Biblioteca
Filtrar os artigos
Classificações do livro ágrafo e a sua leitura
Educação ArtísticaA simultaneidade entre ambientes materiais e ambientes virtuais tem sua equivalência às dimensões tangíveis (estéticas) e intangíveis (históricas, semióticas, teleológicas) do livro ágrafo. É possível fazer uma classificação taxonômica desse tipo de livro tomando características como conjunto de sinais capazes de indicar categorias, como livros de imagem e livros de artista, suas relações, classificações e subcategorias relacionadas ao processo criativo.
Produção de jogos como recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e Meio Ambiente
GeografiaUma atividade lúdica pode tornar a aula mais interessante e atrativa, além de facilitar a aprendizagem. Jogos educativos são bons auxiliares se forem trabalhados de forma correta e objetiva e devem ter sentido para o aluno,fazer relação com seu dia a dia, apresentar fatos concretos, observáveis e mensuráveis e relacionar-se com o conteúdo exposto em sala de aula.
O trabalho do professor e a indisciplina no espaço educacional: processos e conflitos
Formação de ProfessoresO professor tem grande parcela de responsabilidade pela atitude apresentada pelos discentes ao não usar a autoridade do cargo que ocupa; entretanto, não se pode isentar os próprios alunos da responsabilidade pelas ações inadequadas apresentadas em sala de aula. A maioria dos alunos vê o professor como responsável pela manutenção da disciplina, se eximindo da responsabilidade pelo seu comportamento inadequado.
Cultura e diversidade cultural no processo formativo educacional
Cidadania e ComportamentoHá muito a ser discutido e trabalhado para que a diversidade cultural se torne o caminho do desenvolvimento educativo em nosso país. A escola se confronta com seu maior obstáculo, que é a diversidade de sua estrutura docente e discente. A escola é um espaço sociocultural; deve ser um espaço de formar sociabilidades, de encontros e desencontros
Educação, cidadania e formação do sujeito social: um resgate dos PCN
Educação ArtísticaA sociedade necessita uma mudança de percepção e de formação do ser humano, para que rompa estes grilhões materialistas e individualistas precisam ser estruturados pelo sistema de ensino.
Classificações do livro ágrafo e a sua leitura: o livro de artista
Educação ArtísticaA simultaneidade entre ambientes materiais e ambientes virtuais equivale às dimensões tangíveis (estéticas) e intangíveis (históricas, semióticas, teleológicas) do livro ágrafo. Este artigo propõe uma classificação taxonômica desse tipo de livro, tomando características como conjunto de sinais capazes de indicar categorias. O trabalho parte da análise de dois tipos de livro ágrafo: livros de imagem e livros de artista, suas relações, classificações e subcategorias relacionadas ao processo criativo.
Poluição visual: os alunos de uma escola pública identificam este tipo de poluição?
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaMuitas vezes os estudantes não percebem a poluição visual a que estão submetidos em seu cotidiano; ao mesmo tempo, ao falarem de poluição os professores se voltam apenas para aspectos da natureza, como se o ser humano não fizesse parte dessa natureza.
Os usos da imprensa: as representações sobre o movimento estudantil em contextos de luta pela democracia
ComunicaçãoOs veículos de comunicação muitas vezes não defendem interesses específicos, preferindo discutir temas menores sem adotar posicionamentos conclusivos. Foi assim com o jornal A Luta Democrática, do Rio de Janeiro, que foi comparado por Lorena do Carmo e Cíntia de Almeida com o posicionamento da grande mídia no Brasil nos dias atuais.
Como matar um químico
QuímicaPor não ser uma ciência facilmente compreendida, vista um pouco como feitiçaria, outro pouco como coisa de pretensiosos, está nascendo um movimento forte na sociedade: a quimiofobia, que envolve o medo aos químicos profissionais e ao uso demasiado de produtos químicos.
Experimentação no ensino e aprendizagem de Física
FísicaVárias pesquisas avaliam positivamente as atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem de Física. Por isso, os professores dessa disciplina esperam que esse modelo de ensino confirme sua trajetória de ascensão. Os trabalhos apresentados no Simpósio Nacional do Ensino de Física vêm confirmar essa teoria.