Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Linguagem coloquial e culta na língua portuguesa: onde e quando o "pobrema" não é problema
Língua Portuguesa e Literatura

O presente estudo engloba uma discussão acerca das variações linguísticas da língua portuguesa e apreciações de distintas áreas do conhecimento, como a Linguística e a Gramática. Diante do cenário de impasses comunicativos, a produção aqui desenvolvida destaca o objetivo de contrastar e evidenciar situações de ocorrência dessas variantes e sua interpretação pela norma culta oficial. O estudo justifica-se pela necessidade de inibir situação de exclusão por meio da expressão oral, bem como a superficial imposição do certo e do errado na língua pelas adequações e desproporções da prática linguística legítima. Como base ao estudo, contamos com as contribuições de autores representativos. Foi feita uma revisão bibliográfica de produções especificamente adequadas à temática investigada. Busca-se apresentar um panorama acerca das principais definições e apreciações da fala que expressam a formação linguística dos indivíduos e identificam origens, ressaltando a função da transmissão da informação de forma recíproca, clara e objetiva.

Psicomotricidade na Educação Infantil: intervenção em turma de Nivel III de Natal/RN
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O estudo busca abrir espaço à discussão acerca das contribuições da Psicomotricidade para a Educação Infantil, com ênfase nas dificuldades de aprendizagem. Objetivamos evidenciar as contribuições de atividades psicomotoras pela observação da prática pedagógica com base nos conceitos teórico-metodológicos dessa ciência em uma instituição de ensino infantil da cidade de Natal. Para tanto, buscou-se reunir as principais concepções teóricas de autores renomados da Psicomotricidade, bem como outros grandes nomes referenciados ao desenvolvimento cognitivo, além daqueles que tratam de abordagens metodológicas. Procedendo com uma abordagem metodológica embasada em pesquisa qualitativa com vista à pesquisa de campo, o estudo oportunizou a participação docente através da aplicação de questionário investigativo. Os resultados do estudo conferem à Psicomotricidade a função de orientar o trabalho pedagógico ao estabelecimento de estratégias de aprendizado que tornem o aluno o precursor de seu aprendizado, pela superação de obstáculos cognitivos.

Da ideia à culminância: a importância dos processos pedagógicos
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

A prática de realização de trabalhos de projetos com apresentações finais festivas não pode prescindir da atenção e cuidado com as diversas etapas de produção e preparação das atividades de culminância, pois é a melhor forma de orientar as ações dos alunos e dar a eles trilhas, e não trilhos para caminhar rumo ao conhecimento.

História da leitura
Língua Portuguesa e Literatura

Esta resenha aborda um artigo de Steven Roger Fischer que analisa o início dos povos grafos, suas transformações na Antiguidade e a importância da leitura e da escrita na atualidade.

A escrita mecânica e padrão do Enem: um panorama com base no atual ensino de redação no Ensino Médio
Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

A redação ganhou muita importância na formulação e realização do Enem, pois possibilita o alcance de notas altas que podem significar o ingresso no curso superior desejado. Entretanto, esse modelo faz com que sejam criadas estratégias para mecanizar as informações a serem utilizadas na prova, perdendo o aspecto criativo dos jovens.

Reflexões sobre a arte de contar histórias
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e prática docente em sala de leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, propõe algumas reflexões sobre a arte de contar histórias, levando em conta sua importância histórica e cultural. A despeito da desvalorização da narrativa oral, especialmente diante dos avanços científicos e tecnológicos que dominam a sociedade contemporânea, a palavra permanece como elemento primordial da condição humana. Este trabalho destaca a importância de contar histórias no contexto escolar como estratégia na mediação de leitura literária, contribuindo para a formação de leitores.

Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

O presente artigo almeja apresentar os pressupostos teóricos que constituem a proposta de sequência didática em meio educacional e sua contribuição em aulas de língua inglesa. Nossos objetivos concentram-se em demonstrar as contribuições significativas da aplicação de novas abordagens metodológicas na promoção do ensino da língua inglesa de forma significativa. Diversos autores tratam da relevância da SD no auxílio à prática pedagógica. Nossa abordagem metodológica lançou mão de pesquisa qualitativa com vistas à investigação de estudo de caso. O estudo é fruto da parceria entre coordenação escolar, docente e discente em prol do melhor desempenho da proposta metodológica.

Inclusão educacional de autistas em escolas militares de Minas Gerais
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O Estado brasileiro tem o dever e o compromisso de assegurar a todos os brasileiros o acesso à educação, sendo a educação um direito social. Porém, mesmo com diretrizes específicas, como a instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a inclusão da pessoa autista na educação formal não é observada de forma plena em muitas escolas do país e há poucos estudos sobre a inclusão desses alunos nas escolas militares do país. Este artigo propõe a análise e discussão do processo de inclusão dos alunos autistas das unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM). Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre essa temática a gestores e professores das unidades da instituição. É conclusivo que há a necessidade de um programa de formação para professores e gestores e investimento em infraestrutura e pessoal para uma equipe multidisciplinar especializada. O artigo contribui para a maturidade do trabalho de inclusão do autista nas escolas militares do estado e do país.

Biblioteca escolar: ação mediadora e o papel do bibliotecário
Instituição Escola

O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da biblioteca no contexto escolar, revela acontecimentos primordiais para a sociedade – a oralidade, a escrita e a organização do conhecimento nas bibliotecas – e o importante papel do bibliotecário na colaboração da prática do currículo escolar. Partindo do pressuposto de que a biblioteca escolar é um ícone significativo na ação mediadora no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem como objetivo central abordar as contribuições da biblioteca perante a comunidade escolar. Trata da mediação da biblioteca por meio do seu acervo baseado no currículo escolar e a participação do bibliotecário nesse processo. Identifica o papel da biblioteca no processo de curricularização escolar, partindo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a mediação do profissional bibliotecário no currículo escolar. Diante desses desafios, o trabalho pretende contribuir com a comunidade científica que tem interesse na temática biblioteca por meio do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, por fim, refletir sobre as possibilidades que a biblioteca oferece à comunidade escolar no que tange ao apoio pedagógico e à prática do currículo.

As contribuições da dança (do ventre) no ensino-aprendizagem para crianças: uma óptica neurocientífica
Sociologia, Formação de Professores e Dança

A dança é um sólido componente educativo, que auxilia nas diversas esferas do desenvolvimento infantil; com o avanço das neurociências, tornou-se ainda mais evidente a importância incontestável que ela possui. Este estudo traz sugestões de práticas e objetiva compilar as diversas contribuições da dança no processo de ensino-aprendizagem para crianças, difundir os diversos benefícios possíveis de serem conquistados pelos praticantes dessa arte, de maneira a servir de inspiração para educadores da área; propõe também transformar a visão ultrapassada de que dançar se resume a copiar passos prontos cuja concepção tradicional entende que apenas o corpo trabalha, numa clara manutenção do dualismo cartesiano a fundamentar o conceito de corpo/mente.