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Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasFalar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.
A fotografia como recurso didático
Formação de ProfessoresA produção de imagens transforma o espaço urbano; com isso, a produção fotográfica, como registro do momento e das transformações do espaço, é um recurso didático que não pode ser descartado na prática docente. Uma das formas de exploração da fotografia está na criação e produção de fotos em sequência, como nas fotonovelas. Nesse processo, os alunos produzem e consomem o conhecimento.
O Estudo do Meio no ensino de Geografia
GeografiaAo trabalhar com a metodologia de Estudo do Meio, o docente de Geografia deixa de ser simples repassador de conteúdos e se torna um mediador na construção do conhecimento do aluno, que desenvolve uma aprendizagem significativa, pois está em contato com o objeto do estudo.
Integrando conhecimentos em uma escola técnica federal: aprendendo a utilizar ferramentas tecnológicas e conceitos matemáticos nos mistérios da expressão de genes
Matemática e QuímicaA pergunta que surge é: todo gene é expresso? Em que momento ou condições ele é expresso? Como aferir a capacidade de expressão de um gene? Neste trabalho, é apresentada uma abordagem prática que facilita o entendimento para os alunos do Ensino Médio Integrado, por meio de simulação.
Você sabe interpretar um exame de sangue?
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA análise de resultados de um exame de sangue pode ser uma excelente oportunidade para repensar o processo de ensino-aprendizagem, motivando professores e alunos em atividades que provoquem a construção do conhecimento de todos e um novo olhar sobre o cotidiano – especialmente em relação a doenças e características individuais apresentadas num hemograma.
A importância do educador físico no Núcleo Ampliado de Saúde da Família de São Gonçalo
Educação FísicaA Educação Física tem objetivos vinculados à saúde e ao bem-estar de todas as pessoas; por isso, buscar o melhor atendimento a toda a população, incluindo idosos, deficientes e estudantes é o caminho para o desenvolvimento do sujeito em sua integralidade. Este artigo traz algumas experiências em serviços públicos em São Gonçalo/RJ.
Aulas de Química inovadoras ajudam o combate ao consumo de álcool
QuímicaCriar atividades que exijam o uso da terminologia científica correta e deem oportunidade para os alunos trocarem ideias sobre assuntos do cotidiano é uma prática de educadores atentos ao contexto da sua escola. Um trabalho desenvolvido nas aulas de Química que aborde o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes desafia a atitude deles, pois exige a reflexão de cada um, provocando sua criticidade.
Metodologia de Projetos no ensino básico e tecnológico: uma educação emancipadora
Formação de ProfessoresEste trabalho mostra como é aplicada a Metodologia de Projetos na disciplina de Automação Predial do curso integrado em Eletrotécnica do IFRO/Campus Porto Velho – Calama, com o objetivo de garantir aos alunos o direito a uma educação emancipadora, primada pelo protagonismo dos sujeitos do Ensino Médio.
As perspectivas profissionais do curso de Pedagogia: uma análise bibliográfica dos campos de atuação do pedagogo
Formação de ProfessoresQuais as perspectivas profissionais do curso de Pedagogia? Quais os campos de abrangência educacional em que o pedagogo atuará? O objetivo é estudar as perspectivas profissionais pelo curso de Pedagogia e os campos de atuação do pedagogo. Esta é uma pesquisa bibliográfica na qual utilizamos como autores principais Libâneo, Tardif e Pimenta. O trabalho aborda as formas de acesso ao ensino superior, a escolha profissional, o curso de Pedagogia e o que fazem os pedagogos.
A educação encarcerada: obstáculos e possibilidades
Cidadania e ComportamentoExistem leis que beneficiam presos que estudam com a redução da pena; isso não garante, entretanto, que as condições de estudo sejam adequadas; há problemas com os agentes penitenciários e falta de estrutura das escolas instaladas dentro de penitenciárias – aqui se relatam experiências num presídio feminino em Belo Horizonte.