Biblioteca
Filtrar os artigos
Contribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE
Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.
Projeto Acolhimento: habilidades socioemocionais para 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaA escola, além de habilidades técnicas, deve desenvolver competências emocionais, sociais e afetivas. O objetivo deste artigo é apresentar uma sequência didática de um projeto embasado em valores humanos e habilidades socioemocionais, destinado a turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para isso, foi selecionada uma coleção de dez livros que apresenta palavras de valores humanos. A sequência didática foi dividida em três etapas, planejadas para ocorrerem em doze aulas de 45 minutos cada. A sequência didática é adaptável à realidade de diferentes turmas e tem o potencial de trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
A brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
Antropologia, Comunicação, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Espaços UrbanosPossibilidades de mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo, a fim de averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório que verifica os elementos mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Nota-se um promissor e afluente território da representação do conhecimento e desencadeiam-se ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. O amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional deve se apropriar da brinquedoteca e estabelecer formas de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas.
Sentido para a vida: a escola também é lugar do brincar
Educação InfantilA finalidade deste relato foi descrever uma experiência vivida com o primeiro ano B da Escola Dinalmir Ferreira Barros de Lisboa, de Ji-Paraná/RO, com o objetivo principal de desenvolver uma sequência de brincadeiras e brinquedos que, de maneira lúdica, despertasse nas crianças a imaginação, a criatividade e o faz-de-conta e proporcionar momentos de lazer e interação no espaço da escola, com crianças na faixa de seis a sete anos de idade. Para a realização da sequência de brincadeiras, utilizamos os espaços da escola durante uma semana de abril de 2023, 1h30min por dia. Realizamos brincadeiras diversas, com o intuito de brincar para divertir.
História da Matemática como dispositivo de aprendizagem: concepções de docentes da rede pública estadual de Minas Gerais
Matemática, História e História da EducaçãoEste artigo objetiva analisar as concepções de professores de Matemática acerca do uso da História da Matemática como dispositivo de aprendizagem em suas aulas na Educação Básica. Para tanto, utilizamos como coletor de dados um questionário online que foi respondido por 24 professores do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública estadual de Minas Gerais, a fim de investigar a importância dada para a inclusão desse conteúdo em sala de aula. Percebemos, então, que, apesar de relatar dificuldade em incluir a HM no processo de ensino-aprendizagem, a maioria dos participantes concorda que ela deve estar presente no Ensino da Matemática.
Gamificação no ensino-aprendizagem de funções orgânicas: estratégias de avaliação da produção de um jogo educativo digital
Química e Vivências de Sala de AulaA aprendizagem baseada em jogos educativos digitais é um recurso disponível para motivar os alunos e aperfeiçoar o processo de aprendizagem com a mudança na práxis de ensino em sala de aula. Para melhorar a compreensão dos alunos sobre as funções orgânicas, criou-se um jogo interativo do tipo quiz, utilizando a premissa pedagógica construtivista para o processo de ensino-aprendizagem de Química. A fim de verificar a perspectiva docente em relação ao objeto educacional desenvolvido, elaborou-se um questionário de avaliação para aplicar aos professores de Química do Ensino Médio, contendo questões estratégicas motivacionais e fundamentadas no modelo ARCS.
Indo além das telas: um relato das atividades e experiências de Estágio II em período pandêmico
Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO intuito do trabalho é relatar experiência vivida a partir de atividades desenvolvidas no Estágio II em uma escola cidadã técnica integral localizada no sertão paraibano. Sabendo da importância do estágio para a formação docente, o objetivo do trabalho é mostrar que, mais do que uma experiência de estágio de observação e de ministração de uma sequência didática, tivemos a experiência de adoção de postura de pesquisadores, conhecendo as estratégias do professor na disciplina de Sociologia, assim como a dinâmica escolar em período remoto e o exaustivo trabalho do educador, que vai além da sala de aula.
Políticas educacionais e o ensino de Sociologia: a reforma do Ensino Médio de 2017 e o cenário de consequências para o pós-ensino remoto
Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalA emergência de uma política conservadora pós-impeachment de Dilma Rousseff trouxe consigo uma agenda neoliberal. Em razão dos múltiplos impactos à sociedade pelas outorgas de um programa de governo ferino, figurado na Lei nº 13.415/17, foi realizada uma análise situacional e foram tratados os possíveis futuros impactos dessa norma por meio de revisões bibliográficas em caráter exploratório. Apresenta-se neste trabalho uma reflexão histórica da disciplina Sociologia em razão dos lastros de uma política pública educacional impregnada de pensamento colonialista e classista.
A multidisciplinaridade da Etnomatemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste trabalho é oriundo de um projeto final de estágio cuja proposta era estudar o raciocínio lógico com uma abordagem multidisciplinar unindo Matemática, Artes, História e Português. O trabalho foi realizado em 2022, sob o título Projeto Multidisciplinaridade da Etnomatemática, com o estudo lúdico de três jogos culturalmente ricos: Jogo da Onça, Tangram e Mancala, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental numa instituição pública municipal de Caruaru/PE. A proposta culminou no desenvolvimento de uma oficina de jogos criada pelos estudantes e apresentada para outras turmas da escola.
Aplicação de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências, Matemática e Química: da Educação Básica ao Ensino Superior
Matemática, Química e Vivências de Sala de AulaEste trabalho contempla práticas pedagógicas realizadas por professores de Ciências, Matemática e Química em instituições públicas do Rio de Janeiro, com alunos da Educação Básica e Superior. As metodologias diferenciadas em Ciências e Matemática foram realizadas no Ensino Fundamental, enquanto as de Química, com alunos de um curso de Formação de Oficiais. Este trabalho é caracterizado como um relato de experiência de natureza qualitativa. Os dados surgiram de observações e fotografias. Diante das práticas realizadas, foi observada maior troca de conhecimentos e um maior interesse dos alunos.
