Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosA produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoA academia é o centro de produção do saber, e conta com dois eventos de estruturação cultural: a escrita e o papel, pela possibilidade de registro e acúmulo do conhecimento, facilitando a perpetuação, o arquivamento e o acesso a ele. O conhecimento científico nasceu da sistematização.
O trabalho do professor e a indisciplina no espaço educacional: processos e conflitos
Formação de ProfessoresO professor tem grande parcela de responsabilidade pela atitude apresentada pelos discentes ao não usar a autoridade do cargo que ocupa; entretanto, não se pode isentar os próprios alunos da responsabilidade pelas ações inadequadas apresentadas em sala de aula. A maioria dos alunos vê o professor como responsável pela manutenção da disciplina, se eximindo da responsabilidade pelo seu comportamento inadequado.
Poluição visual: os alunos de uma escola pública identificam este tipo de poluição?
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaMuitas vezes os estudantes não percebem a poluição visual a que estão submetidos em seu cotidiano; ao mesmo tempo, ao falarem de poluição os professores se voltam apenas para aspectos da natureza, como se o ser humano não fizesse parte dessa natureza.
Descobrindo, com embalagens descartadas, o que o seu produto preferido esconde de você
Formação de ProfessoresUma oficina aplicada diversas vezes em diferentes contextos propõe a investigação de como propagandas, formatos e informações de embalagens podem levar o consumidor a crer que está consumindo algo diferente do que foi adquirido. Discute também quanto ao lixo produzido e descartado inadequadamente na natureza, utilizando fundamentos da Educação Matemática Crítica.
Vídeos legendados no ensino de Astronomia para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA produção de vídeos com legendas pode compensar a falta de intérpretes de Libras nas escolas para ajudar os alunos surdos. Entre os alunos ouvintes pesquisados, também é positiva a percepção desses vídeos na aprendizagem de conteúdos de Astronomia, que é trabalhada no 1º ano do Ensino Médio
O material pedagógico de Língua Portuguesa da rede pública municipal do Rio de Janeiro e a Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoUma análise do Caderno Pedagógico elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro comenta os gêneros textuais utilizados, os exercícios apresentados e sua interdisciplinaridade – que vai além de aspectos da Língua Portuguesa, caracterizando uma publicação diferente dos livros didáticos.
Sobre a humildade necessária para aprender e reaprender
Formação de ProfessoresOs professores e cientistas não podem ficar imersos em um “narcisismo intelectual”, mas, imbuídos da humildade necessária para reconhecer e valorizar aqueles a quem ensinam. Só assim será ultrapassada a estagnação e a inércia científica, respeitando o que já foi estudado até então e aqueles que têm pensamentos e ideologias diferentes.
Letramento em aulas de Inglês: exemplo de uma sequência pedagógica
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoAs transformações da sociedade provocam as mudanças no ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas. Um contexto de tecnologias e novas demandas dos alunos exigem adaptações, de modo que a leitura e a escrita em qualquer idioma devem ir além da codificação e decodificação de palavras. As atividades de pré-leitura e pós-leitura dos textos apresentados devem incentivar o aluno a descobrir o significado das palavras desconhecidas e analisar criticamente os temas abordados.
Uma proposta metodológica de ensino híbrido envolvendo a plataforma Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Médio
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma metodologia híbrida utilizando o ambiente Google Classroom foi direcionada à disciplina Geografia, começando por uma questão: qual caminho é percorrido para que seu prato de comida favorito chegue à sua mesa? Certamente essa metodologia estimulará o uso das TIC em sala de aula a fim de formar estudantes reflexivos e críticos.
Impactos da ecologia de saberes na educação
Formação de ProfessoresTodo conhecimento é considerado precário, digno de aprimoramento, revisão; ao mesmo tempo, é válido e respeitável, porque é uma aquisição coletiva, resultado da interação entre os sujeitos. A escola é o espaço do saber socialmente validado, mas é preciso avaliar esse privilégio dos dominantes.