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Os educadores e as competências de ensino em EaD no pós-covid-19
Educação a Distância, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalTendo como pano de fundo e, ao mesmo tempo, agente catalisador à covid-19 constatamos que a concepção e prática do ensino em EaD passa atualmente por significativas transformações no Brasil, principalmente nos níveis mais básicos do ensino oficial. Assim, este artigo apresenta informações, análises, questionamentos e sugestões com o objetivo de fomentar reflexões sobre um tema que se tornou mandatório no ambiente escolar: o ensino público a distância mediado pela web.
Relato de experiência: Projeto Alimentação Saudável
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEste trabalho é de caráter descritivo, visto que relata experiência vivida em 2019, tem como finalidade promover o Projeto Alimentação Saudável, desenvolvido na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no distrito de Caramujo, município de Cáceres/MT. Contando com participação e envolvimento da comunidade escolar, especificamente com a turma da creche unificada de 2 e 3 anos de idade para esse fim, foram realizadas atividades com a intenção de promover o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, tendo como eixo norteador a alimentação saudável.
Jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas: a concepção docente sobre a ludicidade no contexto da Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO objetivo deste estudo é apresentar as percepções das profissionais que atuam na Educação Infantil sobre a importância da aplicabilidade do lúdico, visando ao pleno desenvolvimento das crianças, assim como a promoção de metodologias que contemplem os jogos e brincadeiras em suas dimensões livres e direcionadas. O estudo é ancorado numa metodologia qualitativa e descritiva, tomando como base entrevistas realizadas com professoras que atuam no município de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, como também o aporte teórico de diversos autores. Entre as considerações alcançadas, destacam-se a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento infantil e a relevância de ampliar o campo de discussão.
Análise do uso das metodologias ativas em contexto pandêmico numa escola pública do Ensino Fundamental em Guaraí/TO
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO processo de ensino-aprendizagem passou por diversas mudanças no decorrer do tempo e, nos últimos anos, o aluno deixou de ser figura secundária e tomou a posição de personagem central. O uso de metodologias ativas permite que o aluno, o professor e a escola sejam desafiados e traz ao educando a oportunidade de pensar, participar e refletir criticamente sobre suas ações e sobre seu aprendizado. Este estudo tem como tema a utilização de metodologias ativas no Ensino Fundamental I, objetivando entender os benefícios que trazem, avaliar como se dá seu uso e identificar os principais desafios enfrentados em sua aplicação.
Criando possibilidades em tempos de covid-19
Saúde, Psicologia e Instituição EscolaEste é o relato de uma atividade exploratória realizada com professoras de uma escola de Educação Básica no período de isolamento social determinado pela pandemia da covid-19. A partir dos resultados de um questionário respondido por elas sobre os períodos antes e durante a pandemia, foi realizada uma conversa na qual foram compartilhadas as respostas e oferecidas orientações sobre manejo emocional, além de uma técnica para pensar respostas mais adequadas ao momento. As professoras avaliaram que a atividade trouxe contribuições e indicaram outros assuntos a serem trabalhados.
Aprender a aprender: criação de um núcleo de inovação e aprendizagem em tempos de ensino remoto
Educação a DistânciaA demanda por aulas remotas exige respostas e busca de alternativas de forma rápida para tentar minorar o desafio do acesso de alunos na Educação Básica. Nesse sentido, houve a criação de um núcleo de tecnologia na Escola Estadual Cecília Maria de Jesus, situada na periferia de Janaúba/MG, em que professores se reuniram virtualmente para compartilhar boas práticas. Através de ações dos colegas e socialização de práticas de ensino, cursos de formação e posterior avaliação, docentes formularam um roteiro pedagógico para nortear as aulas remotas.
O YouTube como facilitador do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena
Computação e Tecnologias e HistóriaO presente artigo propõe um debate sobre a iniciativa bem-sucedida do C. E. Jornalista Álvaro Bastos, na mobilização da comunidade escolar em torno da implementação da Lei Federal nº 11.645/08, através da proposta de um plano de ação voltado para a utilização da plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, como recurso pedagógico audiovisual e interacional para o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. O artigo se dedica a favorecer uma discussão sobre o protagonismo discente e a importância do envolvimento da comunidade escolar para o sucesso das práticas de ensino.
Pandemia e aula remota: o uso do diário como suporte para o relato de uma experiência
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEste texto é um relato de experiência de uma professora da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro, a partir das atividades remotas de ensino iniciadas com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020, devida à pandemia causada pela covid-19. O recorte são os diários que passaram a ser construídos com o estabelecimento das aulas remotas e que teve como objetivo o registro dos acontecimentos desencadeados pela crise. A busca é por apresentar o cenário das atividades propostas para a educação escolar durante a quarentena e de como os estudantes relatam suas condições de vida, a participação nessas atividades, suas expectativas, anseios ou simplesmente de como se comunicam.
Uma boa história, um bom contador, uma criança e a imaginação: características da contação de histórias
Educação InfantilA contação de histórias é algo significativo tanto na Educação Infantil quanto nas demais etapas e modalidades da educação, porém para a história ficar completa o contador deve se envolver plenamente com suas personagens e figuras, deve interpretar e vivenciar a história, principalmente na Educação Infantil, deve encantar as crianças usando gestos, sons, imagens etc. Antes de contar uma história, o educador precisa adentrar na realidade de seus alunos, como eles vivem, com quem vivem, quais são suas condições emocionais e quais tipos de histórias interessam a eles. É preciso dinamizar e diversificar os contos e histórias, instigar a imaginação de quem está ouvindo.
Educação como prevenção à violência
Antropologia, Vivências de Sala de Aula, Música, Outras Mais Específicas e Política EducacionalÉ importante convencer os jovens de que aquilo que a escola ensina é essencial, mas também garantir que o conteúdo ensinado seja verdadeiramente relevante para o seu dia a dia. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar as razões que contribuem para o aluno abandonar a escola, a relação entre essa atitude e a violência, além das soluções para diminuir esse índice. O método aqui apresentado está fundamentado em artigos científicos online e livros com temas similares. No entanto, para reverter o índice elevado de evasão escolar, se fazem necessárias parcerias, além de maior investimento em políticas públicas voltadas para a Educação brasileira.