Biblioteca
Filtrar os artigos
Classificações do livro ágrafo e a sua leitura: introdução
Educação ArtísticaClassificações do livro ágrafo e a sua leitura: o livro infantil
Educação ArtísticaA simultaneidade entre ambientes materiais e ambientes virtuais tem sua equivalência às dimensões tangíveis (estéticas) e intangíveis do livro ágrafo. É possível fazer uma classificação taxonômica desse tipo de livro, tomando características como conjunto de sinais capazes de indicar categorias. Estabelece-se uma reflexão acerca da leitura de códigos visuais em quatro etapas que correspondem às quatro dimensões do espaço-tempo: linha (desenho); plano (página); objeto (livro); e tempo (narrativa).
Descobrindo, com embalagens descartadas, o que o seu produto preferido esconde de você
Formação de ProfessoresUma oficina aplicada diversas vezes em diferentes contextos propõe a investigação de como propagandas, formatos e informações de embalagens podem levar o consumidor a crer que está consumindo algo diferente do que foi adquirido. Discute também quanto ao lixo produzido e descartado inadequadamente na natureza, utilizando fundamentos da Educação Matemática Crítica.
A utilização de desenho animado no ensino de Ciências como recurso ao estudo de ondas eletromagnéticas
MatemáticaCom a evolução tecnológica, a utilização de diversas mídias – como a internet e a televisão – torna-se um aliado na problematização de conteúdos mais abstratos a serem trabalhados em sala de aula, a fim de torná-los mais significativos para os estudantes. O professor, como mediador, pode utilizar a tecnologia como estratégia de aprendizagem, sempre com informações corretas e didáticas.
Vídeos legendados no ensino de Astronomia para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA produção de vídeos com legendas pode compensar a falta de intérpretes de Libras nas escolas para ajudar os alunos surdos. Entre os alunos ouvintes pesquisados, também é positiva a percepção desses vídeos na aprendizagem de conteúdos de Astronomia, que é trabalhada no 1º ano do Ensino Médio
Distúrbios da pressão: como anda a saúde dos nossos adolescentes
SaúdeA hipertensão arterial é um dos maiores problemas de saúde pública. Crianças com valores de pressão arterial elevados tendem a evoluir para níveis ainda mais elevados, tornando-se adultos portadores de hipertensão arterial. Estudos sobre distúrbios na pressão arterial dos adolescentes contribuem para identificação de quadros que podem levar à hipertensão arterial sistêmica, que é fator de risco para eventos mórbidos cardiovasculares.
O material pedagógico de Língua Portuguesa da rede pública municipal do Rio de Janeiro e a Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoUma análise do Caderno Pedagógico elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro comenta os gêneros textuais utilizados, os exercícios apresentados e sua interdisciplinaridade – que vai além de aspectos da Língua Portuguesa, caracterizando uma publicação diferente dos livros didáticos.
Sobre a humildade necessária para aprender e reaprender
Formação de ProfessoresOs professores e cientistas não podem ficar imersos em um “narcisismo intelectual”, mas, imbuídos da humildade necessária para reconhecer e valorizar aqueles a quem ensinam. Só assim será ultrapassada a estagnação e a inércia científica, respeitando o que já foi estudado até então e aqueles que têm pensamentos e ideologias diferentes.
Letramento em aulas de Inglês: exemplo de uma sequência pedagógica
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoAs transformações da sociedade provocam as mudanças no ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas. Um contexto de tecnologias e novas demandas dos alunos exigem adaptações, de modo que a leitura e a escrita em qualquer idioma devem ir além da codificação e decodificação de palavras. As atividades de pré-leitura e pós-leitura dos textos apresentados devem incentivar o aluno a descobrir o significado das palavras desconhecidas e analisar criticamente os temas abordados.
Uma proposta metodológica de ensino híbrido envolvendo a plataforma Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Médio
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma metodologia híbrida utilizando o ambiente Google Classroom foi direcionada à disciplina Geografia, começando por uma questão: qual caminho é percorrido para que seu prato de comida favorito chegue à sua mesa? Certamente essa metodologia estimulará o uso das TIC em sala de aula a fim de formar estudantes reflexivos e críticos.