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O uso de geotecnologias no Curso Técnico em Mineração
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho propõe uma intervenção pedagógica desenvolvida em sequência didática para alunos do Curso Técnico em Mineração, com o objetivo de destacar a importância do uso das geotecnologias em sala de aula no processo de resolução de problemas ambientais e na tomada de decisões no campo da mineração. A construção da intervenção pedagógica baseou-se nas contribuições teóricas de Rosa, Arruda Filho, Souza e Cunha, Gonçalves, Cabral e Públio Júnior. O uso de geotecnologias como ferramentas didáticas pode proporcionar diversos resultados positivos aos alunos, como aprendizado prático e estímulo ao pensamento analítico e crítico.

Resenha do livro “Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância”
Educação a Distância

O presente texto visa oferecer uma resenha do livro Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância, de Karla Godoy, lançado em 2017 pela Eduff. A autora demonstra como a presença pode ser entendida e vivenciada no contexto da Educação a Distância (EaD), discutindo os desafios e as possibilidades do ciberespaço na construção de experiências educativas significativas. A obra também aborda a formação humana, destacando a importância de práticas pedagógicas que venham a valorizar a subjetividade e o engajamento dos estudantes nesse ambiente virtual.

As tirinhas como recurso didático para melhorar o ensino de Física
Física

Este trabalho associa ensino de Física, tirinhas (HQ) e prática experimental para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina. A prática experimental muitas vezes é trabalhada com um roteiro que envolve texto, tabelas e fórmulas para chegar a um objetivo proposto. Nem sempre o aluno consegue entender as informações disponíveis nesse roteiro, tendo dificuldade em compreender a experiência como o que está medindo, para que servem as medidas e o que vai calcular no final. Para melhorar esse cenário, o uso das tirinhas possui potencial em associar texto e imagens com uma narrativa divertida.

Poesias musicadas: relato de experiência de musicalização infantil por meio de palavras geradoras
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Música

Este relato apresenta uma prática pedagógica de musicalização voltada para crianças com deficiência visual desenvolvida no Instituto Benjamin Constant durante o retorno pós-pandemia, em 2022. Fundamentada na metodologia interventiva participativa de Paulo Freire, a experiência utilizou palavras geradoras como ponto de partida para a integração entre música, literatura e saberes transversais. Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão do 2º e do 4º anos do Ensino Fundamental, a partir de poesias musicadas, como Se achante, de Manoel de Barros, e do conto A festa no céu, promovendo vivências sensoriais e o desenvolvimento da oralidade.

Cinema em sala de aula virtual como incentivo a leitura e a escrita no ensino remoto
Vivências de Sala de Aula

Nossa vida diária é permeada por diversos gêneros discursivos – orais e escritos, impressos ou digitais – que organizam nossa comunicação. Nesse contexto do mundo letrado, o aluno é inserido e convidado a ler e a produzir não só textos escritos, mas também orais de maneira ativa, interativa e criativa. Partindo da relação cinema e educação remota, este artigo analisa a inserção de filmes nas aulas remotas como ferramentas educativas que podem contribuir para a expressão oral, escrita e interpretativa dos alunos do Ensino Fundamental II, neste cenário de pandemia de covid-19, e averiguar a contribuição no processo de ensino-aprendizagem como prática pedagógica prazerosa, inovadora e socioconstrutiva na modalidade de ensino remoto.

"É tudo pra ontem": reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Antropologia, Psicologia, Sociologia, Educação a Distância, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Naquela sexta-feira, quando o governo sinalizou que as escolas deveriam ser fechadas talvez por uns quinze dias, eu jamais imaginei que teríamos que a partir dali literalmente nos reinventar como profissionais do ensino, como profissionais da educação. "Não apareçam aqui na segunda nem na terça-feira, aguardem um posicionamento com relação a quarta-feira…". Confesso que um, dois dias pra dar uma respirada, uma descansada, poderia ser bom; não seria nada mal, aliás. Na mesma sexta-feira recebi um e-mail dizendo que eu deveria me apresentar numa nova escola na segunda-feira.

A importância dos estudos de Psicologia para detectar transtornos que causam efeitos negativos na aprendizagem e no convívio escolar dos discentes
Psicologia, Formação de Professores e Instituição Escola

A Psicologia pode contribuir com a escola, sendo útil para educadores detectarem problemas psicológicos que atrapalhem o processo de aprendizagem dos discentes na sala de aula. O estudo realizado sintetiza informações sobre a influência que distúrbios psicológicos podem causar aos alunos, baseando-se na revisão de literaturas e na experiência de pesquisa dos autores. Neste ensaio, demonstra-se como a Psicologia pode ser utilizada para que professores possam distinguir problemas causados por aspectos externos e internos, contribuindo para a tomada de melhores atitudes para resolver problemas que possam aparecer na escola.

Saneamento básico e meio ambiente em Formosa/GO: relato de uma prática interventiva no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Biologia e Biociências

Este trabalho propõe relatar uma prática interventiva realizada no 2º ano do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Goiás, no câmpus Formosa. O foco da prática foi integrar os conceitos trabalhados em sala com a atual realidade vivenciada pela cidade de Formosa no âmbito do saneamento básico. A metodologia se baseou na produção de vídeos feitos pelos alunos, a fim de identificar os impactos do saneamento à comunidade e ao meio ambiente. Observou-se que os alunos usaram os conhecimentos adquiridos em aula para analisar as entrevistas, identificando diversos problemas de saneamento.

O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?
Educação a Distância

Desde o surgimento da internet, a sociedade tem passado por grandes transformações. Cada vez mais se tem acesso a informações em grande volume e de forma cada vez mais rápida. Nas escolas essa adaptação, tanto na educação a distância quanto na educação presencial, vem acontecendo. A fim de compreender essas transformações na sociedade, este trabalho tem como objetivo abordar o uso da internet como ferramenta da práxis pedagógica. Os professores podem cada vez mais utilizar a internet na aprendizagem, a fim de desenvolver novos métodos de aprendizagem e ampliar a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.

Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal
Saúde

O presente artigo tem o intuito de abordar questões relacionadas à promoção e à prevenção da saúde bucal, com a finalidade de facilitar o processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia da saúde da família (ESF), proporcionando maior envolvimento dos alunos com o autocuidado oral. O jogo elaborado funciona como ferramenta facilitadora para o aumento da adesão, compreensão e fixação do aprendizado, o que por consequência se reflete na manutenção e na recuperação da saúde bucal de estudantes, o que certamente levará ao alcance de melhores resultados biopsicossociais.