Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico
Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

A academia é o centro de produção do saber, e conta com dois eventos de estruturação cultural: a escrita e o papel, pela possibilidade de registro e acúmulo do conhecimento, facilitando a perpetuação, o arquivamento e o acesso a ele. O conhecimento científico nasceu da sistematização.

O trabalho do professor e a indisciplina no espaço educacional: processos e conflitos
Formação de Professores

O professor tem grande parcela de responsabilidade pela atitude apresentada pelos discentes ao não usar a autoridade do cargo que ocupa; entretanto, não se pode isentar os próprios alunos da responsabilidade pelas ações inadequadas apresentadas em sala de aula. A maioria dos alunos vê o professor como responsável pela manutenção da disciplina, se eximindo da responsabilidade pelo seu comportamento inadequado.

Poluição visual: os alunos de uma escola pública identificam este tipo de poluição?
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Muitas vezes os estudantes não percebem a poluição visual a que estão submetidos em seu cotidiano; ao mesmo tempo, ao falarem de poluição os professores se voltam apenas para aspectos da natureza, como se o ser humano não fizesse parte dessa natureza.

Descobrindo, com embalagens descartadas, o que o seu produto preferido esconde de você
Formação de Professores

Uma oficina aplicada diversas vezes em diferentes contextos propõe a investigação de como propagandas, formatos e informações de embalagens podem levar o consumidor a crer que está consumindo algo diferente do que foi adquirido. Discute também quanto ao lixo produzido e descartado inadequadamente na natureza, utilizando fundamentos da Educação Matemática Crítica.

Vídeos legendados no ensino de Astronomia para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A produção de vídeos com legendas pode compensar a falta de intérpretes de Libras nas escolas para ajudar os alunos surdos. Entre os alunos ouvintes pesquisados, também é positiva a percepção desses vídeos na aprendizagem de conteúdos de Astronomia, que é trabalhada no 1º ano do Ensino Médio

O material pedagógico de Língua Portuguesa da rede pública municipal do Rio de Janeiro e a Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Uma análise do Caderno Pedagógico elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro comenta os gêneros textuais utilizados, os exercícios apresentados e sua interdisciplinaridade – que vai além de aspectos da Língua Portuguesa, caracterizando uma publicação diferente dos livros didáticos.

Sobre a humildade necessária para aprender e reaprender
Formação de Professores

Os professores e cientistas não podem ficar imersos em um “narcisismo intelectual”, mas, imbuídos da humildade necessária para reconhecer e valorizar aqueles a quem ensinam. Só assim será ultrapassada a estagnação e a inércia científica, respeitando o que já foi estudado até então e aqueles que têm pensamentos e ideologias diferentes.

Letramento em aulas de Inglês: exemplo de uma sequência pedagógica
Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

As transformações da sociedade provocam as mudanças no ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas. Um contexto de tecnologias e novas demandas dos alunos exigem adaptações, de modo que a leitura e a escrita em qualquer idioma devem ir além da codificação e decodificação de palavras. As atividades de pré-leitura e pós-leitura dos textos apresentados devem incentivar o aluno a descobrir o significado das palavras desconhecidas e analisar criticamente os temas abordados.

Uma proposta metodológica de ensino híbrido envolvendo a plataforma Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Médio
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma metodologia híbrida utilizando o ambiente Google Classroom foi direcionada à disciplina Geografia, começando por uma questão: qual caminho é percorrido para que seu prato de comida favorito chegue à sua mesa? Certamente essa metodologia estimulará o uso das TIC em sala de aula a fim de formar estudantes reflexivos e críticos.

Impactos da ecologia de saberes na educação
Formação de Professores

Todo conhecimento é considerado precário, digno de aprimoramento, revisão; ao mesmo tempo, é válido e respeitável, porque é uma aquisição coletiva, resultado da interação entre os sujeitos. A escola é o espaço do saber socialmente validado, mas é preciso avaliar esse privilégio dos dominantes.