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Narrativas de superação: a sexualidade no meio escolar
Formação de ProfessoresAs narrativas docentes permitem entrever conhecimentos mais amplos sobre o professorado e a escola. Elas são explicativas e fornecem pistas seguras para a compreensão de experiências educativas concretas. Seu estudo permite um melhor entendimento tanto dos problemas que acontecem em meio escolar quanto aponta soluções e motivações para a melhoria da Educação. Neste estudo, analisamos narrativas de docentes em sua formação inicial e contínua que evidenciam sua potencialidade em direção à superação das dificuldades encontradas e ao sabor pelo conhecer.
Tai-Chi Fraldinha: a prática de aulas de Tai Chi Chuan na Creche Angelino Pigatto, em Paulínia/SP
Educação InfantilO Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa, cuja prática é desenvolvida por meio de movimentos lentos e silenciosos, estimulando a atenção, a consciência corporal e a tranquilidade, nos pareceu ser perfeitamente aplicável a crianças do maternal, por propiciar momentos agradáveis na área externa da escola. Por meio de áudio, convidando as crianças a prestar atenção em sua respiração, por alguns minutos, seriam inseridos na rotina escolar na área interna da escola, dentro das salas de aula.
Reflexões sobre a docência em Educação Infantil e as audiovisualidades no contexto da pandemia da covid-19
Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste ensaio tem a pretensão de problematizar a docência em Educação Infantil, no contexto das produções audiovisuais, de modo a vislumbrar outras possibilidades para os gestos na/com a docência, em Educação Infantil, e suas práticas. Nessa perspectiva, trazemos algumas reflexões do percurso estabelecido com um grupo de professoras, de uma instituição pública do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Os resultados iniciais indicam que este é um processo de ressignificação da ideia clássica de representação da docência, além de evidenciarem a potência do audiovisual para a formação e intervenção nas redes de conhecimento das professoras.
A infância no Ensino Fundamental: desafios em tempos de pandemia e ensino remoto
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo discute o direito à infância no cenário piauiense. O tema nasceu das inquietações e experiências docentes das autoras no que diz respeito aos impasses na garantia do direito à infância. O texto apresenta resultados da pesquisa qualitativa que objetivou investigar a infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base no trabalho docente de três professoras. A investigação adotou abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Os dados revelaram que a pandemia trouxe um cenário atípico para a educação, tornando-se ainda mais desafiador promover educação capaz de garantir o direito à infância.
Xiii, o leite fermentou! Uma proposta de aula prática de Bioquímica para o Ensino Médio
Biologia e BiociênciasNa atualidade, as aulas de Biologia têm sido realizadas por meio do ensino híbrido (aulas presenciais e virtuais). Assim, para torná-las cada vez mais cativantes e facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, propomos uma aula prática com a temática de fermentação láctica de bactérias dentro da área de Bioquímica no Ensino Médio. Utilizando materiais simples e de baixo custo, a realização dessa prática pode facilitar a aprendizagem, despertando a face crítica e a experimentação dos discentes em Ciências.
Da eterna inconclusão do aprender a ser docente: algumas reflexões sobre o ensino de Matemática
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente artigo tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da formação docente como ato contínuo e infindável; para tal, iremos pensar a formação do professor de Matemática e sua prática no contexto do ensino. Deste modo, pensando a Matemática enquanto um saber que é tido pela sociedade como sendo formal, autores como Baldin e Felix trazem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática como sendo muito mais amplo e que envolve as interações sociais e culturais.
O uso da gamificação como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do Ensino Médio
Computação e TecnologiasA gamificação é compreendida como uma técnica que promove a motivação individual por meio do uso de games, engajando pessoas na realização de atividades de diversas áreas, motivando a ação e promovendo a resolução de problemas de forma lúdica e divertida. Com o desenvolvimento e a expansão de novas tecnologias, surge a necessidade de repensar as metodologias usadas em sala de aula e a necessidade de ressignificar o termo “ensinar”, partindo do pressuposto de que o ensino para os “nativos digitais” se tornou um desafio para os educadores que insistem em permanecer no “ensino tradicional”. Este trabalho compõe-se de consistente revisão bibliográfica em trabalhos especializados.
Educação Física Inclusiva: a informação é a chave para a inclusão
Educação Especial e Inclusiva e Educação FísicaO presente artigo tem como objetivo geral proporcionar à comunidade escolar uma análise sobre a realidade das dificuldades vivenciadas pela pessoa com deficiência, demonstrando o preconceito enfrentado por elas, a falta de acessibilidade e a conscientização pela falta de inclusão. A metodologia utilizada foi a descritiva e como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados questionários para 60 alunos do 6º ao 9º ano, entre 10 e 16 anos. Os resultados evidenciaram que 63% respeitam os direitos da pessoa com deficiência, 27% consideram o basquete em cadeira de rodas a modalidade esportiva mais difícil.
Uso das ferramentas pedagógicas e tecnológicas no contexto das aulas remotas
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaAs consequências da pandemia da covid-19 afetaram o mundo todo e não obstante isso os sistemas de educação foram submetidos a enfrentar uma série de desafios. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo analisar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas que os professores da Escola Francisco Sales Gadelha de Oliveira estão utilizando no contexto das aulas remotas. Os sujeitos da pesquisa foram 22 professores, e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que os professores estão desenvolvendo as suas práticas pedagógicas nesse contexto atípico que estamos vivenciando por meio do ensino remoto.
A construção do currículo e os desafios da escola na sociedade contemporânea
Instituição EscolaA partir de uma revisão bibliográfica, refletimos sobre aspectos que precisam ser considerados para a construção do currículo com foco nos desafios apresentados pela sociedade contemporânea. O currículo como uma bússola para a educação precisa ser discutido, e nessa discussão diferentes aspectos precisam ser considerados. Para tanto, propomos, neste texto, discutir três aspectos: a diversidade, as tecnologias da comunicação e informação e a formação plena dos alunos. A escola é um espaço de diversidade cultural, não podemos pensar em um currículo homogêneo, pois fazer isso é negar as diferenças.