Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A Libras e a escrita de sinais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A escrita da língua de sinais pode ser uma solução para ultrapassar o principal entrave à participação social da comunidade surda, que engloba uma percepção única do mundo; para facilitar a interação do Surdo, foram sendo desenvolvidas formas de comunicação, iniciando com o oralismo estrito e chegando à língua de sinais.

Cidadania como devir: Estado x escola x criança
Cidadania e Comportamento

A educação é reconhecida pelo Estado como um direito das pessoas, para que sejam cidadãs com direitos e deveres e que possam conviver civilizadamente em sociedade; para isso deve proporcionar espaços, materiais e profissionais que efetuem essa tarefa.

Elaboração de experimentos para feira de ciências: uma proposta no âmbito do PIBID
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma das formas possíveis de trabalhar conteúdos ministrados em sala de aula é com feiras de ciências, nas quais, além do estudo de fenômenos, ocorre uma abordagem histórico-filosófica e os alunos são incentivados a pesquisar e a elaborar apresentações orais e experimentos. Nesse contexto, é importante a colaboração de alunos PIBID.

Exemplos de recursos tecnológicos para o ensino de Matemática a alunos com necessidades educacionais especiais
Matemática

Diversos trabalhos de Educação Matemática e de Educação Especial e Inclusiva discutem a necessidade do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos, mas poucos exemplos foram apresentados; são listados alguns desses recursos e é ratificada a importância de tecnologias assistivas que promovam o acesso a conceitos matemáticos por indivíduos com diferentes necessidades educacionais especiais.

Inclusão e tecnologias em Educação Matemática
Matemática

Para promover o diálogo e compartilhar experiências entre professores da Educação Básica, licenciandos, professores universitários e pesquisadores, foi realizado o I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática

Aprendizagem mediada por signos e a construção de conceitos em uma perspectiva vigotskiana
Formação de Professores

As relações entre instrumentos e signos mostram a importância dos últimos para a comunicação e a formação de conceitos; assim é possível compreender que a aprendizagem acontece por meio do uso de sistemas simbólicos com o auxílio do outro.

Interdisciplinaridade: a alma da Ciência da sustentabilidade
Formação de Professores

Ao esgotar os recursos naturais, o modelo de crescimento econômico vigente afeta a sustentabilidade do planeta e destrói o ambiente social. Por isso, é importante formar profissionais e docentes voltados para o conhecimento e o ensino das ciências de modo integrado; essa é a proposta das Ciências da Sustentabilidade.

Matemática para a inclusão de idosos: estimulando a memória e o raciocínio
Matemática

Oficinas de Matemática voltadas para a inclusão de idosos visam estimular a memória e o raciocínio dessas pessoas por meio de desafios matemáticos e fortalecem a autoestima em atividades realizadas quase sempre em grupo.

As ações do professor de Matemática e do intérprete educacional de Libras junto ao aluno surdo
Matemática

A atuação e a formação docente voltadas para o trabalho com o aluno surdo devem ser planejadas para que haja adequada interação do professor com o intérprete de Libras e que esse aluno seja incluído na sala de aula regular da melhor forma.

Formação continuada de professores de Matemática e Física: integração de recursos tecnológicos
Matemática

Um curso voltado para a capacitação de professores de Matemática e de Física para o uso de recursos tecnológicos se desenvolveu com base em softwares específicos para essas disciplinas, a partir de atividades elaboradas nesses aplicativos; a troca de experiências entre os docentes foi essencial para o sucesso.