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Breve reflexão sobre o papel da creche e suas potencialidades para o desenvolvimento infantil
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente artigo é fruto de uma monografia que visou contemplar a importância da creche, levando em consideração o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, uma vez que as práticas pedagógicas inerentes à creche potencializam os aspectos psicomotor, ético-social, interpessoal, psicoafetivo e intelectual e cognitivo. Seguimos uma abordagem qualitativa e bibliográfica, tomando como base os pressupostos teóricos de Dantas, Gonçalves, Bach e Peranzoni, entre outros. A Pedagogia da Infância trabalha de forma integrada os eixos brincar, cuidar e educar e busca a valorização daqueles que atuam na Educação Infantil.

O uso do Instagram para facilitar a compreensão de conceitos de Ciências Biológicas
Avaliação

Tendo por objetivo geral compreender potencialidades do uso do Instagram no processo de ensino-aprendizagem, fez-se o levantamento e a identificação das potenciais possibilidades e dificuldades do uso do aplicativo e outras mídias digitais como ferramenta e elaborou-se material de publicação. Os dados nos levam a defender que é possível ensinar Ciências de maneira descomplicada por meio de uma linguagem híbrida que favoreça a associação de imagem e termos menos técnicos em favor de maior compreensão dos conceitos vinculados, pois é essencial pensar no que é ensinado e como é ensinado.

Atividades ecopedagógicas no período pandêmico: brincando com coisa séria no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras
Ecologia e Meio Ambiente e Educação Infantil

A situação pandêmica da covid-19 fez com que o mundo mudasse a sua rotina, com fechamento de creches, escolas e universidades. Contudo, crianças precisam de causas externas para se desenvolverem e de interações afetivas. Diante disso, as professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras se viram em uma situação desafiadora para o atendimento de crianças de 3 a 5 anos diante do ensino remoto, uma vez que esse público necessita estar presencialmente na escola para brincar e interagir. Este artigo traz um relato de experiência de um trabalho pedagógico no Nedi.

Ensino de Botânica: reflexões sobre a produção acadêmica
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Avaliação, Formação de Professores e Política Educacional

As aulas de Ciências, em especial as de Botânica, carecem de dinamismo devido à abordagem predominantemente descritiva, culminando na “impercepção botânica”. Este estudo analisou dissertações e teses sobre o ensino de Botânica nos últimos cinco anos no portal da Capes. Foram identificados onze documentos, a maioria da Região Sudeste, evidenciando a subvalorização dessa área de pesquisa, apesar da distribuição dos programas de pós-graduação em todo o país. As pesquisas visavam melhorar o ensino de Botânica na Educação Básica, propondo ferramentas pedagógicas para avanços metodológicos.

Dieta sem glúten e sem caseína para crianças com TEA: revisão literária
Nutrição e Alimentos, Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que exerce impacto significativo no desenvolvimento cognitivo infantil; sua etiologia permanece desconhecida, embora seja objeto de diversas hipóteses multifacetadas. O propósito deste estudo é explorar e analisar as mais recentes produções científicas relacionadas à nutrição, especificamente a dieta sem glúten e sem caseína (dieta SGSC), no contexto do tratamento de crianças com TEA. Além disso, busca-se fornecer informações e orientações essenciais para profissionais da Educação, cuidadores e pais e responsáveis para um adequado suporte nutricional durante o período escolar.

Docências extraordinárias: memórias de Paulo Freire sobre a professora Eunice Vasconcelos
História da Educação

A leitura de textos biográficos representa uma importante fonte de conhecimento para a História da Educação. Nesse sentido, propomos a reflexão que trata das memórias de Paulo Freire sobre a professora Eunice Vasconcelos. O estudo foi possibilitado pela pesquisa bibliográfica em interface com a pesquisa (auto)biográfica. Dentre outros aspectos, foi possível observar como a relação docência/discência impactou a vida do jovem estudante pernambucano, traduzida pela amorosidade, sentimento presente nos diálogos e gestos do educador ao longo de sua vida a ponto de escrever um memorial-homenagem para sua professora inesquecível.

Os desafios em desenvolver um projeto de curso profissionalizante - Office Cloud Computer: um estudo de caso
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo examina as dificuldades relacionadas à criação e ao desenvolvimento do curso profissionalizante de Office Cloud Computer tendo como base o Google Drive e o Microsoft OneDrive como ferramentas principais. O projeto foi apresentado para o eixo Informação e Comunicação na Diretoria de Informação Inicial Continuada (DIF) da Faetec/RJ. A proposta foi apresentada em 2022 e aprovada em seguida, entrando na grade de cursos disponíveis para o ciclo seguinte de matrículas na Rede Faetec. No decorrer do artigo, abordamos os desafios do curso e examinamos custos e principais características dessas ferramentas em nuvem.

Educação Ambiental aplicada: um relato de experiência na Educação Infantil
Ecologia e Meio Ambiente e Educação Infantil

É notório que a preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais presente. Este estudo teve como objetivo principal relatar a experiência de uma oficina de Educação Ambiental aplicada por meio de uma abordagem participativa com crianças matriculadas na Educação Infantil. Na ocasião, foram explorados conceitos de Ecologia, conservação da biodiversidade, mudanças climáticas e uso sustentável de recursos, combinando informações teóricas com atividades práticas. Os participantes foram sensibilizados a agir em prol do meio ambiente, demonstrando maior entendimento das questões ambientais e vontade de fazer a diferença.

Residência Pedagógica: a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto
Formação de Professores

A formação de professores, além de ampliar o campo de atuação dos educadores, contribui para o desenvolvimento de cidadãos e profissionais mais competentes. O presente relato tem por objetivo descrever análises e reflexões sobre a aproximação com a docência e a personalização das aprendizagens no ensino remoto desenvolvidas no estágio realizado ao longo do Programa Residência Pedagógica, que representa um desafio às universidades e escolas que promovem iniciativas nesses espaços de formação, pois demonstram promover o desenvolvimento do licenciando, ao valorizar o trabalho coletivo.

A literatura como estratégia para as práticas de letramento bilíngue para os surdos
Comunicação e Educação Especial e Inclusiva

Neste artigo são apresentadas reflexões sobre a importância do contato com a literatura em Libras como estratégia para práticas de letramento bilíngue com estudantes surdos, visto que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada a sua língua de instrução, e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a sua segunda língua. O principal objetivo do estudo é utilizar os textos literários em Libras e as experiências visuais para práticas de letramentos em Libras e na escrita da Língua Portuguesa. Foi realizada pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso; alguns princípios metodológicos podem nortear o letramento bilíngue dos surdos.