Biblioteca
Filtrar os artigos
Inclusão e tecnologias em Educação Matemática
MatemáticaPara promover o diálogo e compartilhar experiências entre professores da Educação Básica, licenciandos, professores universitários e pesquisadores, foi realizado o I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática
Aprendizagem mediada por signos e a construção de conceitos em uma perspectiva vigotskiana
Formação de ProfessoresAs relações entre instrumentos e signos mostram a importância dos últimos para a comunicação e a formação de conceitos; assim é possível compreender que a aprendizagem acontece por meio do uso de sistemas simbólicos com o auxílio do outro.
Interdisciplinaridade: a alma da Ciência da sustentabilidade
Formação de ProfessoresAo esgotar os recursos naturais, o modelo de crescimento econômico vigente afeta a sustentabilidade do planeta e destrói o ambiente social. Por isso, é importante formar profissionais e docentes voltados para o conhecimento e o ensino das ciências de modo integrado; essa é a proposta das Ciências da Sustentabilidade.
Matemática para a inclusão de idosos: estimulando a memória e o raciocínio
MatemáticaOficinas de Matemática voltadas para a inclusão de idosos visam estimular a memória e o raciocínio dessas pessoas por meio de desafios matemáticos e fortalecem a autoestima em atividades realizadas quase sempre em grupo.
As ações do professor de Matemática e do intérprete educacional de Libras junto ao aluno surdo
MatemáticaA atuação e a formação docente voltadas para o trabalho com o aluno surdo devem ser planejadas para que haja adequada interação do professor com o intérprete de Libras e que esse aluno seja incluído na sala de aula regular da melhor forma.
Formação continuada de professores de Matemática e Física: integração de recursos tecnológicos
MatemáticaUm curso voltado para a capacitação de professores de Matemática e de Física para o uso de recursos tecnológicos se desenvolveu com base em softwares específicos para essas disciplinas, a partir de atividades elaboradas nesses aplicativos; a troca de experiências entre os docentes foi essencial para o sucesso.
A inaplicabilidade de políticas educacionais para Surdos(as)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA escola precisa adaptar-se às novas realidades sociais, é sabido; é preciso, também, que as políticas educacionais que atendem a deficientes (neste caso, especificamente os surdos) sejam realmente cumpridas, ou seja, as leis têm que sair do papel.
Desafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresOs processos de avaliação escolar são diversos e assunto de vários livros e debates; no caso de alunos surdos essa discussão é mais complexa ainda, pois deve considerar os aspectos da deficiência, privilegiando características visuais.
Gamificação e adolescente: outra Psicopedagogia
Formação de ProfessoresA prática de jogos é característica do ser humano; ao ser empregada em atividades educacionais, a gamificação tem diversos objetivos, aproveitando algumas de suas características motivacionais para facilitar e desenvolver a aprendizagem.
Da cozinha à praia: uma experiência interdisciplinar
Formação de ProfessoresUma atividade interdisciplinar envolvendo alimentação abordou, de forma lúdica e agradável, assuntos de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Francesa, Biologia, Química e Educação Física, com conclusão em um piquenique na praia.