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Tempo, cérebro, tecnologias
Computação e Tecnologias

Esta é a era do vício digital, o ambiente virtual é um mundo cheio de novas possibilidades; na internet há várias provocações às conexões neuronais que podem levar a diferentes configurações na relação do sujeito com os outros e consigo mesmo. Mas não se deve condenar as tecnologias ao limbo dos maus agouros dos dias de hoje.

Ovide Decroly e a Pedagogia de Projetos
Formação de Professores

Ovide Decroly desenvolveu sua Pedagogia de Projetos, em que o aluno era o centro das atividades, valorizando também suas atividades sociais. Para isso, desenvolveu o que chamava de centro de interesses e o método de alfabetização global, que buscava associar os significados mais do que as sílabas.

Educação de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Aquisição da linguagem pelo(a) aluno(a) surdo(a) via ludicidade
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A dificuldade dos surdos na aprendizagem pode estar associada à utilização de um método ineficaz, que não atende à realidade do aluno. O uso da ludicidade é um caminho para que esse estudante tenha vontade de aprender.

O papel do intérprete de Libras no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O intérprete de Libras tem participação muito importante no espaço educacional, como mediador da relação entre professor e aluno surdo. O intérprete deve ser imparcial, ser confiável e manter sigilo, sempre prezando pela fidelidade ao que foi dito ou escrito pelo professor em sala de aula.

Percepção dos intérpretes de Libras sobre o ensino de Física: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A utilização da abordagem histórico-filosófica da ciência no ensino de Física apresenta bons resultados ao trabalhar com deficientes auditivos, o que pode ser comprovado numa pesquisa qualitativa realizada com intérpretes de Libras e a professora da sala de recursos de uma escola pública estadual no interior do Estado do Rio de Janeiro.

A importância da Literatura Visual no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

A Literatura Visual, em que predominam imagens estáticas ou dinâmicas, é de grande valia para a formação dos Surdos. A legislação prevê a inclusão dessas crianças e jovens com a oferta de educação bilíngue, em Libras e na modalidade escrita da língua portuguesa. Alguns escritores surdos já vêm se destacando.

O lúdico como facilitador no ensino da Libras na Educação Infantil
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A escola deve estar preparada para executar o processo de inclusão para o pleno desenvolvimento de seus alunos, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais, utilizando diversas metodologias. O lúdico é um caminho a ser empregado pelo corpo docente.

Neurociência e os desafios em sala de aula
Computação e Tecnologias

A Neurociência pode ajudar a revalorizar o mundo educacional; professores devem ser estimuladores de potencialidades e inteligências, a fim de desenvolver os aprendentes, estabelecendo comportamentos de acolhimento e de desafios.

Textos na alfabetização
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os textos a serem utilizados em processos de alfabetização devem ter como prioridade alguma ligação com a língua utilizada na oralidade e na escrita. Numa história, as frases transmitem informações, têm sentido, ainda que o texto em si seja simples. Assim será possível despertar nas crianças o desejo, o interesse por ler.