Biblioteca
Filtrar os artigos
Aprendizagem e avaliação: um processo intrínseco
Computação e TecnologiasEste artigo tem a finalidade de analisar as relações existentes entre aprendizagem e a avaliação, as interseções presentes e a experiência das condições biológicas e sociais que interferem no processo de aquisição do conhecimento. Aprendizagem e avaliação se coadunam num mesmo processo em que é necessário interpretar o que ocorre nos espaços educacionais e o protagonismo de alunos e professores.
Impactos da ecologia de saberes na educação
Formação de ProfessoresTodo conhecimento é considerado precário, digno de aprimoramento, revisão; ao mesmo tempo, é válido e respeitável, porque é uma aquisição coletiva, resultado da interação entre os sujeitos. A escola é o espaço do saber socialmente validado, mas é preciso avaliar esse privilégio dos dominantes.
A química das drogas: uma abordagem didática para o ensino de funções orgânicas
QuímicaVem da Antiguidade o registro do uso de substâncias químicas com variadas finalidades. As drogas podem ter origem natural ou sintética e são tema de constantes discussões – especialmente entre jovens. Por isso, estruturar um jogo usando as características estruturais e químicas dessas substâncias pode ser uma forma de alcançar o interesse dos alunos pelo assunto.
Ausência de sucesso na escola: um problema apenas do aluno ou do sistema escolar de reprodução de conceitos?
Formação de ProfessoresNo Brasil, as porcentagens de reprovação escolar e o número de estudantes com atraso escolar alcançaram valores significativos; pensar a escola tem a ver com a estimulação dos discentes, dos docentes e do ambiente escolar. A abordagem desse assunto envolve também muitas saídas, tais como a mudança de um plano pedagógico coerente e a colocação do aluno no centro do processo de aprendizagem.
Coisa de Professor: um incentivo à apropriação da tecnologia educacional por docentes do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e Formação de ProfessoresConsiderando que a forma como as pessoas lidam com a informação foi alterada, é imprescindível pensar em alternativas de ensino que atendam à demanda por modos diferenciados de lidar com a informação. Uma experiência em um Colégio Federal no Rio de Janeiro objetiva estimular docentes a se apropriar de tecnologias digitais, especificamente por meio de um ambiente virtual criado para familiarizar professores da Educação Básica com objetos de aprendizagem.
Sobre a episteme e as teorias do conhecimento
Formação de ProfessoresÉ possível comparar a proposta platônica de conhecimento por meio do mundo das ideias como a proposta filosófica de episteme, pela qual o filósofo se dedicaria a uma visão de verdade do todo. Assim, as proposições criadas pelos filósofos desembocariam nos diversos ismos criados para explicar o mundo em que vivemos.
Hábitos alimentares de alunos de uma escola pública no Município de Volta Redonda
Formação de ProfessoresOs adolescentes, por estarem em fase de mudanças, na alimentação, no crescimento e nos comportamentos, estão mais sujeitos a adquirir e perpetuar hábitos alimentares incorretos; ficam mais suscetíveis e vulneráveis ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e aterosclerose.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Geografia em uma escola pública em Campos dos Goytacazes
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaLutar contra o racismo é reconectar a escola com a sociedade em um contexto multicultural, é formar um sujeito plural que seja capaz de lidar com a fragmentação típica da sociedade contemporânea, é descortinar as relações que se estabeleceram no passado e conduzir a uma reflexão no espaço e tempo presentes e vislumbrar as muitas possibilidades do sujeito diante dessa complexa relação.
Ser humano, cultura e formação social: etnoconhecimento e correlações para formação do sujeito transformador da sociedade
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaNa busca por alcançar a sustentabilidade socioambiental, a sociedade esbarra na sua própria formação, que necessita ser repensada e reestruturada, visando a formação de um ser humano que busque atuar não de forma a continuar os processos de degradação do planeta impostos pelo modelo socioeconômico, mas que traga a sobrevivência da espécie humana.
O artista e a modelo: representações e transfigurações da natureza
Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasO artista e a modelo” é um filme que fala do processo de criação da arte e da vida, a importância da natureza na elaboração de uma obra, e as duas personas descobrem que, para se chegar ao conceito desejado, é preciso ultrapassar o ver. Torna-se quase uma outra visão do Gênesis