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O ensino de História na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios, possibilidades e estratégias para o Ensino Fundamental II
História e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por proposta introduzir uma reflexão sobre o ensino de História numa perspectiva inclusiva, apontando para os desafios, possibilidades e estratégias metodológicas voltadas a alunos com deficiência nas séries do segundo segmento do Ensino Fundamental.

A experimentação no ensino de Ciências – reações químicas no Ensino Fundamental
Química e Vivências de Sala de Aula

O objetivo do presente relato de experiência é descrever as atividades experimentais desenvolvidas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Educação Básica do Município de Rubim/MG, em Ciências, envolvendo conteúdos relacionados às reações químicas e tipos de reações químicas.

Anorexia e bulimia em jovens estudantes: o transporte para a falsa perfeição
Nutrição e Alimentos e Saúde

Na última semana de fevereiro ao início de março de cada ano, ocorre a Semana Nacional de Conscientização sobre Desordem Alimentar nos Estados Unidos e no Canadá. Esse evento nos inspirou para ser tema deste trabalho. Abordamos riscos e mitos relacionados a transtornos alimentares: anorexia e bulimia. Analisando se poderia haver alguma relação entre a anorexia santa e a anorexia da contemporaneidade, descobrimos que há, sim, uma relação entre elas, pois nossas conclusões sugerem que não somente os padrões estéticos e os aspectos relacionados à saúde são os principais motivos do desenvolvimento dos distúrbios alimentares, mas também um ideal obsessivo de alcançar a perfeição ou medida angustiante de se expressar pela linguagem corporal. Além disso, conduzimos entrevista evidenciando essas constatações. Em virtude do que foi mencionado, expusemos falhas em relação a uma medida mais efetiva sobre a prevenção e tratamento dessas doenças no Brasil e trouxemos uma alternativa bem interessante para tratamento de transtorno alimentar: a iogaterapia que oferece mudança no comportamento e na visão de modo totalmente integrado à saúde emocional e física, que colabora bastante para o tratamento dessas doenças.

A importância das expressões algébricas no cálculo do índice de massa corporal (IMC)
Matemática

Uma atividade com turma de 8º ano trabalhou os conceitos de expressões algébricas usando como base o cálculo do índice de massa corporal, tornando as aulas mais dinâmicas e aplicáveis à vida dos estudantes, contribuindo de forma lúdica para a aprendizagem significativa desse conteúdo.

Estudo da alotropia do carbono utilizando a música em uma estratégia didática: evidências de uma aprendizagem significativa
Química e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho investigou o quanto a música pode ser utilizada em estratégia didática, facilitando o ensino-aprendizagem em Química. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, teve como referencial a Teoria de Aprendizagem Significativa e foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular noturno. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de questionários, entrevistas dialógicas informais com os discentes e a análise da música A Causa e o Pó, do cantor e compositor Lenine. Aulas sobre ligação covalente, geometria molecular, propriedades dos materiais e o fenômeno da alotropia, com ênfase no elemento carbono, atuaram como organizadores prévios na formação de subsunçores. Os resultados indicam que a música melhora a atenção, a participação e, consequentemente, o interesse dos alunos, facilitando a assimilação dos conceitos e desenvolvendo habilidades e competências exigidas pelo processo de ensino-aprendizagem em Química.

Patrimônio material e ensino de História: a importância da História local em sala de aula
História, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política Cultural

A legislação educacional brasileira incentiva a utilização e pesquisa dos bens patrimoniais das cidades como fonte de dados para o ensino de História, pois cria espaços de aprendizagem no cotidiano e mostra a importância de valorizar e preservar os locais e objetos históricos.

As ideias do texto “Concepção dialógica e as NTIC: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos”
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância e Política Educacional

Esta resenha analisa um artigo que aborda a relação entre a educação e a comunicação, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação e a forma como elas atuam nos processos de ensino-aprendizagem, visto que as interações são permeadas por esses recursos tecnológicos.

Os conceitos de competências de ensino no século XXI: transformação da educação contemporânea
História da Educação

É perceptível a responsabilidade do docente na preparação do ensino em espaço escolar e profissionalizante, em áreas interdisciplinares e na educação do sujeito para atuar no campo de trabalho de diversos tipos de ação individual ou autônoma; deve-se favorecer a educação ativa construtiva, como exigência do século XXI, abrangendo a formação profissional no uso da tecnologia, que pode facilitar os estudos e pesquisas, na busca de absorção de conhecimentos, para a transformação do sujeito dentro da ética profissional e da educacional.

Educação Física: planejamento e propostas de aulas para o Ensino Fundamental baseadas nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais
Formação de Professores e Educação Física

A disciplina de Educação Física, na escola, permite que sejam trabalhados os diversos temas transversais definidos pelos PCN. Este artigo apresenta várias sugestões de atividades e planejamentos de aulas para aplicar esses objetivos, permitindo melhorar a cidadania e a participação dos alunos.

Jogos didáticos de Ciências – ludicidade e integração
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências em colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A abordagem do assunto animais vertebrados foi complementada com jogos didáticos confeccionados pelos próprios estudantes e revelou interesse e participação atípicos com essa metodologia, evidenciando que atividades mais dinâmicas despertam entusiasmo e autonomia dos estudantes, favorecendo ainda a aprendizagem de forma coletiva e a integração do grupo.