Biblioteca
Filtrar os artigos
A Libras e a escrita de sinais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA escrita da língua de sinais pode ser uma solução para ultrapassar o principal entrave à participação social da comunidade surda, que engloba uma percepção única do mundo; para facilitar a interação do Surdo, foram sendo desenvolvidas formas de comunicação, iniciando com o oralismo estrito e chegando à língua de sinais.
Cidadania como devir: Estado x escola x criança
Cidadania e ComportamentoA educação é reconhecida pelo Estado como um direito das pessoas, para que sejam cidadãs com direitos e deveres e que possam conviver civilizadamente em sociedade; para isso deve proporcionar espaços, materiais e profissionais que efetuem essa tarefa.
Elaboração de experimentos para feira de ciências: uma proposta no âmbito do PIBID
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma das formas possíveis de trabalhar conteúdos ministrados em sala de aula é com feiras de ciências, nas quais, além do estudo de fenômenos, ocorre uma abordagem histórico-filosófica e os alunos são incentivados a pesquisar e a elaborar apresentações orais e experimentos. Nesse contexto, é importante a colaboração de alunos PIBID.
Exemplos de recursos tecnológicos para o ensino de Matemática a alunos com necessidades educacionais especiais
MatemáticaDiversos trabalhos de Educação Matemática e de Educação Especial e Inclusiva discutem a necessidade do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos, mas poucos exemplos foram apresentados; são listados alguns desses recursos e é ratificada a importância de tecnologias assistivas que promovam o acesso a conceitos matemáticos por indivíduos com diferentes necessidades educacionais especiais.
Inclusão e tecnologias em Educação Matemática
MatemáticaPara promover o diálogo e compartilhar experiências entre professores da Educação Básica, licenciandos, professores universitários e pesquisadores, foi realizado o I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática
Aprendizagem mediada por signos e a construção de conceitos em uma perspectiva vigotskiana
Formação de ProfessoresAs relações entre instrumentos e signos mostram a importância dos últimos para a comunicação e a formação de conceitos; assim é possível compreender que a aprendizagem acontece por meio do uso de sistemas simbólicos com o auxílio do outro.
Interdisciplinaridade: a alma da Ciência da sustentabilidade
Formação de ProfessoresAo esgotar os recursos naturais, o modelo de crescimento econômico vigente afeta a sustentabilidade do planeta e destrói o ambiente social. Por isso, é importante formar profissionais e docentes voltados para o conhecimento e o ensino das ciências de modo integrado; essa é a proposta das Ciências da Sustentabilidade.
Matemática para a inclusão de idosos: estimulando a memória e o raciocínio
MatemáticaOficinas de Matemática voltadas para a inclusão de idosos visam estimular a memória e o raciocínio dessas pessoas por meio de desafios matemáticos e fortalecem a autoestima em atividades realizadas quase sempre em grupo.
As ações do professor de Matemática e do intérprete educacional de Libras junto ao aluno surdo
MatemáticaA atuação e a formação docente voltadas para o trabalho com o aluno surdo devem ser planejadas para que haja adequada interação do professor com o intérprete de Libras e que esse aluno seja incluído na sala de aula regular da melhor forma.
Formação continuada de professores de Matemática e Física: integração de recursos tecnológicos
MatemáticaUm curso voltado para a capacitação de professores de Matemática e de Física para o uso de recursos tecnológicos se desenvolveu com base em softwares específicos para essas disciplinas, a partir de atividades elaboradas nesses aplicativos; a troca de experiências entre os docentes foi essencial para o sucesso.