Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Reflexões sobre a prática educacional no século XXI em tempos de pandemia
Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

No contexto da pandemia, professores se viram diante da necessidade repentina de mudanças na instituição escolar e reelaborar suas práticas pedagógicas. Emergiu com força um tema já bastante conhecido na área da Educação: o uso de tecnologias integrado ao processo de ensino-aprendizagem, temática que não é nova, visto que já vem sendo bem trabalhada por autores como Manuel Castells, Pierre Lévy, José Manuel Moran e Vani Moreira Kenski, entre outros.

Extraindo o DNA de vegetais: uma proposta de aula prática para facilitar a aprendizagem de Genética no Ensino Médio
Biologia e Biociências

A Genética é uma área fascinante; no entanto, é dotada de termos e processos muitas vezes abstratos que podem desmotivar a aprendizagem dos alunos. Dessa maneira, para superar tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática aos alunos do Ensino Médio utilizando materiais simples e de baixo custo sobre a extração de DNA de frutas do cotidiano, como a banana, o mamão, a uva e o tomate, além de outros alimentos, como a cebola e o alho. Experimentação, ensino, biologia, genética, DNA.

Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus
Formação de Professores

As transformações no campo da Educação impulsionadas pelas tecnologias da informação e comunicação alteraram a gênese social de modo significativo. Este trabalho discorre sobre as perspectivas e os desafios que os professores enfrentam para trabalhar com as novas tecnologias da informação e comunicação, bem como as dificuldades enfrentadas em decorrência do enfrentamento do vírus SARS-COV-2, mostrando as metodologias e modelos de avaliações que podem ser aplicadas com o uso das TIC com o intuito de promover uma aprendizagem significativa dos alunos.

A Estatística nas provas da primeira fase da OBMEP para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo traz resultados de análises feitas em provas de edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entre 2005 e 2019, a fim de evidenciar quais os conteúdos matemáticos estatísticos abordados, de acordo com os níveis de letramento estatístico definidos por Watson e Callinghan. Apresentamos considerações acerca de letramento estatístico e da investigação para saber se o tema central desta pesquisa já foi tema de estudo dos programas de mestrado profissional em Matemática e Ensino de Ciências em Minas Gerais. Foram observadas onze questões que abordam conteúdos estatísticos e nível de letramento estatístico.

O diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos: uma revisão da prática na Escola Simão Angelo, em Penaforte/CE
Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa destaca recursos capazes de qualificar o ensino-aprendizagem: diálogo e cooperação, aproximando alunos e professores, mediando conflitos e reduzindo o desestímulo, desinteresse e indisciplina, que interferem na qualidade do ensino e aprendizagem e no rendimento. Seu objetivo é destacar o diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica associada à pesquisa de opinião e percepção da realidade escolar. Justifica-se por identificar práticas que tornam o ato educativo mais atrativo e produtivo aos sujeitos que compõem a escola.

Trabalhando o conceito de bairro no Ensino Fundamental em Nova Iguaçu/RJ: análise de mapas mentais
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

O presente texto tem por objetivo trabalhar o conceito de bairro por meio da confecção de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais, que é muito rica para os estudos relacionados à Geografia e ao letramento cartográfico. Os mapas mentais produzidos pelos referidos discentes se mostraram como um grande instrumento para o ensino da Geografia, sendo utilizados para analisar o espaço vivenciado pelos alunos.

Resenha do livro "Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem”
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Esta resenha tem como base o livro Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem, que tem como organizadores Márcia Denise Pletsch, Izadora Martins da Silva de Souza, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira e Alexandre Rodrigues de Assis e foi publicado em 2021. O foco do livro é apresentar estratégias factíveis e efetivas para a inclusão escolar de pessoas com deficiência, seja no Ensino Superior, seja na Educação Básica. A intenção do livro é apresentar algumas ideias que garantam a participação desses estudantes nas atividades escolares.

Drogas como temática para o ensino de Ciências: análise dos conteúdos e abordagens de livros didáticos do Ensino Fundamental
Saúde, Biologia e Biociências, Instituição Escola e Cidadania e Comportamento

O presente trabalho analisa se e como o tema drogas é discutido nos livros didáticos de Ciências, levando em consideração os conceitos e as abordagens utilizados, assim como a quantidade e a qualidade das informações. Os livros didáticos analisados foram obtidos no site do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e estavam disponíveis para escolha de 2018 a 2021. A análise mostrou que em alguns livros o tema está presente, mas fica evidente a falta de informações. Embora os conteúdos sejam apresentados de forma contextualizada, aproximando o conteúdo do contexto do aluno, observamos uma abordagem fragmentada, sem ligação com outras disciplinas.

Audiovisualidades na Educação para as Drogas: possibilidades educativas no ensino em Biociências e Saúde
Biologia e Biociências

Dados demostram o aumento do uso de drogas entre adolescentes e adultos, seja com fim recreativo ou se aproximando de práticas de abuso. Trabalhos que refletem sobre políticas públicas na adolescência discutem ser necessário desconstruir uma visão meramente proibitiva, mediante ações que estimulem o vínculo social, a integração familiar e laços afetivos. Ideias disseminadas na sociedade ampliam as resistências e dificuldades sociais e pedagógicas em abordar o tema. Levantamos possibilidades de articulação entre audiovisualidades e práticas pedagógicas no ensino em Biociências e Saúde.

Investigando as percepções dos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte acerca da importância do ensino de Astronomia
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica na Educação Básica promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Nesta pesquisa investigaram-se os argumentos de estudantes do Ensino Médio para justificar o ensino de Astronomia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de intervenção. Os dados coletados foram tabulados, e os resultados mostram a importância do conhecimento a respeito de como os estudantes compreendem a relevância do ensino e como a iniciação científica se configura importante oportunidade formativa para os estudantes da Educação Básica.