emergencial foi criado devido à pandemia da covid-19. Tendo em vista a iminência do contágio de caráter altamente devastador nos espaços escolares, o fechamento dos mesmos se fez necessário. Com isso, buscamos refletir sobre os caminhos viáveis para que a mediação escolar pudesse transcorrer durante o período de isolamento social.
Por que (ainda) ler Machado de Assis na escola nos dias de hoje? – uma resposta para Felipe Netto
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaO que seria uma leitura para os adolescentes? Foi refletindo sobre esse gatilho que discorro sobre o assunto, já que Felipe Netto tem milhões de seguidores nas suas redes sociais e acaba sendo um formador de opinião para os jovens. Para refletir sobre o assunto, precisamos trazer algumas outras questões à tona. É necessário desafiar os discursos hegemônicos, ao mesmo tempo, colocar em xeque nossas crenças como leitores e produtores do conhecimento, nos colocando diante de um sujeito não ocidentalizado e do texto por ele produzido.
Utilização do modelo desempenho-recompensa atrelado à prática da gamificação: estratégias de enfrentamento das dificuldades de ensino em decorrência da pandemia da covid-19
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaPodemos considerar que a aprendizagem efetiva envolve três domínios básicos: o domínio cognitivo, o domínio psicomotor e o domínio afetivo. A partir desses domínios, o estudante desenvolve competências por meio da assimilação do conteúdo, da aplicação prática dele e da atitude adotada frente ao conhecimento. Nesse sentido, é válido o esforço para despertar o interesse do estudante desmotivado em virtude do ensino remoto e ao mesmo tempo oportunizar a prática como forte aliada à progressão da aprendizagem do aluno.
“Por detrás da cortina”: reflexões sobre as políticas educacionais da Língua Brasileira de Sinais no contexto escolar
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalNos últimos tempos, tem crescido o número de alunos com alguma deficiência – em particular de surdos – nas salas de aula que se encontram despreparadas para recebê-los. O objetivo desta pesquisa foi analisar a efetividade das políticas públicas educacionais e seus reflexos na educação de alunos surdos. Foi possível observar que, apesar de os documentos oficiais serem específicos quanto à inserção da Libras na formação de professores e sua inserção no ambiente escolar como prática integradora, muitas escolas ainda não conseguiram se encaixar nesse eixo.
Relato de experiência do Estágio Supervisionado I: Educação Física no contexto de pandemia da covid-19
Vivências de Sala de AulaO curso de Educação Física da UEPA se organiza em quatro estágios supervisionados; o primeiro visa a Educação Básica da rede pública de ensino, nas modalidades de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta como eixos estruturantes das práticas pedagógicas e das competências gerais da Educação Básica os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças possam desempenhar papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los.