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Cultura digital: uma experiência na prática da Rede Municipal de Goiânia/GO
Formação de Professores e Política Educacional

Nos últimos anos, os desafios para que a cultura digital seja consolidada nas práticas pedagógicas das instituições educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO têm sido enfrentados a partir da formação continuada e do assessoramento técnico-pedagógico. O presente artigo é o resultado de um trabalho teórico-prático realizado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (Gertec). O interesse é demonstrar os caminhos percorridos pela secretaria para consolidar o uso das tecnologias digitais no contexto educacional, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem.

A influência do meio escolar sobre a saúde do professor de Educação Física: um diagnóstico situacional em municípios do sertão
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Uma situação preocupante está nas condições de trabalho dos professores de Educação Física. Esta pesquisa destaca a influência do meio escolar sobre sua saúde, problematiza a investigação dos aspectos desencadeadores do fator saúde-doença, a fim de analisar os fatores intrínsecos à escola que levam ao adoecimento; possui abordagem qualitativa, adotando o método de estudo de caso. Os resultados indicam que a ausência ou limitação estrutural das escolas gera desgaste físico-emocional, que o estado de saúde dos discentes reflete sobre os docentes, que a jornada de trabalho e a desvalorização impactam seu lado socioemocional.

A topofilia como estratégia de prevenção de ataques ativos em escolas
Computação e Tecnologias, Geologia, Comunicação, Geografia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O estudo investiga a violência nas escolas brasileiras, com foco em ataques ativos, sugerindo que a falta de conexão afetiva dos alunos com o ambiente escolar pode contribuir para esses atos. O projeto (Re)Conexão: Amar e Mudar as Coisas para Construir a Escola dos Sonhos é a estratégia para fortalecer os laços dos estudantes com a escola, utilizando metodologias ativas. Desenvolvido em uma escola pública do Rio de Janeiro, o projeto engaja os alunos na criação de um protótipo da Escola dos Sonhos, com resultados positivos, demonstrando o potencial dos estudantes como agentes de transformação.

Educação Inclusiva em tempos de pandemia: relato de experiência em uma escola da rede pública de Campina Grande/PB
Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este artigo é um relato de experiência pessoal como cuidadora ou apoio escolar, no ano inicial da pandemia. A vivência aconteceu em uma escola urbana de pequeno porte da rede pública do município de Campina Grande/PB. Abordaremos as principais dificuldades e as estratégias utilizadas pela escola para esse ano letivo, a importância do contato com os alunos e, sobretudo, a relevância do acompanhamento pedagógico direcionado às crianças com deficiência.

O autismo infantil e a inclusão social na educação: revisão histórica e sistêmica atual
Educação Especial e Inclusiva

O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica por meio da análise da história do autismo, desde a sua descoberta até os dias atuais, determinando os registros no país e no mundo e como se encontra o panorama acerca da inserção das crianças autistas nas redes de ensino, visando as possíveis melhorias. Pode-se caracterizar o autismo infantil como um déficit no desenvolvimento social do indivíduo, levando-o a situações de isolamento social, dificuldades no uso de linguagens e comunicação, dificuldade em relações pessoais e inclusão na educação.

Entre o real e o aparente: sobre indisciplinas, comportamentos e idealizações
Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência tem como ponto de partida a inquietação de um professor ao viver uma situação ocorrida no cotidiano de uma escola pública. A pretensão foi desenvolver uma discussão focada nas práticas docentes e as influências sofridas pelos comportamentos de estudantes no processo de avaliação das aprendizagens, bem como refletir sobre a instituição escolar, seus educadores e estudantes na atualidade. Por meio de reminiscências e diálogo com autores da área da Educação, o trabalho se distancia do caráter prescritivo de manual de práticas e faz um convite à reflexão com foco em práticas, na escola e nos sujeitos educandos.

Bioquímica da ansiedade: uma intervenção pedagógica
Saúde, Química, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os transtornos de ansiedade são problemas frequentes na população. Assim, trazendo temas atuais para a Bioquímica, objetivou-se analisar a viabilidade dessa abordagem ao oferecer remotamente um curso para alunos do Ensino Médio Integrado em Química. Aplicaram-se questionários indicando a ansiedade como problemática; mesmo inseguros, os profissionais receberam bem essa estratégia. A proposta foi aprovada pelos estudantes, trazendo ótimos resultados a aprendizagem. Sugere-se a inclusão dessa metodologia na disciplina de Bioquímica e Biotecnologia para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo para diálogo.

Design Thinking na Educação: trabalhando com habilidades socioemocionais
Matemática e Formação de Professores

O presente artigo traz a criação de uma disciplina eletiva cuja sequência didática, baseada na metodologia do Design Thinking, dará início a um laboratório de Matemática. O intuito principal foi verificar a promoção de habilidades socioemocionais, como autonomia, criatividade e pensamento crítico em Matemática. A disciplina foi realizada na Escola Sesc de Ensino Médio situada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Com aprovação do Comitê de Ética, a pesquisa contou com a participação de alunos bolsistas das três séries do Ensino Médio.

Um laboratório de Biologia em casa: simulando a ação da enzima catalase na batata
Biologia e Biociências e Química

A Bioquímica e a Citologia são áreas complexas da Biologia que possuem diversos mecanismos e termos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos alunos. Para vencer tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade de laboratório físico. Nesta proposta de aula prática, os alunos irão vivenciar a ação da enzima catalase na batata (Solanum tuberosum L.) e confrontar a ação de diversos fatores, como calor, variação de pH (ácido e base) e sais na ação catalítica dessa enzima.

Resenha do artigo “Educação e tecnologia: a crise da inteligência”
História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O artigo aqui resenhado é de Maurício Rebelo Martins, intitulado Educação e tecnologia: a crise da inteligência. O autor é doutor em Educação e docente da UFPB. Vem se dedicando aos estudos a respeito da formação pedagógica em sociedades plurais, dado o contexto atual e como as relações humanas são construídas nesse cenário, para a sua subjetivação e a sua socialização. Além disso, é importante que se compreenda que a cultura é nitidamente subordinada ao mercado econômico, tal qual uma ferramenta a serviço de grupos concentradores de poder, sendo utilizada para manipular as pessoas.