Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


O ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada: relato de experiência
Educação a Distância e Educação Física

O trabalho teve como objetivo discutir a relevância do ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada, tendo a finalidade de garantir aos estudantes conhecimentos acerca das práticas de atividades físicas e alimentação balanceada como meios de promoção e prevenção da saúde do corpo durante a pandemia da covid-19. Durante o período, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio ficaram muito tempo dentro de casa, apresentando quadro de sedentarismo. As atividades propostas ofereceram subsídios ao aprendizado de cada conteúdo, por meio de debates on-line e vivências.

A ilusão das relações sociais no confinamento – um retrato social no filme "BigBug"
Comunicação, Sociologia, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a ilusão das relações sociais durante o confinamento, retratada no filme BigBug. O filme segue a personagem principal, que deseja conhecer alguém conectando-se com outras pessoas para ter vida social. A ilusão das relações sociais é explorada durante todo o filme, destacando as limitações impostas pelo governo e as consequências de suas escolhas. Este artigo mostra como a ilusão das relações sociais pode ter profundo efeito na vida das pessoas. O objetivo é analisar a dicotomia entre homem x máquina, procurando explorar como as restrições de espaços e liberdade influenciam as relações interpessoais.

Transtorno do espectro autista: perfil das produções científicas na revista Educação Pública
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O presente artigo tem por objetivo mapear as publicações que tratam do tema transtorno do espectro autista (TEA) na revista Educação Pública, especialmente na seção Educação Especial e Inclusiva, consideradas as edições publicadas de 2002 até 28 de fevereiro de 2023. Respaldados em uma pesquisa bibliográfica, foram catalogados 25 artigos, categorizados em assuntos: mediação, interação, acolhimento e inclusão de pessoas com TEA. A maioria das publicações ocorreu no último quinquênio, com trabalhos escritos e desenvolvidos por pesquisadores vinculados a diversas instituições.

Relato de experiência do Projeto Autocuidado
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta produção tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas pelos educandos da Escola Municipal do/no Campo Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres/MT. Foram realizadas atividades com o objetivo de promover e refletir acerca do autocuidado e autoamor para o desenvolvimento pessoal dos alunos. O método aplicado foi pensado na organização do espaço com recursos que possibilitaram a higiene pessoal e assim promover o autocuidado. É notório que as vivências nessas experiências foram de grande relevância para a promoção e evolução do autocuidado dos estudantes

Automedicação: análise do conhecimento de alunos de um colégio do Rio de Janeiro/RJ
Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

No Brasil, um estudo realizado em 2018 mostrou que 79% da população são adeptos da automedicação devido a dificuldades de acesso a serviços de saúde e à falta de recursos econômicos. O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos que têm alunos de um colégio público em Volta Redonda/RJ sobre automedicação. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo transversal com 141 participantes e aplicação de questionário. De maneira geral, os alunos relataram que fazem uso de medicamentos sem prescrição médica influenciados principalmente por pai/mãe; os sintomas mais frequentes são dor de cabeça e resfriado/gripe.

Aprendizagem e Educação Infantil sob o olhar de um professor em formação: a Psicomotricidade em foco
Formação de Professores

O presente artigo discute a formação docente do pedagogo. Sobretudo, destaca-se a atuação no estágio supervisionado, no Programa de Iniciação à Docência e na Residência Pedagógica para sintonizar as vivências e percepções de um estudante do curso de Pedagogia. Como objetivo geral, este estudo visa relatar as experiências de iniciação à docência e as compreensões que dão sentido à aprendizagem docente, sob o olhar de um professor em formação, situando a Psicomotricidade como alicerce pedagógico na educação. A discussão sobre a formação dos profissionais da Educação e o ensino-aprendizagem é de extrema relevância.

A avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza no ensino remoto: a percepção dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental
Avaliação

Diante do objetivo de analisar como os professores do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Boa Vista/RR estão avaliando a aprendizagem dos alunos em Ciências da Natureza durante o ensino remoto, este estudo se desenvolveu com pesquisa de campo e bibliográfica cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado no Google Forms, direcionado a professores de três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino. A revisão de literatura permitiu contextualizar a avaliação no ensino de Ciências da Natureza, enquanto a análise dos dados propiciou identificar as estratégias avaliativas adotadas pelos professores.

Uma experiência de aplicação do GeoGebra no ensino da função polinomial do 2º grau
Matemática e Formação de Professores

Este trabalho investiga as contribuições do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos relativos à função polinomial do 2º grau em uma turma do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes/RO. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza qualitativa; foram feitos estudos teóricos e aplicada uma sequência didática de atividades. Posteriormente, realizamos a análise de conteúdo dos registros colhidos na aplicação da sequência didática. Nosso objetivo é mostrar que a sua utilização acarreta uma aprendizagem significativa, minimizando as dificuldades encontradas no ensino das funções.

O gênero multimodal sticker: uma possibilidade de ressignificação do ensino de língua inglesa à luz do letramento visual crítico
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Política Educacional

Este trabalho discute a importância de desenvolver o letramento visual crítico nas aulas de Língua Inglesa da Educação Básica e investiga como o uso de algumas categorias da Gramática do Design Visual em atividades de análise de imagens no 6º ano pode favorecer tal processo. Para se inteirar dessa problemática, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter participativo, com princípios da pesquisa-ação. Contou-se com a participação de professores de Língua Inglesa, que responderam a um questionário. Além de apresentar adesão a tais propostas, esses docentes mencionaram lacunas na formação oferecida pelos cursos de Letras.

Tirando os estudantes da plateia para colocá-los no palco: um relato de experiência sobre o uso de seminários nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste texto é descrever uma experiência e uma estratégia didática voltada para a sala de aula da Educação Básica que utiliza o método de seminário no processo de ensino-aprendizagem em turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. A inclusão desse método nas aulas de História revelou algumas habilidades que precisam ser aprimoradas pelos estudantes, produziu estratégias de intervenção que talvez não fossem realizadas em aulas exclusivamente expositivas e proporcionou a utilização de estratégias de aprendizagem diversificadas.