Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
O mundo de Paulo Barros e a escola
Formação de Professores

As lições do carnavalesco Paulo Barros sobre criatividade podem ser utilizadas facilmente nas atividades escolares, envolvendo comportamentos cognitivos, emocionais e físicos.

Brincar, brincar... e brincar! Três abordagens possíveis do brincar na Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

As três abordagens do brincar convivem no ambiente escolar e são percebidas na pesquisa feita na Baixada Santista. É importante que o professor perceba a diferença entre elas para dosá-las na sua prática para que as crianças possam exercitar suas leituras do mundo.

A visão de alunos sobre projetos de inclusão na escola: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Um projeto que visa a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Astronomia provocou a participação de colegas num blog e modificou a percepção que muitos tinham acerca da interação com esses estudantes.

As interfaces da Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores e Política Educacional

Para pensar a relação dos jovens com a escola, é preciso analisar o que a escola representa para esses jovens e o papel que os professores desempenham junto a esse público, que historicamente é desatendido pela instituição.

A escola no combate ao Aedes aegypti: uma ação ecopedagógica e interdisciplinar
Formação de Professores e Política Educacional

Uma experiência transdisciplinar voltada para o combate ao vetor transmissor da dengue e do zika vírus tem sua culminância numa importante apresentação de trabalhos e jogos que motivaram e envolveram a comunidade escolar.

A avaliação segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Formação de Professores

A avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática do professor para valorizar experiências, manifestações, descobertas e conquistas dos estudantes, na opinião de José Luis Monteiro da Conceição.

Investigando a relação entre pães mofados e função exponencial
Formação de Professores

Uma experiência com pães mofados é uma etapa para estudar funções exponenciais, tomando por base a Taxonomia de Bloom, levando os alunos ao mais alto patamar de desenvolvimento cognitivo.

O contexto interdisciplinar: entre a teoria e a aprendizagem
Formação de Professores

Uma das formas de atingir as competências e habilidades previstas numa grade curricular é provocar uma aproximação entre as disciplinas, levando a uma aprendizagem menos conceitual.

Dicas de relacionamento com deficientes visuais
Educação Especial e Inclusiva