Biblioteca
Filtrar os artigos
Avaliação da Educação Básica: reflexão sobre o histórico dos resultados do Enem nas escolas estaduais de Viçosa/MG
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo analisar os resultados obtidos no Enem nas edições de 2009 a 2018, das escolas estaduais do município de Viçosa/MG. Para isso, utilizará uma metodologia mista, visto que os resultados qualitativos e quantitativos serão confrontados. Os dados quantitativos foram retirados da Plataforma QEdu, que disponibiliza diversos resultados de escolas públicas frente às avaliações externas. Corroborando os resultados analisados, elaborou-se um roteiro de entrevista a ser realizada com a diretora da Escola Estadual Effie Rolfs, considerando os melhores desempenhos dos estudantes dessa instituição no Enem ao longo dos anos. A entrevista proporcionou informações relevantes que possibilitaram compreender algumas particularidades metodológicas realizadas na instituição.
Incongruências do Ensino Religioso confessional ofertado no Estado do Rio de Janeiro
História, Sociologia, História da Educação e Cidadania e ComportamentoEste texto faz breve histórico da oferta da disciplina Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro, propõe articular os conflitos ocorridos no campo do Legislativo advindos da discordância da oferta de Ensino Religioso confessional em uma unidade da federação de um país constitucionalmente laico e sua relação com o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal desse modelo. Concomitantemente, explicita os resultados e as conclusões de uma pesquisa de campo que buscou compreender as representações dos docentes a respeito do caráter confessional da disciplina nas escolas estaduais do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, visando demonstrar a incongruência do Ensino Religioso confessional ofertado nas escolas públicas estaduais em relação às normativas federais, ao Currículo Mínimo de Ensino Religioso, que é o documento norteador da disciplina e que aponta para o respeito à diversidade cultural e religiosa. Traz ainda as representações sociais dos docentes quanto à aplicabilidade da disciplina em sala de aula.
Avanços legislativos na perspectiva da Educação Inclusiva e Especial
Educação Especial e InclusivaA Educação Especial, juntamente com discussões realizadas sob a perspectiva da Educação Inclusiva, vem ganhando cada vez mais destaque nos ambientes acadêmicos e das políticas públicas brasileiras. Nesse sentido, instituições de formação continuada estão investindo em cursos na área da Educação Especial e Inclusiva, mas para isso os profissionais e demais cidadãos devem se atentar às mudanças e paradigmas que as leis brasileiras sofrem e possuem, respectivamente, para assim posteriormente poderem cobrar e compreender como as leis que comandam a Educação Especial e os direitos das pessoas com deficiência funcionam. Nesse sentido, este trabalho possui como questão norteadora: como os avanços nas legislações podem colaborar para o desenvolvimento da educação de pessoas com deficiência? Para isso, objetiva-se discutir como os avanços legislativos podem colaborar com o desenvolvimento da educação de pessoas com deficiência, possuindo como etapas, descrever mudanças e adaptações sofridas nas legislaturas; comparar recomendações consideradas antigas com as atuais e evidenciar como essas mudanças podem interferir positivamente nos avanços educacionais de pessoas com deficiência.
Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade
Educação Especial e Inclusiva e Instituição EscolaO presente artigo aborda os desafios da inclusão escolar e tem por objetivo geral investigar quais os desafios da educação inclusiva; já os específicos eram caracterizar a inclusão e a escola inclusiva; identificar desafios da acessibilidade para favorecer a educação inclusiva; analisar as principais deficiências e formas de enfrentá-las na educação inclusiva e verificar as ações que favorecem a educação inclusiva. Para alcançar tais alvos, foram realizadas pesquisas bibliográficas que ampararam as ideias nele contidas. Ao abordar sobre a inclusão e a escola inclusiva, evidenciou-se a educação inclusiva que integra um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal, onde a acessibilidade favoreça a aprendizagem, as necessidades especiais sejam vistas como possibilidades de ações que visem ao sucesso de todos, dentre tais ações. Em suma, a educação inclusiva só será uma realidade que beneficie alunos, professores, familiares e sociedade quando todos realmente abraçarem essa causa e se conscientizarem de que incluir é fazer com que todos sejam considerados capazes de produzir e compartilhar saberes.
