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Investigações Matemáticas e Robótica Educacional para o estudo de Geometria Plana nos anos finais do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e Matemática

Este relato discute as contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na perspectiva das Investigações Matemáticas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano de uma escola pública de Viçosa/MG. Os dados foram coletados em fotografias, atividades resolvidas e registros no caderno de campo. Para analisar os dados, consideramos a interação dos alunos ao longo da realização das atividades. Nossa análise indica que a Robótica Educacional desempenha papel crucial na comunicação e interação social, abrindo novas possibilidades de aprendizagem matemática aliada às tecnologias digitais.

As contribuições do Ciclo de Kolb na criação da logo do Clube da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O concurso para a criação da logo do Clube da Matemática foi adaptado para incorporar as etapas do Ciclo de Kolb, um modelo de aprendizagem vivencial que inclui quatro fases: sentir, refletir, pensar e agir. Esse ciclo promove uma abordagem prática e criativa para a aprendizagem, combinando conceitos matemáticos ao uso da tecnologia para aprimorar o ensino e a disseminação da Matemática. O objetivo do trabalho foi estimular o interesse dos alunos por Matemática e incentivar a participação deles em atividades que mesclam conceitos matemáticos e criatividade. A logo escolhida foi utilizada para marcar o perfil do Clube no Instagram.

Projeto Acolhimento: habilidades socioemocionais para 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

A escola, além de habilidades técnicas, deve desenvolver competências emocionais, sociais e afetivas. O objetivo deste artigo é apresentar uma sequência didática de um projeto embasado em valores humanos e habilidades socioemocionais, destinado a turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para isso, foi selecionada uma coleção de dez livros que apresenta palavras de valores humanos. A sequência didática foi dividida em três etapas, planejadas para ocorrerem em doze aulas de 45 minutos cada. A sequência didática é adaptável à realidade de diferentes turmas e tem o potencial de trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de História das Artes africanas no contexto brasileiro
História e Artes Plásticas

Este artigo propõe um estudo dos modos de leitura e ensino de História das Artes e do modernismo africano, tendo como base os saberes da visualidade criados por artistas africanos. São abordadas narrativas do continente africano e sua relação com a produção modernista europeia, apresentando as fissuras e as violências epistemológicas que marcaram esse campo. Em seguida, as contribuições africanas para o debate, partindo da produção visual de alguns artistas modernos africanos, além de uma análise crítica dos problemas e das possibilidades do ensino de História das Artes africanas no contexto da educação brasileira.

Educação Ambiental para a conservação de nascentes: um relato de experiência na Educação Básica
Ecologia e Meio Ambiente

Este trabalho traz um relato de experiência realizado com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Araputanga/MT com o objetivo de abordar a temática ambiental de forma crítica e interdisciplinar. Foram realizadas atividades de campo em visitas a três nascentes que compõem a sub-bacia hidrográfica do Córrego das Pitas. Antes das atividades de campo, aconteceram oficinas teóricas para introduzir a temática ambiental aos discentes. As aulas de campo se mostraram eficientes, tornando os conteúdos relacionados à temática ambiental mais proveitosos e promovendo maior sensibilização ambiental aos discentes.

A construção da escrita e a Fonologia mediadas por sequências didáticas e tecnologias digitais
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este estudo discute como a abordagem fonológica, nas práticas pedagógicas mediadas por ferramentas digitais, pode contribuir de forma eficaz para a aprendizagem da escrita no início do Ensino Fundamental, no ciclo de alfabetização. Para tanto, foram elaborados uma sequência didática e materiais que integrassem a reflexão fonológica e a construção do princípio alfabético, utilizando recursos tecnológicos. A avaliação da sequência didática foi realizada em uma capacitação, complementada pela tabulação de um questionário. As sequências favoreceram a compreensão e o domínio das relações convencionais entre fonemas e grafemas.

Concepções espontâneas dos professores sobre o tema Educação Inclusiva à luz dos estudos de Vygotsky
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O processo educativo inclusivo é essencial para a sociedade e aparece como possibilidade de estender nossa compreensão acerca das diferenças humanas. Nesse sentido, destaca-se a importância de haver no ambiente escolar profissionais capacitados para atender cada criança, a fim de que nenhuma se sinta excluída do processo educacional. No presente estudo foram analisadas as concepções espontâneas de 30 professores participantes de um curso de extensão voltado para a Educação Inclusiva. Utilizamos como instrumento diagnóstico uma atividade denominada atividade de livre associação.

Guia de utilização de tecnologias digitais na Educação Básica: olhares visuais, olhares virtuais: Frida Kahlo e o encantamento da arte
Computação e Tecnologias, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação Artística

O desenvolvimento deste guia surge da necessidade de reflexões que possam nortear a utilização de tecnologias digitais por docentes da Educação Básica, principalmente da rede pública de ensino. Estabelece-se, assim, um diálogo entre as premissas da Base Nacional Comum Curricular, que preconiza tanto o ensino de arte quanto o uso de tecnologias digitais com finalidade educacional, e a necessidade de ampliação do olhar crítico dos alunos para a complexidade do mundo, bem como para o exercício da cidadania e a dimensão intercultural. A proposta de atividade pode ser implementada com estudantes de 8 a 9 anos.

Guia do educador para o filme "Miss Evers’ Boys"
Saúde, Biologia e Biociências e Cinema, Teatro e TV

O guia foi elaborado com o intuito de utilizar o filme Miss Evers’ Boys como material de apoio para o educador ao abordar a sífilis e o tema de Bioética. O filme relata o experimento realizado em Tuskegee, no qual homens negros foram diagnosticados com sífilis sem o conhecimento de sua condição. A utilização do filme como material didático levanta questões sobre conceitos de Biologia relacionados à sífilis, podendo servir como ponto de partida para discutir outras IST importantes, além de proporcionar melhor compreensão das questões éticas associadas ao desenvolvimento de pesquisas.

Oficinas pedagógicas como práticas agroecológicas
Vivências de Sala de Aula

O presente artigo tem por objetivo avaliar a potencialidade da oficina pedagógica como estratégia de ensino-aprendizagem em relação às práticas agroecológicas. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, principalmente em artigos científicos. Os resultados obtidos mostram que as práticas utilizadas nas oficinas promovem importantes ações de satisfação, reflexão, sensibilização e conscientização a respeito da importância da Agroecologia. As oficinas pedagógicas agroecológicas incentivam os participantes a se reconectar com a natureza e a compreenderem a importância de preservar e respeitar os ecossistemas.