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Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaO trabalho compara e analisa as práticas de mapeamento realizadas durante o percurso do Pibid/Educação Física, marcado pelas mudanças e impactos promovidos pelo modelo remoto de ensino adotado e sua transição para o modelo presencial, decorrentes da pandemia; toma como empiria as narrativas e os registros produzidos por alunos da escola e bolsistas do Pibid, interpreta os dados produzidos a partir das formulações de Neira e Nunes acerca do Currículo Cultural de Educação Física e reafirma a importância da escola como criadora de currículo comprometido com a valorização da vida e da diferença no contexto do seu território.
Estratégias pedagógicas na Educação Infantil no contexto de ensino remoto em uma escola da rede municipal de Parnaíba/PI
Educação InfantilEste artigo discute os resultados de um estudo sobre as estratégias pedagógicas adotadas em uma escola de Educação Infantil durante o ensino remoto, no ano de 2021. Estratégias pedagógicas são ações elaboradas e organizadas para aperfeiçoar a prática de ensino com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de seus alunos. Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, atendendo crianças de 0 a 5 anos de idade, com a finalidade de promover o desenvolvimento holístico dos alunos. O ensino remoto foi a solução para as aulas no contexto da pandemia para que não ocorresse a quebra total dos vínculos entre a escola e as crianças.
Ensinando Biologia em tempos de pandemia: um laboratório caseiro com materiais simples e de baixo custo para a simulação da digestão de proteínas
Biologia e BiociênciasO tema Fisiologia Animal – Sistema Digestório detém diversas estruturas, mecanismos e processos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos discentes. Para trabalhar tal tema, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade da existência de um laboratório físico. Os alunos irão utilizar materiais para simular o processo de digestão das proteínas, utilizando frutas tropicais, amaciante de carne e sachê de enzimas digestivas, correlacionando ao conteúdo aprendido nas aulas teóricas do sistema digestório humano. Assim, acreditamos que a abordagem para os alunos do Ensino Médio possa facilitar a sua aprendizagem, despertando o lado crítico e científico dos alunos.
Projeto Biblioteca de Aulas: relato de experiência em escola pública
Vivências de Sala de AulaEste artigo fala sobre um projeto independente de voluntariado com graduandos da UFF chamado Biblioteca de Aulas, em comunidade escolar, comparando o começo e final das aulas, com depoimentos de professores e a experiência dos voluntários. O objetivo é incentivar nos alunos o interesse em aprender e empreender. A questão de pesquisa é como abordar os alunos com temas de empreendedorismo ou outros assuntos do mundo do trabalho. O artigo visa descrever a experiência de ser universitário voluntário em uma escola pública em periferia.
Prática teatral para a educação das crianças – algumas contribuições pedagógicas
Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste trabalho se propõe a discutir as contribuições dadas pelo Teatro ao desenvolvimento de crianças em fase de escolarização e a maneira como os saberes relacionados ao seu ensino estão dispostos na legislação educacional brasileira, mediante a aplicação de uma prática interventiva realizada na disciplina Arte e Educação, ministrada para alunas do 4º período do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus São Sebastião do IFB. Foi possível perceber que, por meio de jogos teatrais, de construções de cenas e de leituras dramáticas, é possível desenvolver competências e habilidades essenciais.
O universo virtual como conteúdo de trabalho em sala de aula: relatos de experiência
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaOs trabalhos com as tecnologias nas escolas devem ir além do simples operacional na utilização de mecanismos práticos e de acesso à internet. Eles devem possibilitar a reflexão sobre posturas e comportamentos sobre o que é publicado nas redes, problematizando as suas consequências. Neste documento, apresentamos duas iniciativas realizadas em nossa prática educativa; nelas, os conteúdos virtuais são veiculados nas plataformas digitais como focos de trabalho, com o intuito de melhor pensar a forma como nos comportamos em determinados espaços virtuais de comunicação.
"O diário de Anne Frank" na escola: diálogos de reencontro
Vivências de Sala de AulaEste texto narra o desenvolvimento da atividade de leitura do livro O diário de Anne Frank (2017) em quadrinhos realizada em 2021, no contexto de ensino remoto emergencial, com uma turma de 5º ano do Colégio Pedro II, escola pública federal situada na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo principal era proporcionar aos estudantes momentos de trocas referentes às experiências advindas do isolamento social imposto pela pandemia. A experiência foi significativa para o grupo; foi possível observar, ao longo de nossas leituras e diálogos, uma troca de experiências afetiva, com o envolvimento entre pares.
Tecnologias educacionais e divulgação científica no ensino de Ciências: desenvolvimento e usabilidade do aplicativo CiênciaGO
Biologia e Biociências, Física e QuímicaDiante das constantes negações à ciência, atualmente a divulgação científica é cada vez mais necessária e o ambiente educacional é um forte apoio a essa divulgação. Dessa forma, faz-se necessário emancipar o estudante quanto à sua formação científica também no ambiente virtual. Assim, foi desenvolvido um aplicativo de divulgação científica chamado CiênciaGO. Seu uso foi avaliado por professores de Ciências do Ensino Médio de Picos/PI, e os resultados mostram que é necessária uma prática de divulgação científica aliada a uma maior contextualização dos conceitos sobre a qual o professor posiciona-se como mediador entre o estudante e o conhecimento.
A escola que queremos em tempos de crises: reflexões a partir da pandemia
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalFaz-se um retrospecto crítico sobre a História da Educação no Brasil em interface com as discussões sobre a estrutura de classes da sociedade e como isto configura um tipo de educação e sociedade voltadas para os que detêm poder econômico e prestígio social, em detrimento das minorias e classes menos favorecidas. Objetiva-se um olhar especialmente para a situação de jovens e adultos, e as consequências nefastas de uma educação e sociedade que os marginalizam. Propõe-se, ao final, a importância da discussão e afirmação de políticas públicas educacionais voltadas para essa parcela da população de forma cada vez mais eficaz e comprometida, como o Ensino Médio Integrado e Proeja.
Ensino inclusivo: relatos de experiência de professores da sala de atendimento educacional especializado
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste artigo refere-se à apresentação de experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas no período remoto durante a pandemia da covid-19 em uma turma de atendimento educacional especializado (AEE) da rede estadual de educação no município de Sinop/MT. O público-alvo são 40 alunos com idade entre 12 e 22 anos de idade do Ensino Fundamental II e Médio. O artigo aborda as ações que foram realizadas junto a pais e alunos com a finalidade de dar continuidade às aulas em modelo remoto, por meio de vídeos e/ou individualmente.