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Práticas pedagógicas e mediativas para o Ensino Religioso com foco no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo propiciar ao professor de Ensino Religioso e ao aluno da Educação Básica uma viagem instigante e reflexiva pelo mundo do fenômeno religioso, experienciando as dimensões da teoria e da prática. A proposição surgiu com o intuito de aprofundar as experiências adquiridas no campo escolar e acadêmico. O que se espera é a condução e o auxílio de metodologias a partir das quais os estudantes atuem como protagonistas de sua aprendizagem e que nos espaços da sala de aula haja a resolução dos conflitos; afinal, a mediação como prática dialógica valoriza a cooperação.

Os desafios da Educação Básica na sociologia de Florestan Fernandes: estrutura social, conservadorismo e humanismo
Sociologia e Instituição Escola

Este artigo apresenta a contribuição da Sociologia crítica de Florestan Fernandes a respeito da Educação Básica no Brasil. Os conceitos de estrutura social, conservadorismo e humanismo são reveladores dos históricos desafios educacionais enfrentados no país, principalmente os concernentes à educação pública. Fernandes descortina a perspectiva naturalista conservadora para evidenciar que a desigualdade educacional e cultural não são frutos da “natureza”, mas sim de um processo histórico-social excludente e regido por uma lógica que desconsidera o humanismo como princípio norteador de um projeto educacional.

Uso de sequências didáticas associando conceitos da Física ao funcionamento do motor de avião
Física

Como ponto central, nosso objetivo no presente artigo é analisar a associação dos conceitos da Física com os sistemas de um avião, alicerçados por um produto educacional, o qual foi aplicado aos alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cardoso Fontes, por meio de um site que contém sequências didáticas e simuladores virtuais direcionados à associação com os conceitos da Física. Buscaram-se artigos que trazem informações sobre associação dos conceitos trabalhados na Física com a aviação. Verificamos que as associações trouxeram resultados promissores para o aprendizado da Física.

A leitura e a escrita na escola prisional feminina: um diálogo a partir de Paulo Freire
Instituição Escola

O presente artigo faz um estudo bibliográfico de cunho qualitativo baseado em análise documental sobre as práticas de leitura e escrita no contexto da escola prisional feminina. O objetivo é analisar o papel da escola frente às determinações do sistema penal e as contribuições de Paulo Freire para que tais práticas se fundamentem em uma proposta de educação pautada na emancipação social das mulheres-educandas no cárcere. A escola no cárcere ainda não atende às demandas socioeducacionais femininas, em especial no que concerne à promoção de práticas de leitura e escrita.

Conselho escolar: o legítimo gestor escolar
Instituição Escola

Este relato de experiência procura mostrar a importância e a necessidade da atuação efetiva de um dos órgãos colegiados que devem existir nos espaços escolares: os conselhos escolares. Para isso, são apresentadas duas situações vividas numa escola do interior do Estado do Rio Grande do Norte onde o conselho escolar atuou trazendo soluções para os problemas que a escola apresentava; o mais importante é que essas decisões foram acatadas pela comunidade escolar e por outras instâncias de poder, mostrando que os conselhos escolares são, de fato, legítimos gestores escolares.

Alegria, aqui é encanto e oralidade na prática de contar histórias: Era uma vez... o grupo experimental de contadores de histórias da UFES
Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços Urbanos

Os pesquisadores rememoram o projeto de extensão universitária Grupo Experimental de Contadores de Histórias da Universidade Federal do Espírito Santo. O grupo, que se reunia aos sábados no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, no câmpus de Goiabeiras, em Vitória/ES, relembra detalhes do espaço e menciona algumas obras e textos explorados nesse projeto – que ampliou a atuação dos professores do curso de Biblioteconomia para além das salas de aula. O ato de narrar ou contar histórias é uma forma de transformar o meio social e aviva formas de memória, patrimônio e a criatividade.

As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança no contexto da pandemia
Educação Infantil

Esta pesquisa discorre sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança, levando em consideração o contexto da pandemia da covid-19. Entendemos que o lúdico, no contexto da Educação Infantil, se constitui como recurso pedagógico, já que os jogos e as brincadeiras fazem parte do universo infantil, que, por sua vez, utilizado como recurso facilitador da aprendizagem, contribui para o desenvolvimento da criança. O trabalho objetiva estudar estratégias pedagógicas baseadas em atividades lúdicas por meio da análise de contribuições de teóricos sobre a temática e apontamentos da BNCC.

História digital
História e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa aborda uma crítica sobre a era digital na historiografia contemporânea que vem sendo debatida desde a metade do século XX por Anita Lucchesi em seu artigo História e historiografia digital: diálogos possíveis em uma nova esfera pública. O tema traz uma crítica à era digital; seus argumentos se destacam para outras referências e nos lembram como as mídias digitais podem ser ruins como objeto de estudo histórico. A autora apresenta ainda reflexões sobre o uso da Internet e mostra que a internet tomou conta da história, o que ela percebe como um grande problema.

A Estatística nas provas da primeira fase da OBMEP para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo traz resultados de análises feitas em provas de edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entre 2005 e 2019, a fim de evidenciar quais os conteúdos matemáticos estatísticos abordados, de acordo com os níveis de letramento estatístico definidos por Watson e Callinghan. Apresentamos considerações acerca de letramento estatístico e da investigação para saber se o tema central desta pesquisa já foi tema de estudo dos programas de mestrado profissional em Matemática e Ensino de Ciências em Minas Gerais. Foram observadas onze questões que abordam conteúdos estatísticos e nível de letramento estatístico.

A ludicidade na construção do conhecimento na Educação Básica
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho destaca a importância da ludicidade em sala de aula como modelo da prática de aprendizagem. Aqui traremos um relato de experiência no qual se ressalta, com base em diversos autores, a necessidade do lúdico na construção do conhecimento dos estudantes na Educação Básica. A partir de uma pesquisa bibliográfica e por meio das vivências no ambiente escolar, objetiva-se propor maneiras para que a prática de ensino se torne atrativa e eficaz ao estudante, visto que o principal propósito de um professor deve ser aprimorar suas aulas e utilizá-las, adequadas às metodologias de ensino em prol da construção do saber.