Biblioteca
Filtrar os artigos
Epigenética e os transtornos do desenvolvimento
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA compreensão dos processos de formação dos transtornos do desenvolvimento vem despertando cada vez mais o interesse em novas pesquisas. Um desses campos pesquisados é a Epigenética, que se refere a todas as transformações reversíveis e herdáveis no genoma funcional, gerando ferramentas podem favorecer a prevenção e o tratamento de diversos transtornos do desenvolvimento e diferentes doenças
A ação docente frente à inclusão das tecnologias assistivas no espaço escolar
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresAs tecnologias assistivas contribuem fortemente para o sucesso da inserção do aluno surdocego no ensino regular, mas é necessária a participação do professor regente e do professor instrutor mediador, em parceria, para que os melhores resultados sejam alcançados.
Introduzindo o estudo da Astrobiologia em colégio da rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência no âmbito do Proemi
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA Astrobiologia é a ciência que estuda a origem, distribuição, evolução e futuro do universo; ela estimula a curiosidade dos alunos, porém ainda é utilizada de maneira muito limitada pela maioria das escolas. O estudo da Astronomia foi incorporado ao currículo mínimo de Física em 2012. O objetivo deste trabalho foi introduzir o ensino de Astrobiologia em turmas do 1° ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os 47 alunos participantes são do 1° ano do Ensino Médio do município de Nova Friburgo, de 14 e 15 anos, de ambos os sexos, de duas turmas do Proemi (Programa de Ensino Médio Inovador).
Série ensino de Astronomia
Biologia e BiociênciasPolíticas públicas de combate ao racismo e as estratégias militares: o aproveitamento do êxito
Formação de Professores e Política EducacionalAs políticas públicas de combate ao racismo colocadas em vigor nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula utilizaram o processo de “cooptação voluntária” para alcançar seus objetivos, privilegiando o multiculturalismo, mas não foram objeto de avaliação por quaisquer critérios.
DNA no Ensino de Biologia e Química
Biologia e Biociências e QuímicaConhecer o DNA é importante para os professores da área de Química e Biologia, pois é um assunto bastante atual e que constantemente atrai a atenção dos alunos; por isso vale a pena realizar um experimento para entender e exemplificar o DNA isolado.
Vitamina C: concepções prévias e pós-experimentais com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Biologia e BiociênciasEste trabalho visa a avaliar as concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre vitamina C antes e após a realização de um experimento em sala de aula. A metodologia foi constituída por questionário prévio, experimentação e observação dos alunos durante a experimentação e questionário pós-experimental.
Pinceladas pedagógicas: Projeto Maré em Telas
Educação ArtísticaUm projeto organizado por uma ONG está na quarta edição, voltado para o desenvolvimento de alunos em técnicas e teorias em artes visuais. Cada escola envia dez obras, e as melhores são premiadas. Os professores de Artes são responsáveis por trabalhar a técnica escolhida para cada ano.
O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio
Computação e Tecnologias e Língua Portuguesa e LiteraturaDe que forma o uso de tecnologias de informação e comunicação pode contribuir para o ensino de Literatura? Por meio de pesquisa bibliográfica, são discutidos aspectos das tecnologias aplicadas à educação, o papel da Literatura no Ensino Médio e formas de utilização da tecnologia nas aulas, com sugestões de processos e ferramentas.
Haja coração! Uma abordagem do sistema cardiovascular à luz do tema futebol
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaCom o objetivo despertar o interesse de alunos do Ensino Fundamental pela Ciência, o projeto Haja coração!, relaciona o conteúdo programático ao tema Futebol, relevante durante a Copa do Mundo realizada no Brasil e pelo interesse dos alunos pelo futebol.