Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
"Ainda bem que você postou, me deu mais segurança"
Matemática

Reflexões sobre formação continuada de professores de Matemática são registradas em um fórum de discussão sobre o tema e mostram como esse espaço de interação social possui grande potencial de levar os participantes a repensar suas práticas pedagógicas e sanar lacunas em suas formações.

Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência
Física

A realização de projetos de divulgação científica nas escolas exige que a comunidade escolar esteja convencida de sua importância, pois para o sucesso deve haver a colaboração de gestores, professores, alunos e comunidade. Em compensação, esses projetos tornam o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

Formação continuada de professores para a integração dos tablets no ensino da Matemática
Matemática

Uma pesquisa-ação buscou investigar as contribuições de um curso de formação continuada para professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco na integração de tablets na prática pedagógica da Matemática.

Promovendo ensino com investigação: aulas práticas de Ciências usando avaliações microscópicas do sêmen
Biologia e Biociências

O sêmen pode ser um ótimo material para aulas práticas de laboratório de Ciências, pois, além de estudar os aspectos práticos e fisiológicos dele, permite que outros temas como genética e educação sexual sejam discutidos em sala.

Uma reflexão sobre o ensino de combinatória usando modelagem matemática
Matemática

Um caminho alternativo para o ensino de combinatória no Ensino Médio sugere o uso da modelagem matemática, pois gera vantagens no processo de resolução. Entretanto, isso requer a formalização de alguns elementos teóricos.

Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais
Matemática

Este relato apresenta uma iniciativa inclusiva de estágio supervisionado da UNIRIO em parceria com o IBC. Desenvolveu-se uma pesquisa voltada para as características de aprendizagem de alunos com deficiência visual, resultando numa proposta para o ensino de produtos notáveis utilizando materiais adaptados.

A narrativa da história de vida de um aluno cego, estudante de Licenciatura em Matemática no IFMG-SJE
Matemática

Como se dá a inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemática? Este estudo envolveu um aluno cego experiente no uso do soroban e acadêmico do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Foi feita com ele uma entrevista semiestruturada, a fim de conhecer sua história de vida, sua trajetória escolar, os desafios da inclusão e a opção pelo curso superior.

A formação do tutor de matemática
Matemática

A democratização do acesso à internet de banda larga permitiu maior comunicação e alcance das informações socialmente produzidas. Na Educação, houve a ressignificação das estratégias de Educação a Distância adotadas, o que promoveu a alteração nas relações do processo de ensino-aprendizagem.

Utilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria
Matemática

Uma forma de orientar os docentes para a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser por meio de cursos de formação continuada. Um bom exemplo pode ser a utilização do software GeoGebra.

Imagens para representação: prática de desenho técnico para Ensino Médio
Matemática

As imagens mentais são importantes para a formação do raciocínio espacial para a visualização. A representação de vistas ortográficas depende dos conceitos de projeção, da Geometria Descritiva, para o aluno passar da dimensão tridimensional para a representação em papel.