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Jogo Batalha Naval Periódica: uma estratégia de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências
Química e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho teve como objetivo a utilização do jogo Batalha Naval Periódica como estratégia para auxiliar no ensino-aprendizagem de tabela periódica pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A estratégia foi aplicada em três turmas de uma escola pública no município de Itaboraí/RJ. O jogo utilizado foi um tabuleiro de batalha naval empregando uma tabela periódica projetada no quadro branco, em que os alunos, divididos em grupos, escolhiam suas jogadas com base na orientação de períodos e famílias da tabela periódica.

Laboratório de informática: um recurso necessário para o ensino-aprendizagem
Formação de Professores e Política Educacional

Este trabalho relata o uso do laboratório de informática como um recurso fundamental para o ensino-aprendizagem dos alunos, tornando o processo mais dinâmico, criativo e prazeroso. O laboratório de informática nas escolas é um mecanismo essencial para os alunos e para os profissionais da escola para um novo mundo tecnológico. A sociedade está passando por inúmeras mudanças, e uma dessas é a tecnologia, que está presente no cotidiano das pessoas. O método utilizado foi bibliográfico, em diversos artigos, sites, revistas, periódicos etc. e mobiliza-se para a necessidade de mudanças no processo educacional.

Literatura periférica e produção textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras da IFPA
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho tem por finalidade apresentar ações desenvolvidas no projeto Literatura Periférica e Produção Textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras, que faz parte do projeto Pibid Letras do IFPA – Câmpus Belém. Relatamos as ações desenvolvidas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, localizada em um bairro central da cidade de Belém/PA. Em vista disso, conceituamos características da literatura periférica e solicitamos dos alunos uma produção de contos originais voltados a temas dessa literatura como avaliação final da disciplina.

Rendimento escolar e fatores que interferem na aprendizagem de estudantes do 9º ano de escolas de tempo integral do Recife/PE
Instituição Escola

Este trabalho tem por objetivo identificar o rendimento de estudantes do 9º ano de escolas municipais de tempo integral da cidade de Recife/PE, em relação às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como identificar os fatores que interferem na sua aprendizagem. Trata-se de um estudo do tipo quanti-qualitativo, realizado por meio de questionário baseado na escala de Likert. A análise estatística utilizou o teste t de Student e o teste de Friedman. Os resultados mostraram melhor desempenho em Língua Portuguesa, mas os fatores que interferem na aprendizagem são estatisticamente os mesmos.

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este relato de experiência tem o objetivo de compartilhar uma intervenção bem-sucedida na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Unilab. A intervenção ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, em Redenção/CE, na qual ministramos aulas, de maio a junho de 2017, para uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Este relato pode servir como exemplo para professores em formação, considerando as dúvidas relacionadas a como proceder nesta etapa importante dos cursos de Letras.

Um círculo restaurativo com(o) educação antirracista
Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Esta crônica traz uma história fictícia, com elementos constituintes de desafios enfrentados pelos profissionais e instituições de Educação na pandemia da covid-19. Elementos que entraram em ebulição com o retorno das atividades educativas presenciais. O texto aborda também medidas para o melhor enfrentamento dessas questões, tais como a política afirmativa de cotas, a promoção dos direitos humanos, a educação antirracista e para a diversidade cultural, a mediação de conflitos e os processos restaurativos, visando à cultura de paz, à melhoria das relações interpessoais e ao pertencimento comunitário no âmbito escolar.

Resenha do livro "Conscientização - teoria e prática da libertação", de Paulo Freire
Formação de Professores

A seguir, trazemos a resenha da obra Conscientização: Teoria e Prática da Libertação, uma introdução ao Pensamento de Paulo Freire, publicada em 1979; esta é uma produção bibliográfica, desenvolvida em três partes, do professor, educador e filósofo brasileiro. Nela, Paulo Freire reitera a importância da ressignificação da cultura como conceito democraticamente popularizado, contribuinte fatídico à libertação. É indispensável que os homens conheçam os mecanismos condicionantes de sua realidade, visto que a cultura interiorizada é a cultura do dominador/opressor.

A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.

Letramento digital no curso técnico em Guia de Turismo: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do letramento digital para a disciplina Português Aplicado ao Turismo, que se encontra na grade curricular do curso técnico em Guia de Turismo. Tem o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para produção de panfletos para eventos relacionados à área turística. A metodologia escolhida para a intervenção foi uma aula expositiva com o aplicativo Canva, que gera uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, com avaliação coletiva para a observação das aprendizagens.

"Literatura ontem, hoje e amanhã" e suas múltiplas facetas
Instituição Escola

O livro Literatura ontem, hoje e amanhã, de Marisa Lajolo, foi publicado pela Editora Unesp em 2018. A obra nasceu há quarenta anos, em uma edição publicada em 1982, pela Editora Brasiliense, intitulada O que é Literatura? e incluída na Coleção Primeiros Passos. A versão atual baseia-se na original; foi reescrita para atender às novas demandas de uma sociedade mutável e tecnológica e entrelaça as postulações sobre Literatura com as transformações ocorridas no mundo literário; assim, a versão original ganha reescrita, análise e acompanha as diversas mudanças e facetas da Literatura com o passar do tempo.