Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Jogos didáticos para o ensino de Ciências
Formação de Professores

A criação e produção de jogos voltados para o ensino de Ciências certamente contribuem para o desenvolvimento de todos os atores do processo educacional, pois os alunos têm mais interesse e motivação em aprender e os licenciandos que elaboram os jogos precisam conhecer e empregar técnicas que levem ao envolvimento dos alunos.

Programa SESI Matemática: ressignificando o contexto do ensino da Matemática na EJA
Matemática

Pesquisa realizada na Escola Sesi Laranjeiras, como trabalho de conclusão do Curso de Especialização Tecnologias em Educação, pela PUC-Rio revisita os teóricos e analisa os resultados obtidos na pesquisa Ressignificando o programa Sesi Matemática no contexto da EJA.

Práticas matemáticas em sala de recursos multifuncional
Matemática

Existe uma preocupação das instituições de ensino em como fazer a inclusão de forma exitosa. O presente trabalho é a apresentação de seis atividades realizadas nos projetos de Extensão e de Iniciação à Docência, na sala de recursos multifuncional (SEM) do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira.

"Ainda bem que você postou, me deu mais segurança"
Matemática

Reflexões sobre formação continuada de professores de Matemática são registradas em um fórum de discussão sobre o tema e mostram como esse espaço de interação social possui grande potencial de levar os participantes a repensar suas práticas pedagógicas e sanar lacunas em suas formações.

Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência
Física

A realização de projetos de divulgação científica nas escolas exige que a comunidade escolar esteja convencida de sua importância, pois para o sucesso deve haver a colaboração de gestores, professores, alunos e comunidade. Em compensação, esses projetos tornam o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

Formação continuada de professores para a integração dos tablets no ensino da Matemática
Matemática

Uma pesquisa-ação buscou investigar as contribuições de um curso de formação continuada para professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco na integração de tablets na prática pedagógica da Matemática.

Os desafios no processo de alfabetização de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Alfabetizar é um dos processos mais marcantes na Educação Básica; alfabetizar uma criança surda é mais marcante ainda, porque ela confirma o bilinguismo que deverá vivenciar sempre, combinando Libras e a língua portuguesa. Por isso é essencial a qualidade da formação de docentes e profissionais para atender a essas pessoas.

Construindo abayomi e fortalecendo a identidade cultural
Cidadania e Comportamento

Com base na lei que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira, uma sequência didática foi desenvolvida em uma escola da Paraíba para trabalhar esse tema com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

Promovendo ensino com investigação: aulas práticas de Ciências usando avaliações microscópicas do sêmen
Biologia e Biociências

O sêmen pode ser um ótimo material para aulas práticas de laboratório de Ciências, pois, além de estudar os aspectos práticos e fisiológicos dele, permite que outros temas como genética e educação sexual sejam discutidos em sala.

Uma reflexão sobre o ensino de combinatória usando modelagem matemática
Matemática

Um caminho alternativo para o ensino de combinatória no Ensino Médio sugere o uso da modelagem matemática, pois gera vantagens no processo de resolução. Entretanto, isso requer a formalização de alguns elementos teóricos.