Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros"Lili do Rio Roncador" na educação: uma resenha da obra de Lucília Junqueira de Almeida Prado
Ecologia e Meio Ambiente, Farmácia, Agronomia e Língua Portuguesa e LiteraturaA presente resenha busca apresentar a obra Lili do Rio Roncador, escrita por Lucília Junqueira de Almeida Prado. Inicialmente é feita uma breve contextualização sobre a escritora, enfatizando seus locais de vivência e prêmios recebidos. Em seguida, apresenta-se a obra de modo geral, obedecendo à sequência presente no livro. O trajeto heroico da personagem principal aparece permeado de intertextualidade. Vê-se um animal domesticado, do sexo feminino, no posto de herói; entretanto, é possível perceber algumas aberturas para interpretações ideológicas da obra.
Pibid de Ciências Biológicas: abordagem do tema solo no Ensino Fundamental
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO solo é um importante tema para ser trabalhado, pois por meio dessa temática é possível compreender a sua formação e sua importância no ambiente em que cada um está inserido. O presente trabalho teve como objetivo aprender mais sobre o solo por meio do ensino de Ciências por investigação. De início foi realizada uma atividade prática assíncrona sobre erosão do solo e posteriormente um encontro síncrono sobre formação do solo com os alunos do Pibid. Pode ser observado que os trabalhos foram importantes para entender a formação do solo e a importância da preservação da vegetação.
Matemática: como aprendi, como ensinarei
Matemática e Vivências de Sala de AulaA Matemática está presente no dia a dia, mas a forma de trabalhá-la em sala pode variar, privilegiando experiências do dia a dia. Não é só decorar a tabuada, é possível usar o raciocínio para substituir a memória. Acontece desse modo com os diversos cursos que utilizam conhecimentos matemáticos, como Engenharia, Estatística... porque é a Matemática que resolve problemas práticos. A equipe da escola – professores, coordenadores, diretores – devem se preparar para trabalhar dessa forma, capacitando os estudantes para a vida, para o trabalho, para a vivência em sociedade.
Educação Matemática: a transposição do Ensino Fundamental para o Médio dos estudantes do campo
MatemáticaO presente artigo tem por objetivo analisar a trajetória dos estudantes do Ensino Médio do IFMG – Câmpus São João Evangelista em Matemática. Definiu-se como participantes os estudantes provenientes das zonas rurais regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio Técnico que colaboraram ao responder ao questionário fornecendo os dados necessários à análise de suas trajetórias, a partir de suas percepções a respeito da Educação Matemática e sua transposição do Ensino Fundamental para o Médio. Os resultados sugerem que houve queda no desempenho e na aprendizagem de conceitos matemáticos na transposição para o Ensino Médio.
O bioma Cerrado: uma abordagem interdisciplinar entre Ciências Naturais e Matemática
Botânica, Zoologia e MatemáticaO presente artigo discorre sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid 2018-2020), em uma escola do município de Barreiras/BA, por meio do projeto interdisciplinar bioma Cerrado envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Embora sejam a princípio áreas distintas, quando se trata da necessidade de compreensão da riqueza e diversidade da fauna e flora daquele bioma, é evidente uma abordagem interdisciplinar, integrando objetos de conhecimento específicos dessas áreas.
Histórias em Quadrinhos em sala de aula: uma proposta com o Teorema de Pitágoras
MatemáticaAs histórias em quadrinhos (HQs) revelam-se um interessante recurso no ensino da disciplina de Matemática, uma vez que há o estigma, pelos estudantes, de que “aprender Matemática é difícil”. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e a utilização da HQ intitulada "Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?”, aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública no Espírito Santo, durante o ensino híbrido em 2021, em virtude da pandemia. O objetivo é analisar a produção de significados no uso das HQs nos processos de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras à luz do Modelo dos Campos Semânticos.
O reendereçamento do filme "A ilha" como estratégia didática para o ensino de genética e bioética, no Ensino Médio
Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TVNos dias atuais, percebe-se a dificuldade de inserção de assuntos de natureza abstrata, como Genética, nas salas de aula. Nesse sentido, importa refletir sobre as possibilidades de dinamizar esses conteúdos a fim de ressignificá-los ao estudante. O uso de filmes pode ser uma estratégia de ensino que possibilita êxito no sentido de motivar, problematizar e incentivar aos estudos. Desse modo, o presente estudo trata de uma pesquisa realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio com ênfase no reendereçamento do filme A ilha como estratégia didática para o ensino da Genética.
A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de AulaA pesquisa tem como finalidade investigar a importância dos jogos nas aulas de Matemática como ludicidade, princípio importante no ensino matemático. O objetivo deste trabalho é destacar a importância de ensinar Matemática por meio dos jogos, em uma perspectiva contemporânea, pois eles ajudam o aluno a progredir para uma aprendizagem significativa. O trabalho traz reflexões em torno da atual prática dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental de ensinar conteúdos matemáticos por meio de jogos, deixando de lado a imagem da Matemática como um bicho de sete cabeças.
Cosméticos e alimentos “sem química” são feitos de antimatéria?
Química e Vivências de Sala de AulaAs 14 perguntas e respostas que compõem esse artigo são uma tentativa bem-humorada de relacionar alguns dos encontros e desencontros da Química com o nosso dia a dia. Sua inspiração começou como gracejos com os alunos e entre colegas professores, que por sua vez acabaram também por contribuir com novas e divertidas indagações. Com o tempo, percebemos que, além de cativar o interesse, elas possuem grande potencial educativo, que pode ser facilmente explorado em sala de aula.
O ensino de congruência na Educação Básica
MatemáticaNeste trabalho, descrevemos nossa experiência no projeto de intervenção Congruência no Ensino Fundamental, aplicado em uma turma de 8º ano, em uma escola municipal da cidade de Campos Belos/GO. Destacamos que o estudo da Aritmética dos restos despertou o interesse dos discentes acerca do conteúdo com a aplicação de “adivinhações” e “truques”. Ao apresentarmos problemas envolvendo a Aritmética dos restos (provenientes das provas e do banco de questões da Obmep como “desafios”), o interesse dos estudantes aumentou, pois os incentivamos a elaborar, a “pensar” e a encontrar uma solução.