Biblioteca
Filtrar os artigos
A Filosofia no ProEMI encontra o pensamento radical
FilosofiaUma atividade envolvendo Filosofia e Ciências, dentro do Ensino Médio Inovador, mostra que o professor deve respeitar o esforço do aluno e manter uma postura aberta, para que a turma alcance suas sínteses.
O protagonismo juvenil e as aulas de História: uma necessidade frente aos desafios dos tempos atuais
HistóriaCriar uma prática de estudo ativo de História não é fácil, mas, utilizando aspectos da cidadania, é possível desconstruir conceitos prontos e dar protagonismo aos estudantes – especialmente nas Ciências Humanas.
História e cultura afro-brasileira dialogando com a língua inglesa numa perspectiva interdisciplinar
HistóriaA discriminação social está presente também na escola, e é preciso trabalhar alunos e professores para que ela deixe de existir. Uma experiência interdisciplinar discute essa situação estuda uma série de TV, uma variante do inglês e produção de textos.
O uso da linguagem com analogias no ensino de ciências: o que encontramos virtualmente?
Biologia e BiociênciasO uso de analogias é cada vez maior no ensino de Ciências, mas para que seja bem-sucedido é necessário que elas sejam compreensíveis para professores e alunos e que não sejam inadequadas. Há um claro aumento no número de artigos e apresentações sobre esse tema.
Brincar, brincar... e brincar! Três abordagens possíveis do brincar na Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaAs três abordagens do brincar convivem no ambiente escolar e são percebidas na pesquisa feita na Baixada Santista. É importante que o professor perceba a diferença entre elas para dosá-las na sua prática para que as crianças possam exercitar suas leituras do mundo.
Uma alternativa: meditação!
Cidadania e ComportamentoNestes novos tempos, os conceitos de aprendizagem, colaboração e maturidade, sem convergência natural; a meditação pode ser uma forma de “religação” consigo mesmo e com os outros; por isso cada vez mais pessoas buscam esse reencontro.
Produção de carta pessoal, expressando afetividade e gratidão
Língua Portuguesa e LiteraturaA experiência de troca de cartas entre alunos, professores e funcionários de uma escola levou à valorização e ao reconhecimento do trabalho dos profissionais e a uma prática de produção textual que recupera a afetividade no espaço escolar.
A visão de alunos sobre projetos de inclusão na escola: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresUm projeto que visa a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Astronomia provocou a participação de colegas num blog e modificou a percepção que muitos tinham acerca da interação com esses estudantes.
Histórias em quadrinhos e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Médio
MatemáticaAo pedir que seus alunos desenvolvessem histórias em quadrinhos que explicassem conteúdos de Matemática, o professor Bruno Nascimento obteve maior participação dos alunos nas aulas e, ao mesmo tempo, precisou capacitar-se para tratar os temas abordados, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos.
Em terra de surdo, 1,2,5-Trimetil benzeno é rei
QuímicaNa época de elaboração do Currículo Mínimo de Química, muitos professores optaram por manter o ensino da nomenclatura de compostos, sem que houvesse qualquer cuidado por privilegiar os compostos mais conhecidos e costumeiros.