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Drogas como temática para o ensino de Ciências: análise dos conteúdos e abordagens de livros didáticos do Ensino Fundamental
Saúde, Biologia e Biociências, Instituição Escola e Cidadania e Comportamento

O presente trabalho analisa se e como o tema drogas é discutido nos livros didáticos de Ciências, levando em consideração os conceitos e as abordagens utilizados, assim como a quantidade e a qualidade das informações. Os livros didáticos analisados foram obtidos no site do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e estavam disponíveis para escolha de 2018 a 2021. A análise mostrou que em alguns livros o tema está presente, mas fica evidente a falta de informações. Embora os conteúdos sejam apresentados de forma contextualizada, aproximando o conteúdo do contexto do aluno, observamos uma abordagem fragmentada, sem ligação com outras disciplinas.

Audiovisualidades na Educação para as Drogas: possibilidades educativas no ensino em Biociências e Saúde
Biologia e Biociências

Dados demostram o aumento do uso de drogas entre adolescentes e adultos, seja com fim recreativo ou se aproximando de práticas de abuso. Trabalhos que refletem sobre políticas públicas na adolescência discutem ser necessário desconstruir uma visão meramente proibitiva, mediante ações que estimulem o vínculo social, a integração familiar e laços afetivos. Ideias disseminadas na sociedade ampliam as resistências e dificuldades sociais e pedagógicas em abordar o tema. Levantamos possibilidades de articulação entre audiovisualidades e práticas pedagógicas no ensino em Biociências e Saúde.

Investigando as percepções dos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte acerca da importância do ensino de Astronomia
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica na Educação Básica promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Nesta pesquisa investigaram-se os argumentos de estudantes do Ensino Médio para justificar o ensino de Astronomia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de intervenção. Os dados coletados foram tabulados, e os resultados mostram a importância do conhecimento a respeito de como os estudantes compreendem a relevância do ensino e como a iniciação científica se configura importante oportunidade formativa para os estudantes da Educação Básica.

Rendimento escolar e fatores que interferem na aprendizagem de estudantes do 9º ano de escolas de tempo integral do Recife/PE
Instituição Escola

Este trabalho tem por objetivo identificar o rendimento de estudantes do 9º ano de escolas municipais de tempo integral da cidade de Recife/PE, em relação às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como identificar os fatores que interferem na sua aprendizagem. Trata-se de um estudo do tipo quanti-qualitativo, realizado por meio de questionário baseado na escala de Likert. A análise estatística utilizou o teste t de Student e o teste de Friedman. Os resultados mostraram melhor desempenho em Língua Portuguesa, mas os fatores que interferem na aprendizagem são estatisticamente os mesmos.

Novos olhares para a Geografia Escolar: experiências docentes em escola municipal de Fortaleza/CE
Geografia e Vivências de Sala de Aula

Durante muitas décadas, a Geografia Escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado, é necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar as experiências docentes no ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas de 2020 a 2022. Este artigo é um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE/Unilab). Utilizamos levantamento bibliográfico e observação participante na sua construção.

A metodologia ativa na contemporaneidade: perspectivas da prática docente dos professores da rede municipal de Manaus/AM
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tem como finalidade analisar a metodologia ativa na contemporaneidade e as perspectivas à prática docente dos professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM. Para tanto foram traçados objetivos específicos: conhecer a história e o conceito da metodologia ativa e destacar as estratégias de metodologias ativas no contexto educativo de tempo integral de Manaus. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, o que fundamenta a sistematização das informações coletadas a partir da leitura dos trabalhos levantados entre os meses de fevereiro e maio de 2021.

Educação Ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente: possíveis encontros
Ecologia e Meio Ambiente

Vivenciamos, na atualidade, um aumento significativo de problemáticas de ordem social e política que impactam o meio ambiente. O mundo atual é dominado pela lógica capitalista, que enaltece o consumo exagerado. Diante de tais problemáticas, este artigo tem como objetivo sensibilizar professores de Educação Básica para o trabalho com a preservação ambiental, sustentabilidade e Educação Ambiental, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tal, realizamos buscas em base de dados confiáveis e selecionamos artigos com essas temáticas que, pelas nossas análises, apresentam possibilidades de “encontros” entre Educação Ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente. Assim, além de apresentar aos leitores uma síntese de como a relação consumo e degradação ambiental tem sido abordada por esses autores, intentamos que o presente estudo possa despertar para a urgência de diálogos sobre a preservação ambiental, bem como para as possibilidades de uma educação interdisciplinar nesse sentido.

O referencial curricular municipal e suas contribuições no projeto das escolas do município de Pedrão/BA
Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo retrata a experiência vivenciada pelos professores da cidade de Pedrão/BA no que diz respeito à elaboração do referencial curricular municipal, bem como às suas contribuições no projeto da escola. Assim, a pesquisa aqui estudada teorizou sobre a importância do referencial curricular como ferramenta para auxiliar em diferentes práticas pedagógicas e de como a comunidade escolar pode contribuir para a sua construção. Para tanto, foram empregadas atividades de leituras bibliográficas e digitais, aplicação de questionários e entrevistas, realizadas virtualmente devido ao momento pandêmico.

Relato de experiência: trabalhando as emoções na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A pandemia causada pela covid-19 golpeou gravemente todo o sistema educacional, apresentando impactos inimagináveis nas interações, inter-relações e afeto. Diante desse cenário, de uma hora para outra os alunos ficaram impossibilitados de ir à escola. A falta do convívio escolar pode ser devastadora no processo de ensino-aprendizagem, trazendo à tona um mix de emoções. A pandemia possibilitou o hibridismo, isto é a integração humana com a tecnologia. Diante dessa situação desafiadora, trabalhamos a emoção e a afetividade com os nossos educandos no sentido de valorizar os sentimentos relatados.

Formação continuada de professores em perspectiva inclusiva
Formação de Professores

O presente relato apresenta uma experiência de formação continuada de professores que abarcou a dimensão da inclusão em educação. A referida formação aconteceu remotamente, no ano de 2020, e foi promovida por uma escola de Educação Básica localizada no município de Niterói/RJ. Inicialmente, destaca-se a importância do papel do professor no processo da inclusão escolar e a necessidade de cursos de formação inicial e continuada serem organizados com base na perspectiva da inclusão. Em seguida, são expostos os motivos que inspiraram a organização da proposta, bem como informações relacionadas à elaboração e ao desenvolvimento do curso.