Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
A criação de um ambiente virtual de aprendizagem como forma de avaliação do ensino de soluções: uma proposta didática para as aulas remotas de Química
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Em função da pandemia da covid-19, escolas precisaram aderir ao ensino remoto emergencial, sendo necessárias a adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a adequação de todas as atividades escolares, inclusive as avaliações. Pensando em colaborar com os professores de Química, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de avaliação para aulas remotas referente ao conteúdo de Soluções, através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “Faça você parte da solução”, desenvolvido na plataforma gratuita GO-LAB.

Reuniões virtuais do grupo de pesquisa em Etnomatemática e Etnociência da UFRRJ em tempos de pandemia: um relato de experiência
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no ano de 2020, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnociências e Etnomatemática (GEtCiMat) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) decidiu manter suas reuniões por meio de videoconferência, a fim de dar continuidade aos trabalhos, realizar discussões sobre o tema do grupo de pesquisa e compartilhar informações e experiências. Durante esse momento de confinamento momentâneo, juntamente com as incertezas causadas pela pandemia, buscaram-se tecnologias que pudessem estabelecer, de alguma forma, o contato e as discussões que eram rotineiras e anteriores ao distanciamento social. Dessa forma, foi adotado o uso de tecnologias digitais, como WhatsApp, com a finalidade de manter o contato entre os membros de forma assíncrona, e o Skype, destinado às reuniões através de videoconferência síncrona. O objetivo deste texto é relatar de forma cronológica o início da experiência do GEtCiMat com o uso de tais tecnologias de telecomunicação informatizada para a manutenção das discussões, entre elas: currículo, pesquisa em Etnomatemática em andamento e desenvolvidas pelos mestrandos, dificuldades com as práticas em sala de aula no âmbito da Etnomatemática e a partir do ponto de vista dos membros participantes. Conclui-se que houve êxito com a experiência de debate e reflexão sobre os diversos temas através do uso das tecnologias de comunicação síncronas e assíncronas, em especial com a elaboração colaborativa deste relato de experiência.

A Matemática no mundo da Memelândia
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo retrata uma experiência realizada com alunos do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro, tendo como atividade uma exposição virtual intitulada “A Matemática no mundo da Memelândia”, hospedada em plataforma educacional para ser apreciada pelos discentes, docentes e equipe diretiva. O trabalho objetivou identificar as potencialidades dos memes relacionados à Matemática que circundam as redes sociais como recurso pedagógico e elemento no ensino da disciplina. Por propagarem-se rapidamente, os memes estão cada vez mais presentes no círculo social dos estudantes, especialmente no Ensino Médio.

Educação para transformação: formação continuada promovendo aprendizagem significativa
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O relato se justifica pelo fato de a escola de Ensino Fundamental, na Região dos Lagos, ter uma criança com TDAH com comprometimento na área de Linguagem e seus códigos. Assim, deparei-me com a real necessidade de uma formação continuada para intervir, de maneira significativa, no processo de escolarização da criança. Este trabalho analisa os caminhos trilhados para uma educação inclusiva, analisando o papel do professor nesse processo, a partir do conhecimento adquirido no curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj.

Realização de aulas dinâmicas de Imunologia no Ensino Médio – um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

A Imunologia é o estudo do sistema imunológico do nosso corpo. Por sua importância e relevância, este trabalho teve como objetivo exibir o conteúdo “sistema imunológico” para o Ensino Médio de forma divertida e ilustrada para que os estudantes tivessem maior atenção ao tema e à saúde pessoal. Além disso, que reconhecessem a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi feita abordagem do conteúdo de Imunologia em duas turmas do 2º ano da rede estadual de escolas do Vale do Aço, por meio de aulas práticas com o uso de vídeo e jogos lúdicos.

Impulsionando negócios locais: um relato de experiência com o projeto Social'UP protagonizado por estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este relato de experiência apresenta o projeto Social'UP, realizado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Administração da Escola Profissionalizante Deputado José Maria Melo, em Guaraciaba do Norte/CE. O projeto é obrigatório para a disciplina de estágio e teve como objetivo auxiliar empresas locais a utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais para melhorar sua visibilidade e lucratividade. A pesquisa foi aplicada, exploratória e descritiva. Os resultados demonstram que as empresas foram capacitadas para profissionalizar o uso das redes sociais, além de despertar uma consciência social e filantrópica nos alunos.

A ilusão das relações sociais no confinamento – um retrato social no filme "BigBug"
Comunicação, Sociologia, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a ilusão das relações sociais durante o confinamento, retratada no filme BigBug. O filme segue a personagem principal, que deseja conhecer alguém conectando-se com outras pessoas para ter vida social. A ilusão das relações sociais é explorada durante todo o filme, destacando as limitações impostas pelo governo e as consequências de suas escolhas. Este artigo mostra como a ilusão das relações sociais pode ter profundo efeito na vida das pessoas. O objetivo é analisar a dicotomia entre homem x máquina, procurando explorar como as restrições de espaços e liberdade influenciam as relações interpessoais.

Simulação em Saúde: estratégia de aprendizagem ativa para estudantes de escolas técnicas
Saúde

O curso técnico em Análises Clínicas capacita o estudante para trabalhar na área da Saúde, principalmente em laboratórios, com preparação profissional para diagnosticar os mais variados tipos de doenças tomando por base análises minuciosas; ele pode atuar também como responsável pela coleta de sangue em exames. Este trabalho apresenta a descrição de uma experiência com o projeto Simulação em Saúde, um modelo de simulação para a aprendizagem ativa do estudante, fornecendo uma qualificação que articula ensino, pesquisa e cuidado ao longo de uma situação real do fazer coletivo nos sistemas de saúde.

Educação Infantil de modo remoto? Como assim?
Educação Infantil

Este texto foi escrito com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Campo Grande/MS no decorrer de 2020, referentes às estratégias construídas diante do desafio de realizar um trabalho pedagógico remoto para a Educação Infantil. Ao propor reflexões acerca das principais dificuldades que emergiram, sinaliza a fragilidade e insuficiência do modelo remoto quando consideradas as características próprias da Educação Infantil e as implicações de sua exequibilidade.

Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica
Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.