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Práticas sociais de leitura em ambiente familiar: tempos digitais
Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo resulta de um trabalho monográfico que abordou as práticas sociais de leitura em ambiente familiar. Com o objetivo de compreender como se davam essas práticas entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos seus núcleos familiares, a pesquisa dialogou com os Novos Estudos do Letramento e se norteou por duas questões principais: há o risco do desaparecimento da criança leitora tradicional, aquela que lê livros físicos? Pode-se afirmar ser prejudicial o uso das tecnologias digitais nas práticas de leitura entre crianças em idade escolar? Em uma abordagem qualitativa, foram adotados procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo.
Edição especial da revista EaD em Foco: “Contribuições da EaD em tempos de pandemia e de pós-pandemia”
Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEm função da gravidade da pandemia pelo novo coronavírus, a revista EaD em Foco está organizando um número especial, com a proposta de registrar, relatar e divulgar, em formato acadêmico, o impacto das experiências educacionais nesse momento único da sociedade moderna. Os temas das contribuições são amplos, sempre relacionados ao eixo central das contribuições da EaD em tempos de pandemia.
Letramento digital no curso técnico em Guia de Turismo: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasEste artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do letramento digital para a disciplina Português Aplicado ao Turismo, que se encontra na grade curricular do curso técnico em Guia de Turismo. Tem o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para produção de panfletos para eventos relacionados à área turística. A metodologia escolhida para a intervenção foi uma aula expositiva com o aplicativo Canva, que gera uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, com avaliação coletiva para a observação das aprendizagens.
A formação de professores em debate: a experiência da formação continuada de professores de Geografia da Fundação Cecierj
Formação de ProfessoresEste artigo discute o processo de formação continuada de professores/as de Geografia, com base na experiência em cursos de formação continuada a distância oferecidos para professores da rede pública. É abordada a EaD, como modalidade cada vez mais difundida em nossa sociedade, ganhando especial atenção no período de isolamento social, em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV 2. Desse modo, apresentaremos o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como importante metodologia que tem a capacidade de suprir possíveis lacunas na formação inicial desses profissionais, bem como a sua importância na sua formação continuada e em serviço.
Invasão verde: uma proposta de combate à fome aliada ao ensino de ciências e física na comunidade de Donana
Agronomia, Física, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalO objetivo deste trabalho é uma intervenção social, desenvolvendo uma horta comunitária para o combate à fome na comunidade de Donana, em Campos dos Goytacazes/RJ. São usados como referenciais teóricos os conceitos freirianos de dialogicidade e politicidade como atos educativos. A proposta encontra respaldo em projetos de hortas comunitárias em outras comunidades, observando as mudanças proporcionadas por elas. Propomos um projeto de extensão universitária com estudantes do curso de Agronomia para sondar os saberes dos moradores e ampliar seus conhecimentos sobre manuseio de horta comunitária, ajudando-os a cuidar de uma horta e de suas colheitas.
A criação de um ambiente virtual de aprendizagem como forma de avaliação do ensino de soluções: uma proposta didática para as aulas remotas de Química
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEm função da pandemia da covid-19, escolas precisaram aderir ao ensino remoto emergencial, sendo necessárias a adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a adequação de todas as atividades escolares, inclusive as avaliações. Pensando em colaborar com os professores de Química, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de avaliação para aulas remotas referente ao conteúdo de Soluções, através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “Faça você parte da solução”, desenvolvido na plataforma gratuita GO-LAB.
Reuniões virtuais do grupo de pesquisa em Etnomatemática e Etnociência da UFRRJ em tempos de pandemia: um relato de experiência
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaCom a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no ano de 2020, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnociências e Etnomatemática (GEtCiMat) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) decidiu manter suas reuniões por meio de videoconferência, a fim de dar continuidade aos trabalhos, realizar discussões sobre o tema do grupo de pesquisa e compartilhar informações e experiências. Durante esse momento de confinamento momentâneo, juntamente com as incertezas causadas pela pandemia, buscaram-se tecnologias que pudessem estabelecer, de alguma forma, o contato e as discussões que eram rotineiras e anteriores ao distanciamento social. Dessa forma, foi adotado o uso de tecnologias digitais, como WhatsApp, com a finalidade de manter o contato entre os membros de forma assíncrona, e o Skype, destinado às reuniões através de videoconferência síncrona. O objetivo deste texto é relatar de forma cronológica o início da experiência do GEtCiMat com o uso de tais tecnologias de telecomunicação informatizada para a manutenção das discussões, entre elas: currículo, pesquisa em Etnomatemática em andamento e desenvolvidas pelos mestrandos, dificuldades com as práticas em sala de aula no âmbito da Etnomatemática e a partir do ponto de vista dos membros participantes. Conclui-se que houve êxito com a experiência de debate e reflexão sobre os diversos temas através do uso das tecnologias de comunicação síncronas e assíncronas, em especial com a elaboração colaborativa deste relato de experiência.
A Matemática no mundo da Memelândia
Matemática e Vivências de Sala de AulaO presente artigo retrata uma experiência realizada com alunos do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro, tendo como atividade uma exposição virtual intitulada “A Matemática no mundo da Memelândia”, hospedada em plataforma educacional para ser apreciada pelos discentes, docentes e equipe diretiva. O trabalho objetivou identificar as potencialidades dos memes relacionados à Matemática que circundam as redes sociais como recurso pedagógico e elemento no ensino da disciplina. Por propagarem-se rapidamente, os memes estão cada vez mais presentes no círculo social dos estudantes, especialmente no Ensino Médio.
Educação para transformação: formação continuada promovendo aprendizagem significativa
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO relato se justifica pelo fato de a escola de Ensino Fundamental, na Região dos Lagos, ter uma criança com TDAH com comprometimento na área de Linguagem e seus códigos. Assim, deparei-me com a real necessidade de uma formação continuada para intervir, de maneira significativa, no processo de escolarização da criança. Este trabalho analisa os caminhos trilhados para uma educação inclusiva, analisando o papel do professor nesse processo, a partir do conhecimento adquirido no curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj.
Realização de aulas dinâmicas de Imunologia no Ensino Médio – um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaA Imunologia é o estudo do sistema imunológico do nosso corpo. Por sua importância e relevância, este trabalho teve como objetivo exibir o conteúdo “sistema imunológico” para o Ensino Médio de forma divertida e ilustrada para que os estudantes tivessem maior atenção ao tema e à saúde pessoal. Além disso, que reconhecessem a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi feita abordagem do conteúdo de Imunologia em duas turmas do 2º ano da rede estadual de escolas do Vale do Aço, por meio de aulas práticas com o uso de vídeo e jogos lúdicos.