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Educação Ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente: possíveis encontros
Ecologia e Meio AmbienteVivenciamos, na atualidade, um aumento significativo de problemáticas de ordem social e política que impactam o meio ambiente. O mundo atual é dominado pela lógica capitalista, que enaltece o consumo exagerado. Diante de tais problemáticas, este artigo tem como objetivo sensibilizar professores de Educação Básica para o trabalho com a preservação ambiental, sustentabilidade e Educação Ambiental, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tal, realizamos buscas em base de dados confiáveis e selecionamos artigos com essas temáticas que, pelas nossas análises, apresentam possibilidades de “encontros” entre Educação Ambiental, interdisciplinaridade e consumo consciente. Assim, além de apresentar aos leitores uma síntese de como a relação consumo e degradação ambiental tem sido abordada por esses autores, intentamos que o presente estudo possa despertar para a urgência de diálogos sobre a preservação ambiental, bem como para as possibilidades de uma educação interdisciplinar nesse sentido.
Elaboração e avaliação de um manual didático para alunos com dificuldades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de ProfessoresAs dificuldades de leitura têm permeado as discussões sobre a alfabetização, uma vez que grande parte dos alunos do Ensino Fundamental possui esse problema. O objetivo geral do presente artigo é descrever a elaboração e a avaliação de um Manual Didático com propostas interventivas para alunos com dificuldades de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Manual possui 55 atividades, elaboradas a partir dos métodos fônico e multissensorial, que trabalham a consciência fonológica e a relação grafema-fonema. Sua aplicabilidade foi avaliada por professores do Ensino Fundamental durante um curso de formação online.
O referencial curricular municipal e suas contribuições no projeto das escolas do município de Pedrão/BA
Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Política EducacionalEste artigo retrata a experiência vivenciada pelos professores da cidade de Pedrão/BA no que diz respeito à elaboração do referencial curricular municipal, bem como às suas contribuições no projeto da escola. Assim, a pesquisa aqui estudada teorizou sobre a importância do referencial curricular como ferramenta para auxiliar em diferentes práticas pedagógicas e de como a comunidade escolar pode contribuir para a sua construção. Para tanto, foram empregadas atividades de leituras bibliográficas e digitais, aplicação de questionários e entrevistas, realizadas virtualmente devido ao momento pandêmico.
Psicologia da Educação e tecnologia: relação entre a aprendizagem e as novas ferramentas de conhecimento
Computação e Tecnologias, Psicologia, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo investiga a intersecção entre a Psicologia da Educação e as novas tecnologias, enfatizando como essas ferramentas impactam os processos de aprendizagem. Com plataformas digitais, aplicativos educacionais e recursos interativos, a educação tem se transformado. O trabalho também analisa a exclusão digital nas escolas localizadas em áreas ribeirinhas e interioranas, destacando as desigualdades de acesso à tecnologia educacional e o impacto dessa tecnologia tanto para a aquisição de habilidades cognitivas como no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
Relato de experiência: trabalhando as emoções na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA pandemia causada pela covid-19 golpeou gravemente todo o sistema educacional, apresentando impactos inimagináveis nas interações, inter-relações e afeto. Diante desse cenário, de uma hora para outra os alunos ficaram impossibilitados de ir à escola. A falta do convívio escolar pode ser devastadora no processo de ensino-aprendizagem, trazendo à tona um mix de emoções. A pandemia possibilitou o hibridismo, isto é a integração humana com a tecnologia. Diante dessa situação desafiadora, trabalhamos a emoção e a afetividade com os nossos educandos no sentido de valorizar os sentimentos relatados.
Formação continuada de professores em perspectiva inclusiva
Formação de ProfessoresO presente relato apresenta uma experiência de formação continuada de professores que abarcou a dimensão da inclusão em educação. A referida formação aconteceu remotamente, no ano de 2020, e foi promovida por uma escola de Educação Básica localizada no município de Niterói/RJ. Inicialmente, destaca-se a importância do papel do professor no processo da inclusão escolar e a necessidade de cursos de formação inicial e continuada serem organizados com base na perspectiva da inclusão. Em seguida, são expostos os motivos que inspiraram a organização da proposta, bem como informações relacionadas à elaboração e ao desenvolvimento do curso.
Educação e conectividade: utilização de tecnologias nas práticas de ensino em uma escola pública
Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Política EducacionalO objetivo desta proposta científica é identificar os principais desafios e possibilidades do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente em uma escola da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão/MA. A pesquisa tem intuito descritivo de caráter transversal, qualitativo e observacional pela utilização de trabalhos de renomados autores e materiais já publicados acerca da temática. A metodologia do estudo configura-se como um estudo de caso e a conclusão do estudo apresentou-se por meio de resultados obtidos durante o período da coleta de dados.
Planejando e refletindo: experiências do projeto de extensão permanente Alimentação Saudável na Escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Educação InfantilEste relato trata das atividades do projeto de extensão Alimentação Saudável na Escola. Foram construídos materiais educativos para escolares. Ainda devido ao contexto pandêmico, o projeto foi adaptado. A equipe era composta por nove estudantes de Nutrição e Gastronomia e uma nutricionista/docente coordenadora. Os temas escolhidos foram: na, Educação Infantil – De onde vem a comida?; no Ensino Fundamental – grau de processamento de alimentos; no Ensino Médio – redução de resíduos e custo ambiental do consumo. A extensão possibilitou a interação com a comunidade, favorecendo a construção de materiais específicos e adequados.
Formação de professores e a importância do ensino colaborativo para fomentar uma cultura inclusiva
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO objetivo deste relato realizado no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva da Fundação Cecierj é enfatizar, no contexto da pandemia da covid-19, a importância do ensino colaborativo como um dos serviços da Educação Especial, proporcionando a integração dos saberes docentes, considerando as diversas áreas de formação, a fim de promover a qualidade na educação e as melhorias dos processos de ensino-aprendizagem, com o fortalecimento das redes de apoio aos professores por meio da interação e do compartilhamento. Assim, eles se sentem mais engajados e seguros para planejar, instruir e tomar decisões que favoreçam os alunos.
Recursos tecnológicos para promover e preservar o ensino e a cultura tradicional do povo Xukuru de Ororubá em Pesqueira/PE
Instituição EscolaA etnia Xukuru do Ororubá é uma comunidade indígena localizada em Pesqueira, no agreste de Pernambuco. A resistência dos ensinamentos e da cultura da etnia são suas maiores riquezas; os rituais, as crenças e suas atividades mantêm a ancestralidade e os conhecimentos ativos e hereditários. Este trabalho reflete sobre os recursos tecnológicos para prevenção e promoção do ensino e da cultura tradicional do povo Xukuru do Ororubá. Foram examinados estudos publicados em língua portuguesa nos últimos vinte anos, acessados por meio de bancos de dados eletrônicos. A cultura de um povo e a propagação do ensino tradicional para gerações futuras podem ser conduzidas e ampliadas com os recursos tecnológicos existentes.
