Biblioteca
Filtrar os artigos
A ausência de psicólogos e os desafios psicossociais na escola pública: um relato de experiência
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalA Psicologia proporciona à Educação uma visão crítica e holística, pois insere e amplia a compreensão das dinâmicas cognitivas, emocionais e sociais no processo de aprendizagem. Entretanto, a ausência de psicólogos nas escolas públicas representa um desafio que afeta o desenvolvimento dos alunos e a implementação de diretrizes normativas voltadas ao fortalecimento da qualidade da educação. Este estudo, originado de um relato de experiência, tem como objetivo identificar os desafios psicossociais presentes no contexto do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, abordando também a falta de psicólogos nesse cenário.
Metodologias ativas: fortalecendo a aprendizagem da Ecologia com a aprendizagem baseada em jogos em um colégio público do Paraná
Ecologia e Meio AmbienteEstudo realizado em colégio estadual em Curitiba/PR investigou o uso de jogos para o ensino de Biologia com três turmas do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi explorar como os jogos podem facilitar o ensino e a aprendizagem. As turmas foram incentivadas a criar jogos relacionados à Ecologia, como jogos de tabuleiro, baralho, perguntas e respostas ou memória. A experiência foi enriquecedora, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades cognitivas, criativas e sociais, além de competências como raciocínio lógico, tomada de decisão, comunicação, colaboração e resolução de problemas.
Conceição Evaristo: o que a História esconde, as palavras ditas libertam
Língua Portuguesa e LiteraturaEste ensaio tem como objetivo analisar três poemas da obra Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo, a fim de levar o leitor a refletir sobre o discurso de resistência e crítica às ideologias dominantes. Nossa discussão será fundamentada nas concepções de Foucault, no que tange à análise do discurso como manifestação de poder e controle social, destacando ainda a escrita de si sob as perspectivas da autoconsciência, da autorreflexão e da resistência. Na sua obra, a linguagem desempenha papel crucial na expressão de ideias, de valores e de poder; a escrita de Evaristo é uma forma de ruptura, ao desafiar ou transcender normas e regras no que diz respeito ao ser mulher negra no Brasil.
Sequência didática aliada à tecnologia stop motion: uma experiência de aprendizagens na pré-escola
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente artigo teve como objetivo descrever o desenvolvimento da pesquisa de mestrado que resultou em um material didático voltado a professores da Educação Infantil. Buscou-se, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática, propor práticas pedagógicas que promovam a formação integral das crianças pequenas da Educação Infantil, por meio da tecnologia digital, utilizando a tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagem para crianças em idade pré-escolar. A sequência didática foi desenvolvida com professores atuantes na Educação Infantil, a partir de encontros em rodas de conversa.
Literatura Infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola em Aurora/CE
Educação InfantilEste artigo é parte de uma monografia para o curso de Pedagogia da UFCG, campus Cajazeiras/PB. O objetivo foi investigar como as professoras concebiam e ofereciam Literatura Infantil em uma pré-escola. Fundamentamos a proposta em Cademartori e Lima. Optamos por uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas em investigação de campo. Por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, recolhemos os indicadores para o experimento. Observamos a relevância da Literatura Infantil como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem das crianças e o papel significativo da literatura como mediação docente para a fase educacional inicial da criança.
Tecnologias digitais e ludicidade no processo de alfabetização: verificando a aplicação de uma sequência didática mediada por recursos tecnológicos
Vivências de Sala de AulaNesta pesquisa, desenvolvida em uma escola da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro/RJ com crianças em processo de alfabetização, observamos o interesse coletivo em trabalhar com as tecnologias digitais, tendo em vista serem ferramentas lúdicas e significativas para as gerações X, Y e alpha. Desenvolvemos uma sequência didática (SD) com diferentes recursos tecnológicos, visando às dificuldades apresentadas pelos estudantes. Durante a avaliação da SD, coletamos dados referentes ao interesse dos estudantes em realizar as atividades mediadas e seus desempenhos durante as atividades propostas.
Aprendendo com a ação: ciclo de aulas sobre a camada de ozônio
Astronomia e Vivências de Sala de AulaEste artigo apresenta um ciclo de aulas sobre a camada de ozônio, estruturado em cinco etapas e direcionado a alunos do 7º ano. As aulas cobrem desde uma introdução teórica até práticas concretas e a avaliação final. Cada etapa aborda aspectos específicos do tema, promovendo uma compreensão aprofundada da importância da preservação da camada de ozônio. Utilizando uma abordagem multimodal, com recursos visuais e atividades práticas, o ciclo não só transmite conhecimento teórico como também capacita os estudantes a se tornarem defensores ativos do meio ambiente.
Implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino de Ciências Humanas em Cabo Frio/RJ: história local e protagonismo dos estudantes
Geografia, História e Política EducacionalO artigo discute as motivações e os resultados iniciais da implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino em uma escola municipal de Cabo Frio/RJ. A iniciativa, fruto de um edital da Faperj, visa promover novas metodologias didáticas no contexto pós-pandêmico. O laboratório integrou atividades curriculares de Ciências Humanas com foco na História local, alinhando-se à BNCC e aos temas contemporâneos transversais. Entre os resultados parciais, destacam-se o protagonismo dos estudantes nas atividades didáticas e o fortalecimento da identidade regional.
A produção textual na escola em um viés dialógico
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho é fruto de uma pesquisa financiada pela Capes nos anos de 2018 e 2019. Apresentamos um recorte detalhado de algumas discussões que foram levantadas na dissertação, com a presença de dois coautores que muito contribuíram para a realização do estudo. O trabalho foi originalmente publicado como capítulo de livro em 2022, sob o título: Um olhar dialógico para a produção textual do gênero artigo de opinião na escola. Neste trabalho, discutiremos o ensino-aprendizagem da escrita a partir do gênero artigo de opinião e analisar excertos de artigos produzidos por estudantes do 9º ano de uma escola pública de Goiânia/GO.
Alfabetização, letramento e gêneros textuais: uma análise de manual didático do 1º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa analisa como um livro didático de alfabetização trabalha os gêneros textuais no 1º ano do Ensino Fundamental e de que modo o trabalho com o letramento é efetivado pelos gêneros. O artigo trata dos capítulos III e IV do livro Itororó Português, da Editora Moderna, aprovado pelo PNLD 2019/2022 e selecionado pelos professores da cidade de Caxingó/PI para ser adotado nas escolas do local. O manual integra o Programa Nacional do Livro Didático, seguindo normas e padrões da BNCC para o processo de alfabetização. Com análise bibliográfica qualitativa, observaremos os gêneros textuais no processo do letramento.