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Workshop como metodologia para o ensino técnico em enfermagem: relato de experiência
Saúde

O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, utilizando experiências reais do cotidiano no cuidado em saúde, favorece a motivação autônoma dos profissionais. O objetivo do relato é descrever a experiência da realização de um workshop com estudantes do curso Técnico em Enfermagem. Participaram do workshop 30 estudantes de enfermagem em cinco estações de trabalho com duração média de 30 minutos cada. O relato visa contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema, oferecendo subsídios para repensar o processo de ensino-aprendizagem e as possíveis iniciativas.

Semana Literária no ensino remoto: memórias, experiências, ação
Comunicação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um projeto desenvolvido na Semana Literária de uma escola municipal de Japeri, município situado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Primeiramente foi realizada a contextualização do cenário pandêmico e das legislações que respaldam o ensino remoto emergencial (ERE). Posteriormente é descrito como o projeto foi desenvolvido na escola, tendo como público-alvo as turmas de Educação Infantil e do 1º segmento do Ensino Fundamental. O projeto utilizou recursos digitais como a plataforma Padlet e os grupos das turmas no WhatsApp.

Alfabetização e letramento: o desenvolvimento das competências leitoras na Educação Infantil
Língua Portuguesa e Literatura

Este estudo avalia a importância do letramento desde a entrada da criança na escola e seu desenvolvimento da leitura, observando as próximas etapas, principalmente a alfabetização, quando a criança é inserida diretamente no processo de escrita. Essa inserção visa ao desenvolvimento integral dos indivíduos já na Educação Infantil, como já descrito na BNCC, incorporando-os em um ambiente que lhes apresente as práticas de leitura e escrita vivenciadas em uso social nos mais diversos contextos sociais. Apresentamos aqui como recurso uma proposta de sequência didática em que podem ser explorados alguns aspectos do letramento.

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de usinagem computadorizada: relato de experiência no IEMA Dr. João Bacelar Portela
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa desenvolvida sobre atividades de ensino-aprendizagem e tarefas contextualizadas que trazem desafios para os estudantes resolverem. Neste trabalho será apresentada uma visão do processo de construção, execução e desenvolvimento de peças pela usinagem computadorizada. Ele tem como objetivo disseminar, por meio de um relato de experiência, a aplicação da ABP, ao adotar três etapas como metodologia: transferência de conhecimentos preliminares, modelagem/uso da máquina CNC para usinagem das peças (peão e bispo) e reflexões sobre o processo.

Dificuldades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita de portadores do transtorno do processamento auditivo central
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo discute as dificuldades de aprendizagem no processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita em pessoas com transtorno do processamento auditivo central (TPAC), considerando as diferentes combinações de fatores biológicos, sociais e cognitivos que envolvem aspectos de probidade motora, socioemocional e sensório-perceptual. Este trabalho reflete sobre conceitos, possíveis origens e, principalmente, se o TPAC está relacionado às dificuldades no processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Para tanto, é preciso entender o funcionamento do cérebro e suas funções cognitivas, afetivas, emocionais.

Integração e formação profissional continuada para secretarias escolares do Rio de Janeiro com uso de recursos tecnológicos
Instituição Escola

A secretaria escolar é um componente obrigatório para o funcionamento das instituições de ensino no Estado do Rio de Janeiro. Ações administrativas executadas nas escolas pelos seus secretários devem estar devidamente embasadas, mas para isso o profissional necessita de qualificação técnica e conhecimento da legislação. Nesse sentido, observamos a necessidade de capacitação e criação de uma rede colaborativa entre as diferentes secretarias escolares a fim de que propiciem, além da formação continuada, uma atualização das normas e dos procedimentos a serem seguidos e respeitados nessa atividade.

Novos olhares para a Geografia Escolar: experiências docentes em escola municipal de Fortaleza/CE
Geografia e Vivências de Sala de Aula

Durante muitas décadas, a Geografia Escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado, é necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar as experiências docentes no ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas de 2020 a 2022. Este artigo é um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE/Unilab). Utilizamos levantamento bibliográfico e observação participante na sua construção.

Ciências Biológicas e Educação Especial e Inclusiva: proposições práticas
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Objetiva-se com este artigo apresentar propostas didáticas para o trabalho com alunos da Educação Especial e Inclusiva, especialmente com transtorno do espectro autista. Os trabalhos estudados são oriundos da Revista Educação Pública, especificamente das seções Biologia e Biociências e Ciências Ambientais, em articulação direta com a Educação Especial e Inclusiva. Foram apresentadas três propostas didáticas, porém apenas uma delas se referia ao aluno com TEA, o que pode sugerir caminhos de pesquisa e investigação sobre Educação Especial e Inclusiva nas Ciências Biológicas.

Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A proposta apresentada neste trabalho abordou em uma sequência didática os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal. O objetivo foi sensibilizar os estudantes quanto à importância de hábitos de higiene adequados e sua implicação na saúde com base no conhecimento científico e em metodologias ativas. Priorizando o uso das tecnologias, foi elaborada uma sequência de atividades a serem realizadas pelos estudantes. A aplicação da sequência didática impactou positivamente no engajamento e na motivação dos alunos para sua participação nas atividades.

Sequência didática: aplicação prática de como desenvolver o trabalho pedagógico na escola com os recursos tecnológicos
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do trabalho pedagógico na escola pautado pela sequência didática como forma de colocar em prática a tecnologia na Educação, tendo como base as publicações mais relevantes e entendendo a prática como ato substancial necessário a uma perspectiva da onda tecnológica. Destaca-se a necessidade de abordar a organização do trabalho pedagógico em forma de sequência didática a fim de dinamizar as habilidades curriculares, inserir novas tecnologias no planejamento educacional e compreender sua relevância para o sucesso escolar.