Biblioteca
Filtrar os artigos
O uso de geotecnologias no Curso Técnico em Mineração
Vivências de Sala de AulaEste trabalho propõe uma intervenção pedagógica desenvolvida em sequência didática para alunos do Curso Técnico em Mineração, com o objetivo de destacar a importância do uso das geotecnologias em sala de aula no processo de resolução de problemas ambientais e na tomada de decisões no campo da mineração. A construção da intervenção pedagógica baseou-se nas contribuições teóricas de Rosa, Arruda Filho, Souza e Cunha, Gonçalves, Cabral e Públio Júnior. O uso de geotecnologias como ferramentas didáticas pode proporcionar diversos resultados positivos aos alunos, como aprendizado prático e estímulo ao pensamento analítico e crítico.
Resenha do livro “Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância”
Educação a DistânciaO presente texto visa oferecer uma resenha do livro Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância, de Karla Godoy, lançado em 2017 pela Eduff. A autora demonstra como a presença pode ser entendida e vivenciada no contexto da Educação a Distância (EaD), discutindo os desafios e as possibilidades do ciberespaço na construção de experiências educativas significativas. A obra também aborda a formação humana, destacando a importância de práticas pedagógicas que venham a valorizar a subjetividade e o engajamento dos estudantes nesse ambiente virtual.
As tirinhas como recurso didático para melhorar o ensino de Física
FísicaEste trabalho associa ensino de Física, tirinhas (HQ) e prática experimental para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina. A prática experimental muitas vezes é trabalhada com um roteiro que envolve texto, tabelas e fórmulas para chegar a um objetivo proposto. Nem sempre o aluno consegue entender as informações disponíveis nesse roteiro, tendo dificuldade em compreender a experiência como o que está medindo, para que servem as medidas e o que vai calcular no final. Para melhorar esse cenário, o uso das tirinhas possui potencial em associar texto e imagens com uma narrativa divertida.
Poesias musicadas: relato de experiência de musicalização infantil por meio de palavras geradoras
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e MúsicaEste relato apresenta uma prática pedagógica de musicalização voltada para crianças com deficiência visual desenvolvida no Instituto Benjamin Constant durante o retorno pós-pandemia, em 2022. Fundamentada na metodologia interventiva participativa de Paulo Freire, a experiência utilizou palavras geradoras como ponto de partida para a integração entre música, literatura e saberes transversais. Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão do 2º e do 4º anos do Ensino Fundamental, a partir de poesias musicadas, como Se achante, de Manoel de Barros, e do conto A festa no céu, promovendo vivências sensoriais e o desenvolvimento da oralidade.
Cinema em sala de aula virtual como incentivo a leitura e a escrita no ensino remoto
Vivências de Sala de AulaNossa vida diária é permeada por diversos gêneros discursivos – orais e escritos, impressos ou digitais – que organizam nossa comunicação. Nesse contexto do mundo letrado, o aluno é inserido e convidado a ler e a produzir não só textos escritos, mas também orais de maneira ativa, interativa e criativa. Partindo da relação cinema e educação remota, este artigo analisa a inserção de filmes nas aulas remotas como ferramentas educativas que podem contribuir para a expressão oral, escrita e interpretativa dos alunos do Ensino Fundamental II, neste cenário de pandemia de covid-19, e averiguar a contribuição no processo de ensino-aprendizagem como prática pedagógica prazerosa, inovadora e socioconstrutiva na modalidade de ensino remoto.
"É tudo pra ontem": reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Antropologia, Psicologia, Sociologia, Educação a Distância, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política EducacionalNaquela sexta-feira, quando o governo sinalizou que as escolas deveriam ser fechadas talvez por uns quinze dias, eu jamais imaginei que teríamos que a partir dali literalmente nos reinventar como profissionais do ensino, como profissionais da educação. "Não apareçam aqui na segunda nem na terça-feira, aguardem um posicionamento com relação a quarta-feira…". Confesso que um, dois dias pra dar uma respirada, uma descansada, poderia ser bom; não seria nada mal, aliás. Na mesma sexta-feira recebi um e-mail dizendo que eu deveria me apresentar numa nova escola na segunda-feira.
A importância dos estudos de Psicologia para detectar transtornos que causam efeitos negativos na aprendizagem e no convívio escolar dos discentes
Psicologia, Formação de Professores e Instituição EscolaA Psicologia pode contribuir com a escola, sendo útil para educadores detectarem problemas psicológicos que atrapalhem o processo de aprendizagem dos discentes na sala de aula. O estudo realizado sintetiza informações sobre a influência que distúrbios psicológicos podem causar aos alunos, baseando-se na revisão de literaturas e na experiência de pesquisa dos autores. Neste ensaio, demonstra-se como a Psicologia pode ser utilizada para que professores possam distinguir problemas causados por aspectos externos e internos, contribuindo para a tomada de melhores atitudes para resolver problemas que possam aparecer na escola.
Saneamento básico e meio ambiente em Formosa/GO: relato de uma prática interventiva no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Biologia e BiociênciasEste trabalho propõe relatar uma prática interventiva realizada no 2º ano do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Goiás, no câmpus Formosa. O foco da prática foi integrar os conceitos trabalhados em sala com a atual realidade vivenciada pela cidade de Formosa no âmbito do saneamento básico. A metodologia se baseou na produção de vídeos feitos pelos alunos, a fim de identificar os impactos do saneamento à comunidade e ao meio ambiente. Observou-se que os alunos usaram os conhecimentos adquiridos em aula para analisar as entrevistas, identificando diversos problemas de saneamento.
O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?
Educação a DistânciaDesde o surgimento da internet, a sociedade tem passado por grandes transformações. Cada vez mais se tem acesso a informações em grande volume e de forma cada vez mais rápida. Nas escolas essa adaptação, tanto na educação a distância quanto na educação presencial, vem acontecendo. A fim de compreender essas transformações na sociedade, este trabalho tem como objetivo abordar o uso da internet como ferramenta da práxis pedagógica. Os professores podem cada vez mais utilizar a internet na aprendizagem, a fim de desenvolver novos métodos de aprendizagem e ampliar a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.
Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal
SaúdeO presente artigo tem o intuito de abordar questões relacionadas à promoção e à prevenção da saúde bucal, com a finalidade de facilitar o processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia da saúde da família (ESF), proporcionando maior envolvimento dos alunos com o autocuidado oral. O jogo elaborado funciona como ferramenta facilitadora para o aumento da adesão, compreensão e fixação do aprendizado, o que por consequência se reflete na manutenção e na recuperação da saúde bucal de estudantes, o que certamente levará ao alcance de melhores resultados biopsicossociais.
