Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtrosProcesso de aprendizagem estatística com foco em medidas de tendência central e dispersão
MatemáticaUma sequência didática mostra que, utilizando as ferramentas do Google Docs e o software Geogebra, é possível fazer análises estatísticas para obter medidas de tendência central e dispersão de um grupo, com o objetivo de contextualizar os conteúdos de Estatística.
Impactos do processo de musicalidade na Educação Matemática Inclusiva
MatemáticaEste trabalho busca entender a musicalidade como processo do ser humano e expressão entre música e Matemática, com base nos conceitos de neurociência, musicalidade e Educação Matemática, como o Modelo do Código Triplo, com atividades junto a alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Mostra de Astronomia integra alunos dos turnos matutino e noturno
FísicaRealizar uma mostra de estudos de Astronomia no turno da noite de uma escola pública serve como capacitação do aluno como protagonista dos seus estudos e ajuda na valorização de sua participação ativa e sua formação integral como indivíduo.
Recursos didáticos manipulativos e tecnológicos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão
MatemáticaO Laboratório de Ensino de Geometria, da UFF, desenvolveu recursos didáticos manipulativos e virtuais para alunos do Ensino Fundamental e Médio com e sem deficiência, visando à melhoria do ensino da Matemática.
Diferentes significados da fração: um estudo diagnóstico com estudantes do curso de Pedagogia a distância
MatemáticaAo investigar as concepções que alunos de Pedagogia têm do conceito de frações, é possível prever as dificuldades que eles terão como professores; pela metodologia usada, descobre-se que usar um fórum virtual pode ser uma forma de pesquisa qualitativa.
Recursos e adaptação de materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Matemática
MatemáticaRecursos básicos possibilitam práticas pedagógicas inclusivas para o ensino da Matemática, especialmente voltadas àqueles alunos com deficiência visual matriculados em escolas regulares.
Tecnologia, matrizes e a sala de aula
MatemáticaA construção do conceito do Teorema de Tales utilizando o software Régua e Compasso
MatemáticaO uso do software Régua e Compasso foi muito positivo para trabalhar o Teorema de Tales com alunos do 9º ano, em atividades divididas em duas aulas, demonstrando que recursos digitais podem contribuir para os estudos de Geometria.
Modelagem matemática para simulação de interação entre presa Ceratitis capitata e predador Diachasmimorpha longicaudata
MatemáticaA modelagem matemática busca traduzir, para a linguagem matemática, as diversas situações reais para compreender, prever ou simular vias de acontecimento; importante aplicação da modelagem está na área biológica, especialmente no controle de pragas.
Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação
Computação e TecnologiasNa sociedade do conhecimento, é fundamental que o professor esteja preparado para atuar como mediador pedagógico, não aceitando mais o papel de única fonte de informação para o aluno, que tem acesso a diversos recursos tecnológicos.