Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Realocação dos provérbios bíblicos: uma perspectiva possível
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A maleabilidade dos gêneros textuais mostra que textos bíblicos podem ser estudados e trabalhados como “gênero escolar”, o que torna possível desconstruir o domínio religioso atribuído aos provérbios bíblicos, por exemplo.

O que faz um novo diretor de uma escola?
Vivências de Sala de Aula

Interações sociais com um aluno autista
Educação Especial e Inclusiva

Educação em Direitos Humanos em uma perspectiva de gênero na escola
Formação de Professores

É urgente refletir sobre a importância de inserir a questão dos Direitos Humanos nos projetos educacionais. A fim de erradicar as desigualdades verificadas nas relações construídas socialmente – especialmente as de gênero.

A contextualização dos direitos humanos na prática pedagógica
Formação de Professores

A Educação em Direitos Humanos visa consolidar a prática política democrática, fazendo uma leitura de mundo crítica e libertadora, estimulando a participação dos estudantes e da comunidade.

A etnociência na busca de saberes de um agricultor no assentamento agrícola em Lucena, Paraíba
Formação de Professores

É preciso valorizar e divulgar o conhecimento dos especialistas de tradições e de histórias de vida e trabalho, para não perder a essência, a experiência, os saberes e as práticas dessas pessoas para o passar dos anos.

Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos possui características específicas em função do processo de aprendizagem desses estudantes. Como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua inicial dessas pessoas, ela deve ser o ponto de partida para outras aprendizagens.

Misturar é preciso
Formação de Professores

Com uma boa reunião entre professores, é possível realizar uma feira de atividades interdisciplinares – e não apenas de Ciências, de Literatura, de Humanas. Para isso é preciso que os docentes estejam dispostos a experimentar e sair da zona de conforto.

Tecnologia em sala de aula para a inclusão
Educação Especial e Inclusiva