Biblioteca
Filtrar os artigos
O ensino de Geografia na Educação Infantil
GeografiaO ensino da Cartografia pode perfeitamente começar na Educação Infantil; com isso, a criança poderá aprender aspectos como lateralidade, representação visual em situações do cotidiano para depois avançar em seus conhecimentos da sociedade e do mundo em que vive.
Algumas contribuições de Bernstein para o enfretamento da desigualdade das oportunidades escolares e sociais
Formação de ProfessoresOs professores precisam se preparar para falar a linguagem de seus alunos; não é questão de abandonar conteúdos a serem trabalhados, é quanto à forma desse trabalho escolar, a fim de não reproduzir na escola a desigualdade que é encontrada em outros aspectos sociais e culturais.
God of War, mitologia e filosofia
FilosofiaO sucesso do jogo God of War provoca a busca pelo conhecimento sobre mitologia de modo geral e a grega, especificamente. A utilização de figuras como Zeus, Cronos, Athena, Bia é significativa do estudo feito pelos desenvolvedores do jogo – que já está em sua quarta versão.
Produção de conhecimento nas instituições de ensino superior: entre desafios e perspectivas
Formação de ProfessoresO sistema de produções acadêmicas no Brasil enfrenta alguns problemas. Talvez o mais grave seja o foco em sua internacionalização, provocado por padrões emanados pela Capes; mas há também algumas ações específicas, como a falta de valorização dos trabalhos acadêmicos de alunos, como TCCs, artigos, teses e dissertações.
Na direção do sonho profissional
Cidadania e ComportamentoEnsinando Física no quinto ano do Ensino Fundamental: uma proposta envolvendo magnetismo
FísicaEste artigo apresenta proposta sobre a alfabetização científica para os anos iniciais aplicada em escola pública, baseada em atividades práticas nas aulas de Ciências. O objetivo é inserir tais atividades práticas nas aulas do quinto ano escolar. O tema escolhido para as atividades é o magnetismo. A metodologia pesquisa-ação e a utilização de mapas conceituais contribuem para que a aprendizagem dos estudantes seja significativa.
A interdisciplinaridade ao alcance de todos
Formação de ProfessoresA unidade da natureza do homem é desfeita na educação pelas disciplinas; a interdisciplinaridade é uma possibilidade de romper os limites dessa divisão, propondo a integração do conhecimento, por meio de uma nova organização de conteúdos e currículos.
Artes Visuais em cena: motivações iniciais
Educação ArtísticaEnvolvendo professores de diversas disciplinas e artistas que utilizam diversas técnicas na produção de obras de artes visuais, o projeto de uma escola municipal de João Pessoa, na Paraíba, valoriza um grupo de artistas da Paraíba e incentiva a produção artística dos seus alunos.
Um estudo de caso sobre o ensino-aprendizagem dos diferentes significados de frações em uma escola de Educação Básica
MatemáticaEste trabalho investigou junto a alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Duque de Caxias os significados de frações que esses alunos demonstraram ter maior domínio ou não possuem e os mais presentes entre eles, como relação parte-todo, operador multiplicativo, quociente/número, razão e probabilidade. Foram analisados os livros didáticos usados por esses alunos, os resultados de tarefas propostas e as respostas verbais dadas em entrevistas sobre essas tarefas.
A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoA academia é o centro de produção do saber, e conta com dois eventos de estruturação cultural: a escrita e o papel, pela possibilidade de registro e acúmulo do conhecimento, facilitando a perpetuação, o arquivamento e o acesso a ele. O conhecimento científico nasceu da sistematização.