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Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História
História, Formação de Professores, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e Literatura

Estudar os fatos históricos pelos textos da historiografia brasileira oferece certa comodidade ao professor, mas nem sempre desperta o interesse do educando. Quando os temas ensinados não atraem o olhar do aluno, aprendê-los se torna cada vez mais difícil. Pensando em fazer o ensino de História ser mais significativo, professores e pesquisadores têm buscado meios de dinamizar esse ensino a partir de metodologias desafiadoras. Este texto dedica-se a refletir sobre práticas metodológicas para o ensino de História à luz de perspectivas interdisciplinares entre Literatura e Arte, partindo da relação entre produções artísticas e literárias do período ditatorial brasileiro, ambientada no golpe de estado ocorrido em 1964 e que perdurou até 1985.

Tecnologia e educação: a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem por objetivo observar e analisar a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora da aprendizagem no período da pandemia da covid-19. A pesquisa consiste em pensar a ferramenta para o ensino de aulas remotas por meio das tecnologias digitais e apresentar a metodologia de forma expositiva-qualitativa, por métodos de observação e análises com base em pesquisas em sites, reportagens, notícias e artigos relacionados ao tema e com embasamento teórico de pesquisadores da área da linguagem, tecnologia e Educação, como Braga, Lévy, Rojo, Cordeiro e Castilho, entre outros.

Liderança empreendedora como fator de melhoria na gestão escolar
Instituição Escola e Política Educacional

O empreendedorismo é mais do que apenas abrir um negócio; tem sido estudado e analisado em diversas áreas, inclusive na educação. A educação empreendedora envolve um processo de reflexão e conscientização que visa transformar experiência e conhecimento em aprendizado para formar pessoas e líderes inovadores, conscientes e éticos. A educação para o empreendedorismo estimula o desenvolvimento de competências com um processo de aprendizagem contínua que forma indivíduos que saibam observar, avaliar e tomar decisões e comecem a agir positivamente, tornando-se agente de mudança.

O uso de jogos da plataforma Nearpod em aulas assíncronas de Matemática no 1º ano do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula

Deseja-se mostrar que os jogos digitais durante o ensino remoto funcionam como ferramenta didática complementar para o ensino da Matemática no contexto deste trabalho no conteúdo de conjuntos e função do 1º grau. A plataforma Nearpod foi utilizada para a elaboração dos jogos em atividades assíncronas nas turmas do 1º ano do Ensino Médio integrado ao técnico do IFBA, Câmpus Salvador, durante o Programa de Residência Pedagógica. Os jogos digitais conseguem trabalhar os conteúdos de forma diferente da passada na sala de aula, com um olhar para a ludicidade, além de dar um retorno mais diagnóstico sobre cada aluno.

Reflexões sobre a utilização de recursos pedagógicos no ensino de Embriologia no estágio supervisionado
Biologia e Biociências, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este trabalho relata a experiência vivenciada na aplicação de uma sequência didática de Embriologia, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado, durante a graduação. O principal objetivo desta pesquisa é possibilitar a compreensão de conceitos e processos embrionários com o uso de recursos pedagógicos. As atividades foram desenvolvidas com 19 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada no município de Tucuruí/PA. A metodologia ocorreu por meio do jogo denominado Trilha Embriológica e a confecção de modelos didáticos sobre as fases embrionárias.

A pesquisa como via metodológica de ensino-aprendizagem – fragilidades e fortalezas na perspectiva dos discentes
Vivências de Sala de Aula

O ato de pesquisar é estratégico para que alunos aprendam de forma autônoma e critica. Este trabalho foi elaborado com pesquisas bibliográficas e aplicação de formulário com questões abertas e fechadas, tendo como colaboradores discentes do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso - Câmpus São Vicente. Os resultados da investigação se convertem em uma oportunidade para reflexão sobre a necessidade de uma nova prática pedagógica, fundamentada na pesquisa enquanto estratégia metodológica de ensino e na busca de uma educação efetivamente emancipadora.

Educação Indígena: experiências com crianças Guarani no cotidiano de uma escola em Aracruz/ES
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta partes de um projeto de pesquisa em andamento, Infâncias Guarani da Terra Sem Males em Aldeias Indígenas de Aracruz/ES, que investiga as infâncias vividas no entorno escolar das aldeias indígenas de Aracruz, com a participação de estudantes do curso de Pedagogia, da Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Configura-se no cenário de escolas indígenas e nas possibilidades de um encontro com o devir de infâncias Guarani, apontando para as experiências, os mitos, as lendas, as vivências, as brincadeiras, os artefatos, os acontecimentos, o modo de vida Guarani.

Experiências com leitura e escrita no contexto da Educação Infantil
Educação Infantil

O texto traz amostra de propostas de atividades que ocorreram por meio da Pedagogia de Projetos e proporcionaram que minha turma de pré-escola, através das diferentes linguagens, pudesse experimentar a leitura e a escrita de diversos tipos de texto em situações cotidianas. Essas atividades foram vivenciadas pelas crianças da turma e por mim, sua professora, em um espaço de desenvolvimento infantil numa escola pública na Zona Norte do Rio de Janeiro, na região entre as comunidades do Jacaré e de Manguinhos. As situações apresentadas foram a forma pela qual fiz observações para pesquisar sobre leitura e escrita na Educação Infantil.

A inclusão escolar e a Educação Profissional: desafios e conquistas com a matrícula de um aluno com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como objetivo investigar a trajetória escolar de um estudante com síndrome de Down matriculado numa escola técnica pertencente à rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia escolhida foi a análise de dados, relacionando-os aos referenciais teóricos de D. W. Winnicott, Geada e Mantoan, junto às entrevistas realizadas com profissionais da instituição. O artigo conclui que os profissionais, ainda que caminhando para uma efetiva inclusão escolar, buscam instaurar um ambiente bom, com práticas educacionais afetivas, marcando positivamente a trajetória estudantil.

A compreensão leitora e o processo inferencial na construção de sentidos do texto lacunado: um estudo de caso
Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo é fruto de pesquisa realizada com alunos matriculados no 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo. À investigação da natureza pretendida interessou avaliar a compreensão da leitura dos alunos, saber se, no processo de inferência de sentido do texto lacunado, ocorre a mobilização de outras classes gramaticais armazenadas na memória dos educandos e constatar se a posição sintática das palavras no texto interfere na inferência de sentidos. Foi calculada a frequência das palavras que foram usadas, comparando-as com as do texto original.