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O filme “Extraordinário”: utilizando o cinema para potencializar o ensino e a aprendizagem de temas de Genética no Ensino Médio
Biologia e Biociências e Cinema, Teatro e TV

A Genética se preocupa em estudar os genes e sua transmissão nos organismos O ensino de Genética no Ensino Médio é um desafio para os docentes por conter uma vasta gama de conteúdos muito das vezes abstratos para os alunos compreenderem. Para vencer tais obstáculos, pode ser proposta a abordagem de filmes de cinema que a abordam, facilitando a assimilação de conceitos teóricos, tornando o ensino uma tarefa mais prazerosa. Neste artigo propomos a abordagem do filme Extraordinário para potencializar o ensino de tópicos como herança, mutações e síndromes genéticas; além disso, é proposto um roteiro de questões a serem respondidas pelos alunos ao final da atividade.

Residência Pedagógica: uma experiência que deu certo
Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho é um relato do período de regência escolar no Programa da Residência Pedagógica desenvolvido no Ensino Fundamental II no município de Ibipeba/BA. A pesquisa buscou compreender quais elementos motivam o processo de aprendizagem de estudantes dos anos finais do Fundamental acerca do conteúdo múltiplos e divisores de números inteiros. O objetivo era analisar qual procedimento metodológico foi utilizado em sala de aula para melhor compreensão dos conteúdos, a fim de identificar a melhor motivação para entendimento e analisar maneiras que ajudem os alunos a alcançar melhores resultados.

Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus
Formação de Professores

As transformações no campo da educação impulsionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) alteraram a gênese social de modo significativo. Este trabalho discorre sobre as perspectivas e os desafios que os professores enfrentam para trabalhar com as TIC, bem como as dificuldades enfrentadas em decorrência do enfrentamento do vírus SARS-CoV-2, mostrando as metodologias e modelos de avaliações que podem ser aplicados com o uso das TIC a fim de promover uma aprendizagem significativa dos alunos.

Educação Inclusiva: fatores e aspectos que impactam na formação do professor
Educação Especial e Inclusiva

Este relato de experiência aborda questões vivenciadas pelos autores antes e durante sua participação em um curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva promovido pela Fundação Cecierj. A temática desse curso coincide com o objeto deste relato e também é o ponto de partida para a reflexão que ele promove, sobre fatores e aspectos que impactam a formação do professor, a transformação do saber e as práticas tradicionais da educação inclusiva. Com este trabalho, os autores se propõem a elaborar um relato sobre sua trajetória como cursistas, com foco na formação de professores, ressaltando as contribuições do curso como um todo.

A arte como combate à crise de audiência e ao adoecimento mental na escola
Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Neste artigo, apontamos um desafio a ser enfrentado na educação brasileira: superar a crise de audiência nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que vêm sendo oferecidos pelos institutos federais (IF). Trataremos os fenômenos com base em referencial bibliográfico como ferramenta para entender determinações que perpassam as condições materiais relacionadas ao afastamento do estudante do processo de ensino-aprendizagem. Apontamos o papel da arte na mudança das condições de existência relacionadas à crise de audiência no Ensino Médio a partir da ressignificação da função social da escola.

A virtualização do ensino público na Educação Básica: desafios necessários na pandemia
Formação de Professores

Este estudo visa discutir os desafios enfrentados por professores e alunos da Educação Básica da rede pública com a virtualização dos conteúdos disciplinares, o que, por inúmeros motivos, tem demonstrado o abismo existente entre as diferentes classes sociais e vem sendo um dos fatores impactantes para o sucesso ou fracasso dessa nova prática. Dentre os desafios para a implementação exitosa dessa tendência estão questões de ordem pedagógica ligadas à formação inicial e continuada do professor, às condições socioeconômicas dos estudantes e à capacitação dos professores para a utilização de plataformas de ensino virtuais, da internet e dos seus recursos tecnológicos com essa finalidade.

Produção de infográficos no Cefet/RJ - Campus Maria da Graça: integrando Biologia e Educação Física em tempos de pandemia
Nutrição e Alimentos, Saúde, Biologia e Biociências, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Em março de 2020 o mundo foi surpreendido com a pandemia do coronavírus. As atividades laborais e estudantis foram suspensas. Com o passar do tempo e sem perspectiva de retorno das atividades estudantis presenciais, várias questões foram levantadas no sentido de sanar o distanciamento do alunado da escola. Ao recebermos orientações no sentido de como procederíamos no futuro bem próximo para retomar às atividades – desta vez, numa perspectiva remota –, inúmeros desafios surgiram, dentre eles a ausência de acesso à internet e a dispositivos móveis por grande parte do corpo discente.

A prática da oralidade da língua inglesa no Ensino Médio com o uso das novas tecnologias digitais
Língua Estrangeira

O ensino do Inglês no Brasil sofreu muitas mudanças, sendo excluído e depois reinserido à grade curricular. O problema abordado é a dificuldade da prática da oralidade inglesa pelos estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. O objetivo é viabilizá-la por meio de material didático utilizado em sequências didáticas por meio das tecnologias digitais. Os resultados foram positivos, pois há qualidade no serviço de internet para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que correspondem à prática da língua. Espera-se que cada vez mais professores utilizem essas tecnologias para aproximar teoria e prática, escola e vida real.

Inclusão e tecnologia na Educação do Campo – uma experiência nas escolas das ilhas de Paranaguá/PR
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Promover a inclusão de estudantes autistas em escolas do campo pode ser uma tarefa desafiadora em vista das características desse contexto de ensino. Discute-se aqui a relação entre inclusão e Educação no Campo com o uso de recursos tecnológicos. A informatização dos processos de ensino expôs a dificuldade dos educadores de incluir estudantes autistas em atividades centradas no uso de recursos digitais. Identifica-se a necessidade de oferecer capacitação aos profissionais de ensino e recursos pedagógicos voltados para a efetiva utilização do equipamento digital disponibilizado.

Educação nos tempos de coronavírus – ensino remoto, exclusão e as condições para uma aprendizagem significativa na era informacional
Psicologia, Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

O texto tem por objetivo explorar algumas reflexões sobre o modelo remoto de ensino adotado em função da pandemia do Coronavírus. Em um primeiro momento, situamos a experiência da educação remota na pluralidade de práticas associadas à EaD para melhor fundamentar a compreensão de suas particularidades. Na sequência, discutimos a exclusão de grande parte dos estudantes da Educação Básica do processo e as dificuldades de uma parcela considerável da comunidade docente em operar de forma adequada com as tecnologias digitais necessárias.