Biblioteca
Filtrar os artigos
Utilização de animais de estimação como alternativa de inclusão no processo educacional
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e InclusivaA Educação Assistida por Animais (EAA) recomenda o uso de animais como recursos didáticos. O presente trabalho consiste em uma análise desenvolvida com base em levantamento bibliográfico que visa discutir o papel e os benefícios do uso de animais de estimação, como cães, para superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Levamos em consideração campos de referência composto por diversas áreas de conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia) que embasaram o estudo, permitindo destacar os efeitos positivos da Educação Assistida por Animais.
Trabalho escolar em tempo de isolamento social: percepções e sentimentos de operadores da educação em relação ao seu trabalho e ao trabalho dos estudantes
Educação a DistânciaEste artigo apresenta um estudo exploratório sobre as percepções e sentimentos de operadores da educação de uma escola de Educação Básica a respeito de seu trabalho e do trabalho dos estudantes durante o período de isolamento social. Nesse período, foi instituído um programa de atendimento aos estudantes por meio de uma plataforma online, onde eram disponibilizadas as atividades pedagógicas não presenciais. Os dados indicaram que a necessidade de exercer o trabalho docente e a mediação com a aprendizagem dos estudantes de forma remota veio acompanhada de preocupações e inseguranças quanto ao rumo do próprio trabalho docente e da qualidade da aprendizagem dos estudantes.
Ensino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia
Instituição EscolaEste artigo retrata os desafios do ensino remoto no contexto de isolamento social, no qual se tem vivenciado uma problemática no âmbito escolar e social no mundo inteiro; essas mudanças têm acarretado no ambiente escolar a busca de formações continuadas pelos professores que possibilitem o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A busca dos educadores por novas metodologias ativas redefinem a didática de suas práticas pedagógicas perante as novas demandas tecnológicas. Foi realizada revisão bibliográfica e de artigos sobre a pandemia e impactos na educação para uma compreensão significativa.
Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: uma proposta de intervenção para a inclusão de alunos surdos na sala de aula
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de propor estratégias para o acesso e a permanência dos alunos surdos em sala de aula. Recorremos às contribuições teóricas de Bersch, Homa e Pellanda, Sartoretto e Bersch e Sassaki que abordam a temática em estudo. A proposta apresentada consiste em um curso de extensão que pode ser desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Web Frontend, com carga horária de 10 horas-aula semanais, durante quatro meses, totalizando 160 horas de formação.
Habilidades de cozinha: uma proposta de intervenção à luz dos elementos técnicos de produção, higiene e armazenamento
Vivências de Sala de AulaEste trabalho traz uma proposta de intervenção para os discentes do Curso Técnico em Gastronomia, com a finalidade de averiguar os conhecimentos sobre as Habilidades Básicas de Cozinha I, utilizando os elementos técnicos de produção, de higiene e de armazenamento por meio de um minicurso. Para a fundamentação teórica, recorremos às contribuições de Carneiro, Ribeiro e Sousa, Rosa e Sebess, entre outros. Entre os resultados previstos, espera-se que os alunos possam refletir sobre novos conceitos teóricos, corrigindo e ressignificando opiniões e práticas inadequadas. É fundamental que os alunos conheçam as boas práticas de manipulação de alimentos, evitando riscos e garantindo o controle da qualidade alimentar.
A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.
Aplicação do jogo Animais em Ação durante o ensino remoto síncrono: uma experiência com um aluno autista
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho busca relatar as experiências vivenciadas com a aplicação do jogo Animais em Ação em aula remota de Biologia, em uma escola privada no Rio de Janeiro, para a motivação e o aprendizado de um aluno autista. A atividade lúdica foi aplicada para atender o interesse desse discente, que se inspira pelo tema mencionado; tal fato contribuiu para instigá-lo na busca de outros recursos digitais importantes para sua formação e inserção na sociedade e aumentar sua autoestima na tentativa de torná-lo mais autônomo e criativo.
Uma experiência de aplicação do GeoGebra no ensino de função afim: novas abordagens em tempos de pandemia
Matemática e Educação a DistânciaEste trabalho teve por objetivo investigar a importância do GeoGebra como ferramenta pedagógica para sanar as lacunas na aprendizagem do conteúdo de função afim decorrentes das dificuldades impostas pelo ensino remoto. A pesquisa consistiu na aplicação de uma sequência didática para estudo de função afim no GeoGebra com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública das cidades de São João Evangelista/MG e Virginópolis/MG de forma assíncrona, por meio de vídeos, mensagens e questionários. Os resultados apontaram que o uso do GeoGebra constitui excelente alternativa tecnológica para despertar o interesse dos alunos e auxiliar na compreensão do conteúdo.
Estratégias para divulgação científica em Entomologia: um relato do projeto Meu Amigo Inseto
Biologia e Biociências, Educação Infantil e Formação de ProfessoresO projeto de extensão Meu Amigo Inseto consiste em um programa de divulgação científica voltado a estudantes da Educação Básica a fim de construir, com a divulgação de materiais digitais e ações em escolas, uma nova visão sobre a classe dos insetos, trazendo uma nova vivência com esses animais. O projeto foi executado pela produção de conteúdos digitais publicados na página do Instagram @meuamigoinseto, jogos digitais e ações presenciais em escolas e no Laboratório de Entomologia da UFG. Verificou-se a influência do projeto através de um teste χ2 aplicado para as postagens e através de dados observacionais coletados.
Educação Infantil em tempos de pandemia: desafios no ensino remoto emergencial ao trabalhar com jogos e brincadeiras
Educação InfantilEm meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, o ensino remoto se tornou a saída para que os alunos não deixassem de estudar. No entanto, com a necessidade de suspensão das aulas presenciais, muitas questões foram surgindo a respeito do ensino remoto para as turmas da Educação Infantil, pois seu período escolar é visto como uma das etapas mais importantes no processo da Educação brasileira. É nesse momento escolar que as crianças começam a interagir e descobrir o mundo a sua volta, fora do seu ambiente familiar, fazendo amigos e aprendendo a conviver e respeitar as diferenças culturais.