Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosReflexões sobre o ato de educar: educação e humanização
Formação de ProfessoresA racionalidade técnica, segundo Daise Diniz, pode tornar-nos incapazes de manter uma convivência pacífica, autônoma e solidária, levando-nos à impossibilidade de vivermos bem em sociedade.
Síndrome de burnout no magistério
Formação de ProfessoresSílvia Aparecida Alves e Eduardo Córdula afirmam que tensão emocional e estresse crônico caracterizam a síndrome, que se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão pede envolvimento interpessoal.
Glossário Ceale de Alfabetização
Formação de ProfessoresCentro de Referência Virtual: compartilhando experiências de sucesso na formação continuada de professores
Educação a DistânciaCentro de Referência Virtual disponibiliza trabalhos de educadores
As redes sociais e a ciência. E na escola?
Educação a DistânciaEscolas, professores e alunos devem estar preparados para usar redes sociais
Na prática, a teoria é outra: os resultados das pesquisas e sua influência nas salas de aula
Formação de ProfessoresGibis na alfabetização
Formação de ProfessoresDa integração à inclusão, novo paradigma
Educação Especial e InclusivaA preocupação em oferecer, no Brasil, atendimento a pessoas com deficiência iniciou-se no século XIX, surgindo o interesse na criação de instituições educacionais direcionadas a essas pessoas.
Aprender a ver a cidade
Vivências de Sala de AulaSentado em uma carteira, o arquiteto e professor Pedro Lessa tira um par de óculos de papel - os óculos do professor urbano. Segundo Pedro, essas lentes fazem as pessoas verem a cidade com outros olhos, os da observação, da cidadania. Desenhados na frente dos óculos, casas, árvores e prédios, cuja função, segundo o professor, é mostrar que esses três elementos são amigos, coexistindo em harmonia.
A infância da Educação: o conceito devir-criança
Educação Infantil e História da EducaçãoO que é a infância? A pergunta ressoa sem parar. Será que conseguimos levar a interrogação até onde ela consiga, de verdade, fazermo-nos interrogar? Será que nos perguntamos mesmo pela infância? Será que conseguimos interrogarmo-nos sobre nossa relação com a infância, sobre o que somos em relação à infância? Será que algo infantil nos atravessa com a pergunta?