Biblioteca
Filtrar os artigos
Análise das propostas curriculares para o Ensino de Nutrição no Estado do Rio de Janeiro
Formação de Professores e Política EducacionalPara atender às determinações do Currículo Mínimo de Ciências e Biologia, ainda que este não explicite ou oriente como devem ser feitas as práticas, o ensino de Nutrição deveria priorizar conteúdos mais atuais e relevantes para os alunos, que valorizassem as questões sociais e culturais do assunto.
O treinamento personalizado em Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família no serviço público de São Gonçalo
Educação FísicaOs pacientes e os alunos, com sua continuidade nas atividades de Educação Física, dão exemplo de perseverança, pois têm o objetivo de melhorar a cada dia. O educador físico aprende com eles que o crescimento vem no cotidiano de seu trabalho, nas relações pessoais, no contato com culturas e âmbitos sociais diferentes.
O abastecimento de água em Angra dos Reis; educação científica numa visão multidisciplinar
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma problematização sobre um fato do dia a dia – disponibilidade de água potável para a população – objetiva estimular o professor de Ciências a refletir; para isso, precisa decodificar a linguagem científica. O letramento científico trabalha as relações entre causas e consequências desses fatos cotidianos, permitindo a tomada de decisão consciente e a integração de conhecimentos.
A subnotificação de doenças e agravo à saúde dos profissionais da educação: uma análise do caso do magistério público do Distrito Federal
SaúdeA existência de subnotificação de acometimentos lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e transtornos mentais em docentes do Distrito Federal significa violação do direito à saúde do cidadão e à qualidade da Educação, com ausência de monitoramento e risco de agravo à saúde do trabalhador.
A visão dos intérpretes de libras sobre a inclusão de alunos surdos em eventos de divulgação científica na escola
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA inclusão de alunos surdos nas escolas regulares provoca sempre apreensão, pelas necessidades especiais que eles demandam. Nesta pesquisa, fica claro, pela informação vinda dos seus intérpretes de Libras, que o uso de elementos imagéticos contribui para o entendimento deles do que está sendo apresentado e provoca mesmo o interesse pelo protagonismo e a construção do seu conhecimento.
Movimentos revolucionários na América Latina
HistóriaApós a Segunda Guerra Mundial, as disputas geopolíticas provocaram a implantação de diversos regimes ditatoriais, especialmente na América Latina; foram vários os governos – em países centrais e periféricos – que adotaram o neoliberalismo econômico para enfrentar a forte recessão e combater os movimentos sociais emergentes.
As artes cênicas nas brincadeiras populares cantadas pelo Mestre Tadeu
Educação ArtísticaNosso rico folclore é dotado das mais variadas manifestações; as brincadeiras populares são exemplos de musicalidade, representação cênica, jogo cooperativo e trabalho em equipe. No universo escolar, os aspectos relacionados ao folclore são apresentados como possibilidade de ações práticas que estimulam a manifestação das mais variadas áreas de nossa cultura popular.
As aventuras de um químico desempregado
QuímicaComo deve se comportar um químico desempregado que resolve enfrentar as atividades físicas de uma academia? Junto com isso, Esteban Moreno conta também como foi fabricar o xampu preferido da sua amada e limpar quimicamente as joias dela conforme encomendado.
A ilusão referencial em São Bernardo: um recurso do autor ficcional
Língua Portuguesa e LiteraturaO personagem Paulo Honório, narrador de São Bernardo, obra-prima de Graciliano Ramos, provoca o questionamento: será ele imparcial, como pretende? Certamente não, pois a narrativa em primeira pessoa é uma marca dessa não isenção quanto aos relatos. É Paulo Honório que lê sua história e a critica.
Aprendizado individual e aprendizado social: da interdisciplinaridade à metacognição na formação do sujeito
Formação de ProfessoresO aprendizado acontece quando a pessoa interage com o ambiente à sua volta, incluindo seus similares. O processo de aprendizagem é dialético e contínuo, interdisciplinar. E quanto mais interações a pessoa tiver, maior será a amplitude desse processo. Eventos negativos provocam entraves e traumas que podem durar o resto da vida.