Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosEnsino de Ciências Naturais e o combate ao racismo: relato de experiência de atividade comemorativa do Dia da Consciência Negra
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaEste estudo destaca o potencial do ensino de Ciências Naturais como ferramenta para combater o racismo e promover a consciência negra. A metodologia qualitativa de estudo de caso envolveu a leitura e o debate do texto O DNA do racismo com atividades práticas em duas turmas de Ensino Médio, com foco na diversidade humana, cultura negra, racismo ambiental e história do racismo. Os resultados indicaram a efetividade da abordagem para compreender a diversidade humana e refletir acerca do racismo ambiental. O estudo reforça que o ensino de Ciências pode ser uma ferramenta crucial para promover a igualdade e a inclusão social.
A formação inicial do professor de Língua Portuguesa: experiência vivenciada no Projeto Curupira
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo reflete acerca da formação inicial do professor de Língua Portuguesa (LP) por meio da relação teoria x prática durante a graduação. Com base em experiência vivenciada em um projeto denominado Curupira, as autoras relacionam a pertinência de analisar os contextos de ensino aliados às teorias aprendidas na universidade junto à formação de professores reflexivos e pesquisadores de sua área. Após perpassar as teorias de pensadores da Educação, discute-se a experiência docente nesse espaço não formal de ensino e como ela abre um novo olhar referente à prática pedagógica e à trajetória de uma das autoras deste trabalho.
Ensino de transformações químicas por meio de atividades experimentais na Educação Básica
Química e Formação de ProfessoresA abordagem da Química para o Ensino Médio prioriza o livro didático, a verbalização dos conteúdos e a excessiva aplicação de teorias. Esta pesquisa objetivou investigar a contribuição das atividades experimentais como recurso para o ensino, visando contribuir para o ensino das transformações químicas. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, baseada nos três momentos pedagógicos, tendo como participantes estudantes do 1º ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública; a coleta de dados foi realizada por meio de questionários. A análise dos dados baseou-se nas respostas e no discurso dos participantes.
Utilização da inteligência artificial Amazon Alexa no ensino de Língua Inglesa para alunos do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste artigo examina o uso da assistência virtual Amazon Alexa como ferramenta educacional no contexto do ensino de Língua Inglesa em turmas dos 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Informática do IFMT - Câmpus Cáceres, no espaço do Language Lab. Para investigar como a incorporação da Alexa nas aulas de Inglês pode impactar o aprendizado e engajar os alunos de maneira mais eficaz, foi utilizada a observação participante com registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que a Alexa pode ser uma adição valiosa ao ambiente de aprendizado de línguas, desde que haja mediação.
Uso do Plickers como ferramenta de avaliação
AvaliaçãoEste artigo tem como objetivo refletir acerca dos diferentes tipos de avaliação e como os recursos tecnológicos podem auxiliar o docente a executar esse processo de maneira eficaz. O grande número de alunos e o pouco tempo para correção de atividades podem se tornar empecilhos para que essas etapas sejam concluídas com sucesso. Diante do contexto apresentado, o uso correto de ferramentas tecnológicas se torna uma alternativa para melhorar a coleta de dados e o feedback que precisa ser dado ao aluno. Para isso, foram feitos uma revisão bibliográfica e um relato de experiência com uso da plataforma Plickers em turmas de 7° e 8° anos do Ensino Fundamental.
Impulsionando negócios locais: um relato de experiência com o projeto Social'UP protagonizado por estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste relato de experiência apresenta o projeto Social'UP, realizado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Administração da Escola Profissionalizante Deputado José Maria Melo, em Guaraciaba do Norte/CE. O projeto é obrigatório para a disciplina de estágio e teve como objetivo auxiliar empresas locais a utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais para melhorar sua visibilidade e lucratividade. A pesquisa foi aplicada, exploratória e descritiva. Os resultados demonstram que as empresas foram capacitadas para profissionalizar o uso das redes sociais, além de despertar uma consciência social e filantrópica nos alunos.
O professor de Libras em atuação no atendimento educacional especializado em Uberlândia/MG
Educação Especial e InclusivaO artigo discute a experiência de uma professora de Libras em Uberlândia/MG, no contexto do atendimento educacional especializado (AEE). São descritas as estratégias pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais e embasadas em conceitos como identidade e cultura surda, além do ensino de Libras, da Pedagogia Visual, das diretrizes municipais e da BNCC. Métodos qualitativos, como a observação participante e entrevistas, foram empregados. Os resultados revelaram um impacto positivo do trabalho centrado na identidade e na cultura surda, evidenciando maior interesse e motivação do aluno, assim como melhorias em seu entendimento das temáticas.
Unidos pela inclusão: respeito e igualdade - um relato de experiência
Educação Especial e InclusivaO projeto Unidos pela Inclusão: Respeito e Igualdade, proposto pelo Núcleo Territorial NTE-25 e pelo Ministério Público, tinha como finalidade primordial promover uma sociedade mais inclusiva, equitativa e solidária. No entanto, a proposta da professora Sheila Lima foi além de uma simples campanha. Optou-se por proporcionar uma vivência prática, sensibilizando turmas de Análises Clínicas, com visita ao CRE-Idoso (Casa de Repouso de Idosos), a fim de vivenciarem o cotidiano do abrigo. O projeto tinha o intuito de atender uma demanda, mas ultrapassou barreiras, mostrando que a exclusão social causa sentimentos profundos de abandono.
Produção textual em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaA produção textual autônoma/criativa nos anos finais do Ensino Fundamental tornou-se um trabalho que não tem logrado êxito e vem sendo pauta de intensas discussões. Este trabalho buscou agregar aos debates elementos teóricos substanciais, fomentando o aperfeiçoamento do fazer pedagógico. Como resultado, o estudo demonstrou que há uma ampla bibliografia da temática que garante fundamento aos dispositivos legais que norteiam/normatizam a educação nacional, porém são inutilizados devido a falhas sistêmicas. Os dados comprovam a ineficácia do trabalho com produção textual e a necessidade de ressignificá-lo.
Como tornar o ensino da Matemática mais acessível e interessante: práticas pedagógicas em aulas sobre frações
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste trabalho relata uma experiência de ensino de Matemática sobre frações na qual foram adotadas estratégias pedagógicas que conectam os conteúdos a situações cotidianas e profissionais dos estudantes. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo e envolvente, estimulando a adoção de práticas pedagógicas criativas e lúdicas para promover uma melhor aprendizagem da Matemática com o uso de materiais de fácil acesso. A pesquisa incluiu observação sistemática e aplicação de formulário avaliativo durante três aulas sobre frações conduzidas com uma turma do 6º ano de uma escola pública em Lages/SC.