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Perspectivas de inclusão do aluno autista na rede pública de ensino: uma revisão integrativa
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) vem sendo assunto bastante estudado, a fim de buscar maneiras de inseri-las na sala de aula regular e melhorar seu atendimento. Como objetivo buscou-se analisar o processo de inclusão de crianças autistas na rede pública de ensino. Para tanto, foi realizada revisão integrativa de trabalhos publicados de 2016 a 2021. Os descritores utilizados foram “Autismo”, “Inclusão” e “Educação Básica”. A amostra foi composta por nove artigos, os quais evidenciaram que o sucesso da inclusão da criança autista depende de como os profissionais da Educação foram capacitados acerca do TEA.

Resenha de “O livro que não tinha fim”, de Sandra Aymone
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A resenha tem o objetivo de apresentar as potencialidades de O livro que não tinha fim (2015), de Sandra Aymone, como estratégia para aprimorar o ensino de Ciências. De forma lúdica, o livro apresenta conceitos da área científica que são essenciais para o conhecimento dos alunos. Sugere-se o desenvolvimento de atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando as temáticas associadas a aquecimento global, reciclagem, poluição, efeito estufa e às contribuições do ser humano para o planeta. A literatura infantil pode ser uma importante aliada para favorecer o processo de aprendizagem.

A introdução das vivências do voleibol no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Este trabalho tem como objetivo apresentar o voleibol aos estudantes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, tendo como margem a construção do conhecimento e a interação entre os alunos, respeitando as possibilidades de cada um. Entre os objetivos específicos foram discutidas: a prática do voleibol lúdico na escola e suas possibilidades como conteúdo da Educação Física e instrumento esportivo aos estudantes para a descoberta de suas capacidades e habilidades motoras. Essas questões devem ser trabalhadas com o intuito de fazer o aprendiz confrontar-se com os conhecimentos do senso comum em comparação ao conhecimento científico.

O intérprete de Libras como suporte ao trabalho docente: parceria de trabalho visando ao discente surdo
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este artigo retrata a importância do trabalho colaborativo entre os intérpretes de Libras e os docentes na construção de um currículo adaptado para estudantes surdos. Fez-se uma análise bibliográfica sobre Sacristán conceituando currículo e sua proposta de organização e Lacerda sobre o fazer do intérprete educacional, ampliando os conhecimentos sobre o papel desse profissional, sua responsabilidade em sala de aula e possíveis formas de trabalho colaborativo com os docentes. Notamos que é imprescindível a presença do intérprete no ambiente educacional para seu papel de facilitador no processo de aprendizagem dos discentes surdos.

As possibilidades e os limites da inclusão: entre o cuidar e o educar na Educação Infantil
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este trabalho objetiva compreender as possibilidades e os limites para a inclusão na Educação Infantil, refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem e a rotina entre o cuidar e o educar. Analisa, também, como a inclusão está assegurada nos currículos para a rede municipal de ensino de Cascavel/PR, descrevendo as experiências vivenciadas no estágio supervisionado. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica e de um relato de experiência. O planejamento pedagógico na Educação Infantil deve considerar os sujeitos do ensino, respeitando suas individualidades.

A resolução de problemas de contagem por jovens e adultos: o uso de conhecimentos prévios e a metodologia de resolução de problemas
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como propósito apresentar a prática de uma aula que foi inédita para a docente. A referida aula foi aplicada no componente curricular Matemática Planejada e Aplicada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio durante os três anos de um curso oferecido a distância por uma instituição privada em Porto Alegre/RS. Os estudantes tinham acesso às aulas de Matemática, de forma autônoma, pela plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), contendo fórum de dúvidas para eventual contato com a docente.

Crise pandêmica, educação e usos de tecnologias
Filosofia, Instituição Escola e Política Educacional

O presente texto faz uma abordagem do impacto sofrido pela escola no contexto da pandemia. Refere-se especialmente ao modo como o ensino foi afetado pelas medidas emergenciais e pelos usos de tecnologia na educação. A escola terá que levar em conta a forma como isso marcou as relações pedagógicas, buscando remoldar-se para continuar a ser um espaço para a formação da cidadania e dos valores democráticos. Há lições que podem ser tiradas dessa experiência, especialmente quanto à educação para o desenvolvimento humano e social em um mundo cada vez mais desencantado de valores como bem-estar social, solidariedade, justiça.

Arte em transformação: uma viagem do Renascimento à atualidade
Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

O pensar interdisciplinar é o pensar que permite o diálogo de qualquer disciplina com as demais na tentativa de promover um trabalho contextualizado, a fim de que os estudantes percebam a escola como espaço significativo, próximo do cotidiano. Dentro desse contexto, a Arte surge como forma de transformar as relações existentes entre as disciplinas presentes no currículo. Por meio da cultura maker, o foco da proposta está em apresentar a oportunidade que as disciplinas eletivas têm no fortalecimento da interdisciplinaridade, que transita entre a Arte as demais disciplinas, a partir do conhecimento da história de Leonardo da Vinci, quando o artista e o cientista se fundem.

O olhar dos professores e alunos da rede pública de Navegantes e Penha/SC sobre indisciplina no ambiente escolar
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente estudo, fruto das aulas de Metodologia do Trabalho Acadêmico, no Curso de Especialização em Competências Metodológicas para a Educação Básica, do Instituto Sinergia de Extensão e Pós-Graduação em Navegantes/SC, aborda a indisciplina no ambiente escolar. O interesse em estudar as questões relacionadas ao tema surgiu devido à sua grande incidência nas escolas, onde é considerada um problema para o relacionamento interpessoal, gerando dificuldades no processo de ensino-aprendizagem; o objetivo é discutir as causas geradoras e qual é o papel da escola e do professor.

Proposta do jogo didático Viagens pelo Universo como ferramenta pedagógica interdisciplinar de Física e Química
Astronomia, Física, Química e Formação de Professores

O estudo relata a experiência de dois bolsistas do Pibid na criação de um jogo didático como proposta de ferramenta pedagógica interdisciplinar entre Física e Química para possível aplicação no ensino-aprendizagem das temáticas universo e tabela periódica. O jogo apresenta potencial para desenvolver integralmente o sujeito quanto aos aspectos cognitivos, sociais e morais, pois, além da valorização de conceitos dos fenômenos físicos e químicos em detrimento de cálculos, há preocupação com o letramento científico, a resolução de problemas da realidade dos estudantes e a formação crítica pautada nas Ciências.