Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Reflexões sobre o ato de educar: educação e humanização
Formação de Professores

A racionalidade técnica, segundo Daise Diniz, pode tornar-nos incapazes de manter uma convivência pacífica, autônoma e solidária, levando-nos à impossibilidade de vivermos bem em sociedade.

Síndrome de burnout no magistério
Formação de Professores

Sílvia Aparecida Alves e Eduardo Córdula afirmam que tensão emocional e estresse crônico caracterizam a síndrome, que se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão pede envolvimento interpessoal.

Glossário Ceale de Alfabetização
Formação de Professores

Centro de Referência Virtual: compartilhando experiências de sucesso na formação continuada de professores
Educação a Distância

Centro de Referência Virtual disponibiliza trabalhos de educadores

As redes sociais e a ciência. E na escola?
Educação a Distância

Escolas, professores e alunos devem estar preparados para usar redes sociais

Gibis na alfabetização
Formação de Professores

Da integração à inclusão, novo paradigma
Educação Especial e Inclusiva

A preocupação em oferecer, no Brasil, atendimento a pessoas com deficiência iniciou-se no século XIX, surgindo o interesse na criação de instituições educacionais direcionadas a essas pessoas.

Aprender a ver a cidade
Vivências de Sala de Aula

Sentado em uma carteira, o arquiteto e professor Pedro Lessa tira um par de óculos de papel - os óculos do professor urbano. Segundo Pedro, essas lentes fazem as pessoas verem a cidade com outros olhos, os da observação, da cidadania. Desenhados na frente dos óculos, casas, árvores e prédios, cuja função, segundo o professor, é mostrar que esses três elementos são amigos, coexistindo em harmonia.

A infância da Educação: o conceito devir-criança
Educação Infantil e História da Educação

O que é a infância? A pergunta ressoa sem parar. Será que conseguimos levar a interrogação até onde ela consiga, de verdade, fazermo-nos interrogar? Será que nos perguntamos mesmo pela infância? Será que conseguimos interrogarmo-nos sobre nossa relação com a infância, sobre o que somos em relação à infância? Será que algo infantil nos atravessa com a pergunta?