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Professor, pesquisador ou ambos? Apresentação do problema
História, Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

O objetivo do texto é refletir sobre a relação entre docência e pesquisa acadêmica, tomando como exemplo o caso da História. Descreve-se o cenário em que se encontram profissionais recém-formados que ocupam um “não lugar” no mercado de trabalho. Não há espaço nas universidades e, em muitos casos, tampouco nas escolas, inclusive públicas. Se o ambiente escolar vem se tornando hostil à intelectualidade, por não estar estruturado para que os docentes possam aplicar e desenvolver com a devida qualidade o pensamento crítico aprendido em anos de formação, é necessário refletir e apresentar algumas propostas a esse respeito.

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: uma revisão narrativa de literatura
Educação Infantil

Este artigo traz uma revisão narrativa de literatura acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O trabalho teve como objetivo mapear artigos que abordam os desafios, as estratégias e os impactos dessa transição, fundamentando-se em trabalhos recentes do Google Acadêmico. Foram encontrados 15.600 artigos a respeito do tema, dos quais 15 foram analisados. Essa transição ainda é um desafio e deve ocorrer de forma fluida e sem rupturas pedagógicas. Para que isso aconteça, é necessário que haja formação continuada dos docentes e acolhimento das crianças com afetividade e propostas lúdicas.

A Estatística nas provas da primeira fase da OBMEP para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo traz resultados de análises feitas em provas de edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entre 2005 e 2019, a fim de evidenciar quais os conteúdos matemáticos estatísticos abordados, de acordo com os níveis de letramento estatístico definidos por Watson e Callinghan. Apresentamos considerações acerca de letramento estatístico e da investigação para saber se o tema central desta pesquisa já foi tema de estudo dos programas de mestrado profissional em Matemática e Ensino de Ciências em Minas Gerais. Foram observadas onze questões que abordam conteúdos estatísticos e nível de letramento estatístico.

Um diálogo reflexivo sobre o ensino de Botânica no contexto da cultura surda
Botânica e Formação de Professores

A escola vem sendo construída ao longo dos últimos anos para reconhecer e atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes, promovendo, consequentemente, a efetiva inclusão escolar e social. Diante disso, o presente trabalho apresenta relatos reflexivos sobre o ensino de Biologia, especialmente de Morfologia Vegetal, para alunos surdos de escolas públicas de Fortaleza/CE. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, classificada como estudo de caso, utilizou como método de coleta de dados a observação participante, com registro e análise que foram realizados por meio do diário reflexivo do autor.

O diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos: uma revisão da prática na Escola Simão Angelo, em Penaforte/CE
Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa destaca recursos capazes de qualificar o ensino-aprendizagem: diálogo e cooperação, aproximando alunos e professores, mediando conflitos e reduzindo o desestímulo, desinteresse e indisciplina, que interferem na qualidade do ensino e aprendizagem e no rendimento. Seu objetivo é destacar o diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica associada à pesquisa de opinião e percepção da realidade escolar. Justifica-se por identificar práticas que tornam o ato educativo mais atrativo e produtivo aos sujeitos que compõem a escola.

Trabalhando o conceito de bairro no Ensino Fundamental em Nova Iguaçu/RJ: análise de mapas mentais
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

O presente texto tem por objetivo trabalhar o conceito de bairro por meio da confecção de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais, que é muito rica para os estudos relacionados à Geografia e ao letramento cartográfico. Os mapas mentais produzidos pelos referidos discentes se mostraram como um grande instrumento para o ensino da Geografia, sendo utilizados para analisar o espaço vivenciado pelos alunos.

Resenha do livro "Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem”
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Esta resenha tem como base o livro Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem, que tem como organizadores Márcia Denise Pletsch, Izadora Martins da Silva de Souza, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira e Alexandre Rodrigues de Assis e foi publicado em 2021. O foco do livro é apresentar estratégias factíveis e efetivas para a inclusão escolar de pessoas com deficiência, seja no Ensino Superior, seja na Educação Básica. A intenção do livro é apresentar algumas ideias que garantam a participação desses estudantes nas atividades escolares.

Drogas como temática para o ensino de Ciências: análise dos conteúdos e abordagens de livros didáticos do Ensino Fundamental
Saúde, Biologia e Biociências, Instituição Escola e Cidadania e Comportamento

O presente trabalho analisa se e como o tema drogas é discutido nos livros didáticos de Ciências, levando em consideração os conceitos e as abordagens utilizados, assim como a quantidade e a qualidade das informações. Os livros didáticos analisados foram obtidos no site do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e estavam disponíveis para escolha de 2018 a 2021. A análise mostrou que em alguns livros o tema está presente, mas fica evidente a falta de informações. Embora os conteúdos sejam apresentados de forma contextualizada, aproximando o conteúdo do contexto do aluno, observamos uma abordagem fragmentada, sem ligação com outras disciplinas.

Audiovisualidades na Educação para as Drogas: possibilidades educativas no ensino em Biociências e Saúde
Biologia e Biociências

Dados demostram o aumento do uso de drogas entre adolescentes e adultos, seja com fim recreativo ou se aproximando de práticas de abuso. Trabalhos que refletem sobre políticas públicas na adolescência discutem ser necessário desconstruir uma visão meramente proibitiva, mediante ações que estimulem o vínculo social, a integração familiar e laços afetivos. Ideias disseminadas na sociedade ampliam as resistências e dificuldades sociais e pedagógicas em abordar o tema. Levantamos possibilidades de articulação entre audiovisualidades e práticas pedagógicas no ensino em Biociências e Saúde.

Sexualidade: a escola como espaço para reflexão e discussão
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Evidenciar a efetividade da abordagem do tema sexualidade no ensino público e analisar a realidade de jovens do Ensino Médio de Cachoeiro de Itapemirim/ES são o cerne deste estudo, que busca sintetizar as demandas dos alunos e os momentos em que a escola enfrenta barreiras para construir um conhecimento aprofundado e saudável sobre o tema. Os resultados apontaram discrepâncias entre diretrizes educacionais e prática escolar, evidenciando barreiras estruturais e culturais e a necessidade de intervenção diante dos impactos da falta de educação sexual na vida desses jovens.