Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Epigenética e os transtornos do desenvolvimento
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A compreensão dos processos de formação dos transtornos do desenvolvimento vem despertando cada vez mais o interesse em novas pesquisas. Um desses campos pesquisados é a Epigenética, que se refere a todas as transformações reversíveis e herdáveis no genoma funcional, gerando ferramentas podem favorecer a prevenção e o tratamento de diversos transtornos do desenvolvimento e diferentes doenças

A ação docente frente à inclusão das tecnologias assistivas no espaço escolar
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

As tecnologias assistivas contribuem fortemente para o sucesso da inserção do aluno surdocego no ensino regular, mas é necessária a participação do professor regente e do professor instrutor mediador, em parceria, para que os melhores resultados sejam alcançados.

Introduzindo o estudo da Astrobiologia em colégio da rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência no âmbito do Proemi
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A Astrobiologia é a ciência que estuda a origem, distribuição, evolução e futuro do universo; ela estimula a curiosidade dos alunos, porém ainda é utilizada de maneira muito limitada pela maioria das escolas. O estudo da Astronomia foi incorporado ao currículo mínimo de Física em 2012. O objetivo deste trabalho foi introduzir o ensino de Astrobiologia em turmas do 1° ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os 47 alunos participantes são do 1° ano do Ensino Médio do município de Nova Friburgo, de 14 e 15 anos, de ambos os sexos, de duas turmas do Proemi (Programa de Ensino Médio Inovador).

Série ensino de Astronomia
Biologia e Biociências

Políticas públicas de combate ao racismo e as estratégias militares: o aproveitamento do êxito
Formação de Professores e Política Educacional

As políticas públicas de combate ao racismo colocadas em vigor nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula utilizaram o processo de “cooptação voluntária” para alcançar seus objetivos, privilegiando o multiculturalismo, mas não foram objeto de avaliação por quaisquer critérios.

DNA no Ensino de Biologia e Química
Biologia e Biociências e Química

Conhecer o DNA é importante para os professores da área de Química e Biologia, pois é um assunto bastante atual e que constantemente atrai a atenção dos alunos; por isso vale a pena realizar um experimento para entender e exemplificar o DNA isolado.

Vitamina C: concepções prévias e pós-experimentais com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Biologia e Biociências

Este trabalho visa a avaliar as concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre vitamina C antes e após a realização de um experimento em sala de aula. A metodologia foi constituída por questionário prévio, experimentação e observação dos alunos durante a experimentação e questionário pós-experimental.

Pinceladas pedagógicas: Projeto Maré em Telas
Educação Artística

Um projeto organizado por uma ONG está na quarta edição, voltado para o desenvolvimento de alunos em técnicas e teorias em artes visuais. Cada escola envia dez obras, e as melhores são premiadas. Os professores de Artes são responsáveis por trabalhar a técnica escolhida para cada ano.

O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio
Computação e Tecnologias e Língua Portuguesa e Literatura

De que forma o uso de tecnologias de informação e comunicação pode contribuir para o ensino de Literatura? Por meio de pesquisa bibliográfica, são discutidos aspectos das tecnologias aplicadas à educação, o papel da Literatura no Ensino Médio e formas de utilização da tecnologia nas aulas, com sugestões de processos e ferramentas.

Haja coração! Uma abordagem do sistema cardiovascular à luz do tema futebol
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Com o objetivo despertar o interesse de alunos do Ensino Fundamental pela Ciência, o projeto Haja coração!, relaciona o conteúdo programático ao tema Futebol, relevante durante a Copa do Mundo realizada no Brasil e pelo interesse dos alunos pelo futebol.