Um trabalho atualíssimo e motivador
Computação e Tecnologias e Educação a DistânciaEmpregando uma linguagem simples, direta e pessoal, Alexandre José de Carvalho Silva traz em sua obra, publicada pela Universidade Federal de Lavras, elucidando o conceito de TDIC e fornecendo listas de ferramentas, aplicativos, recursos e repositórios de livre e fácil acesso.
Problematizações acerca da letra a ser usada para alfabetizar: um convite à reflexão do professor alfabetizador
Educação Infantil e Formação de ProfessoresO artigo pretende revisitar alguns preceitos em torno da aprendizagem da língua escrita, em especial tecer apontamentos sobre o tipo de letra a ser usado no processo inicial dessa aprendizagem. Espera-se contribuir com o debate no campo da alfabetização de modo a auxiliar e sustentar decisões tomadas pelo alfabetizador, que, infelizmente, até por falhas em seu processo formativo, pode não ter tido a oportunidade de refletir sobre implicações de suas escolhas pedagógicas. Assim, a expectativa é que as discussões que este texto fomenta possam provocar reflexões capazes de subsidiar práticas exitosas quanto aos procedimentos didático-pedagógicos do fazer alfabetizador e, portanto, assegurar o direito à aprendizagem de todos os estudantes, especialmente os oriundos das camadas populares, que muitas vezes têm na escola pública o espaço privilegiado para sua inserção e efetivo engajamento no mundo da escrita.
Análise de uma proposta curricular de Educação Física: pontos e contrapontos
Educação Física e Política EducacionalAtualmente, muitos sistemas de ensino têm elaborado e implantado propostas curriculares padronizadas. Regiões com grandes extensões de terra com diferentes culturas locais são orientadas a desenvolver os mesmos conteúdos de um currículo que pode não atender as necessidades plurais. Diante disso, buscamos, a partir de análise documental da proposta curricular de Educação Física da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, identificar as possíveis ideologias presentes na proposta chamada de Currículo Mínimo. Conclui-se que a proposta expressa uma concepção neoliberal de educação por engessar a prática pedagógica, padronizar o que deve ser ensinado e relacionar o currículo às avaliações externas que visam às competências mercadológicas e desconsideram o contexto escolar e suas especificidades.
A Educação Infantil, o brincar e o saber cuidar
Educação Infantil e Outras Mais EspecíficasA Educação Infantil é o primeiro nível de desenvolvimento do educando, por possibilitar a aquisição de competências que permitirão às crianças conseguir lidar consigo mesmas e com o convívio social, além de aptidões que facilitarão o engajamento nos próximos níveis da educação – ensino fundamental, nos anos iniciais e finais.
Viajando em Drummond: uma proposta de leitura para o poema “Viagem em família”
Filosofia, História, Psicologia, Artes Plásticas, Educação Artística, Fotografia e Língua Portuguesa e LiteraturaEste ensaio tem por finalidade tecer uma proposta de análise crítica do poema “Viagem na família”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em A Família que me dei. Sugerimos ideias para as imagens representadas pelo poeta a partir de proponentes críticos da lírica moderna e, mais especificamente, da poesia drummondiana. Dessa forma, elaboramos uma leitura em que se sobressaem aspectos da relação entre história e poesia, memória e família e poesia e ontologia como pontos imprescindíveis para a compreensão da poética de Drummond no contexto da poesia brasileira moderna.
O currículo e a coordenação pedagógica: o desafio da aplicabilidade
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Política Cultural e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca das chamadas teorias do currículo e de sua relação com a prática profissional do coordenador pedagógico dentro da estrutura educacional, buscando delinear brevemente as dificuldades e oportunidades que a prática do coordenador pedagógico pode propiciar num ambiente escolar que busca desenvolver uma interação democrática entre seus componentes. Realizou-se também uma breve revisão sobre autores críticos ao modelo de ensino atualmente vigente, buscando assim propiciar um leque mais amplo de possibilidades para análise dos interessados nos rumos da educação.