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Linguagem visual e Educação: rediscutindo as representações fotográficas
Educação Artística e Língua Portuguesa e Literatura

As representações fotográficas podem ser objeto de estudo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura ao provocar o desenvolvimento da linguagem visual dos alunos e contando com as facilidades que as tecnologias oferecem, gerando inúmeras possibilidades de trabalhos na escola.

Formação do docente: caminhos, perspectivas e a necessidade de formação continuada
Formação de Professores

É cada vez mais relevante que a formação de professores envolva os processos de transformação dos dias de hoje; sendo assim, os docentes devem estar em constante aperfeiçoamento a fim de contribuir para a aprendizagem de estudantes, de modo que estes se tornem críticos.

Bingo Pedagógico: possibilidade lúdica nas aulas de Artes Cênicas
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Copiar sem objetivo não conduz à aprendizagem nem eleva a ampliação de conhecimentos outros; ao contrário, furta do alunado a possibilidade de exercitar a criatividade, a criticidade, o pensar livre e autônomo com ideias próprias daquele que busca aprender.

Desafios da prática docente
Formação de Professores

Uma das dificuldades na formação dos professores e na prática docente está na constante transformação de diversos campos da sociedade, especialmente quando se trata da tecnologia, em função da rapidez e da quantidade em que as informações vêm sendo disseminadas.

Concepções e práticas de brincar de docentes da Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Professoras da Educação Infantil discutem em pesquisa a importância do brincar para as crianças de 0 a 5 anos e consideram que há muito pouco tempo para brincar, especialmente com os brinquedos não estruturados – aqueles objetos que ganham novos significados nas mãos das crianças.

Vivenciando a ludicidade e interatividade a partir da formação continuada de professores do Ensino Fundamental
Formação de Professores

Este relato fala de experiências que buscam valorizar a aprendizagem colaborativa entre professores a partir de uma metodologia diferenciada, trabalhando por uma educação para a autonomia que seja dialógica, colaborativa e bidirecional, durante uma semana de formação continuada em que foram trabalhados vários autores de forma a trazer a prática, a teoria e a reflexão durante toda a formação.

Percepções no cotidiano: a estratégia, a cultura e o afeto no olhar do educador físico em locais de risco social
Educação Física

A educação pode atuar e modificar práticas sociais e políticas para uma docência com excelência e um olhar diferenciado para os sujeitos atendidos em programas sociais e nos estabelecimentos de ensino, desde que haja interesse dos poderes públicos, dedicação dos docentes e motivação dos educandos.

Paródias e videoclipes como recurso didático na aprendizagem significativa do conteúdo da tabela periódica
Química

Fazer paródias e videoclipes foi uma forma diferenciada de estudar os elementos da tabela periódica de maneira contextualizada, despertando o interesse dos alunos e valorizando as vivências que eles trazem para a escola.

Intertextualidade e paródia no mito de Odisseu e Penélope
Língua Portuguesa e Literatura

Em seu livro The Penelopiad, Margaret Atwood apropria-se do mito de Penélope e Odisseu e o reinventa, questionando a teoria do culto da deusa proposta pelo antropólogo Robert Graves; quem narra a história é Penélope.