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Pretos e pardos na escola pública: mapear discentes para desenvolver políticas adequadas
Instituição EscolaObjetivou-se realizar um levantamento étnico-racial dos discentes de uma escola, cujos dados podem contribuir para a criação de políticas de gestão e práticas pedagógicas. Foram aplicados questionários aos estudantes para coletar dados sobre cor/raça autodeclarada, gênero e religião entre outros. Entre os resultados, identificou-se maioria de negros e negras, mas com proporção de pretos e pretas maior que a taxa brasileira. Reforça-se a urgência de se incluírem no currículo a história e a cultura afro-brasileira, visando não apenas favorecer aumento de autoestima entre negros e negras, mas uma efetiva atuação antirracista.
A avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora
AvaliaçãoO presente texto visa entender como se dão os processos avaliativos. O objetivo é mostrar como o processo é realizado e suas nuances. O debate sobre avaliação é complexo e necessário à educação; contudo, da forma como ela se propõe e se organiza atualmente, existem diversos problemas. O modelo tradicional de avaliação deturpa diversos conceitos educacionais, dificultando a construção de uma escola aberta, horizontal e inclusiva. Para muitos pais, professores e para os próprios alunos, a avaliação é o resultado de sua capacidade e de sua falta ou desperdício de esforço. Em caso de fracasso, é o aluno quem irá arcar com as consequências.
Evasão escolar, identificação, causas e características: uma revisão bibliográfica
Sociologia, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaA preocupação com as taxas de evasão, especialmente entre as minorias estudantis, obrigou muitas instituições de ensino a examinar o problema e encontrar maneiras de motivar e evitar que os alunos continuassem no rastro da epidemia de abandono. Apesar de alguns esforços para reduzir essas taxas do Ensino Médio terem sido úteis, escolas ainda não estão abordando o problema de forma agressiva o suficiente para causar um impacto significativo no fenômeno. Diante disso, este estudo teve como objetivo sintetizar as evidências disponíveis sobre fatores de risco para absenteísmo e evasão escolar.
Brasil, cultura e patriarcado: desdobramentos políticos e sociais
Antropologia, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia e Formação de ProfessoresNos tempos atuais, ouvimos e lemos, com alguma frequência, a palavra Patriarcado. Quase sempre, os textos que a empregam a utilizam em um tom emocional ou mesmo exaltado para protestar, pedir, reivindicar ou exigir algo em favor do gênero feminino. O que é Patriarcado? Com a proposta de veicular de maneira clara, imparcial e não sectária a origem, a conceituação e os efeitos socioculturais do termo “Patriarcado”, foi formatado este estudo. Esperamos que o conteúdo seja um instrumento a mais na construção da democracia, do respeito e da equidade e usado em benefício da formação da cidadania e do desenvolvimento socioemocional das novas gerações.
Ensino não presencial no Brasil: uma política discriminatória para a educação do aluno trabalhador
Educação a Distância e Política EducacionalO texto analisa o ensino não presencial em tempos de pandemia como política discriminatória para a educação do aluno-trabalhador. É uma pesquisa bibliográfica e qualitativa que problematiza formas de aplicação de modelos educacionais e verifica sua implementação nesse ambiente. Foram utilizadas entrevistas com alguns pais e professores, a fim de reforçar a hipótese. Considera-se que, nesse cenário nebuloso, a escola pública tem o dever de proporcionar um legado fundamental para a reconstrução do Brasil, visto que foi necessária uma capacitação aguçada, pedagógica e tecnológica do professor.
Uma história a ser registrada
Formação de ProfessoresNo último dia 15, no Brasil foi comemorado o Dia dos Professores. São várias as mensagens enviadas e recebidas que valorizam a dedicação, o esforço, a competência, o carinho e vários outros aspectos da atividade docente, vindas de pessoas como Paulo Freire, Cora Coralina e tantos outros. Esta poesia traz o local de fala da professora, como ela se sente e suas perspectivas de trabalho, numa profissão que não tem manual, não tem soluções prontas; em que os enganos também ajudam a alcançar os melhores resultados; em que o essencial não é saber tudo, mas buscar o sentido de aprender.
As concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do Ensino de Ciências
Avaliação e Formação de ProfessoresEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do ensino de Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, a atividade dos professores. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.
Narrativas de experiências de estágio em contextos não escolares: possibilidades de atuação de profissionais da Pedagogia
Formação de ProfessoresEste artigo, resultante de um trabalho de conclusão de curso, objetivou apresentar experiências vivenciadas no período de estágio curricular em contextos não escolares, destacando-se a atuação do profissional da Pedagogia em suas dimensões. O estudo foi viabilizado por meio de narrativas produzidas durante o curso de licenciatura em Pedagogia realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no Estado do Rio de Janeiro, na modalidade semipresencial, via Consórcio Cederj, que se mostraram um importante instrumento de conhecimento das realidades da profissão.
O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista
Matemática, Educação a Distância e Formação de ProfessoresEste estudo propõe apresentar o construcionismo de Seymour Papert como arrimo para o uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico de Papert e Valente sobre o construcionismo e feita uma consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando os capítulos que o associam ao uso das tecnologias em Matemática. Concluiu-se que as diretrizes vigentes para o componente curricular de Matemática se associam fortemente às ideias construcionistas e que a teoria construcionista pode contribuir para uma visão mais ampla do ensino da Matemática.
Neurociência e Educação: entre saberes e desafios
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaA realidade do século XXI exige novas habilidades para atender às demandas emergenciais da sociedade. A escola, por sua vez, precisa adequar-se a esse cenário. O texto aborda os avanços da Neurociência e sua contribuição para outras áreas do conhecimento, assim como desafios, estratégias e dicas importantes de como articular tais saberes em benefício do sujeito cerebral durante o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, esta proposta vai dialogar com autores que se destacam no estudo da temática, com propósito de articular os benefícios dessa ciência à prática educativa.