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Saneamento básico e meio ambiente em Formosa/GO: relato de uma prática interventiva no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Biologia e BiociênciasEste trabalho propõe relatar uma prática interventiva realizada no 2º ano do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Goiás, no câmpus Formosa. O foco da prática foi integrar os conceitos trabalhados em sala com a atual realidade vivenciada pela cidade de Formosa no âmbito do saneamento básico. A metodologia se baseou na produção de vídeos feitos pelos alunos, a fim de identificar os impactos do saneamento à comunidade e ao meio ambiente. Observou-se que os alunos usaram os conhecimentos adquiridos em aula para analisar as entrevistas, identificando diversos problemas de saneamento.
O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?
Educação a DistânciaDesde o surgimento da internet, a sociedade tem passado por grandes transformações. Cada vez mais se tem acesso a informações em grande volume e de forma cada vez mais rápida. Nas escolas essa adaptação, tanto na educação a distância quanto na educação presencial, vem acontecendo. A fim de compreender essas transformações na sociedade, este trabalho tem como objetivo abordar o uso da internet como ferramenta da práxis pedagógica. Os professores podem cada vez mais utilizar a internet na aprendizagem, a fim de desenvolver novos métodos de aprendizagem e ampliar a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.
Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal
SaúdeO presente artigo tem o intuito de abordar questões relacionadas à promoção e à prevenção da saúde bucal, com a finalidade de facilitar o processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia da saúde da família (ESF), proporcionando maior envolvimento dos alunos com o autocuidado oral. O jogo elaborado funciona como ferramenta facilitadora para o aumento da adesão, compreensão e fixação do aprendizado, o que por consequência se reflete na manutenção e na recuperação da saúde bucal de estudantes, o que certamente levará ao alcance de melhores resultados biopsicossociais.
A formação inicial do professor de Língua Portuguesa: experiência vivenciada no Projeto Curupira
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo reflete acerca da formação inicial do professor de Língua Portuguesa (LP) por meio da relação teoria x prática durante a graduação. Com base em experiência vivenciada em um projeto denominado Curupira, as autoras relacionam a pertinência de analisar os contextos de ensino aliados às teorias aprendidas na universidade junto à formação de professores reflexivos e pesquisadores de sua área. Após perpassar as teorias de pensadores da Educação, discute-se a experiência docente nesse espaço não formal de ensino e como ela abre um novo olhar referente à prática pedagógica e à trajetória de uma das autoras deste trabalho.
Utilização de animais de estimação como alternativa de inclusão no processo educacional
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e InclusivaA Educação Assistida por Animais (EAA) recomenda o uso de animais como recursos didáticos. O presente trabalho consiste em uma análise desenvolvida com base em levantamento bibliográfico que visa discutir o papel e os benefícios do uso de animais de estimação, como cães, para superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Levamos em consideração campos de referência composto por diversas áreas de conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia) que embasaram o estudo, permitindo destacar os efeitos positivos da Educação Assistida por Animais.
Trabalho escolar em tempo de isolamento social: percepções e sentimentos de operadores da educação em relação ao seu trabalho e ao trabalho dos estudantes
Educação a DistânciaEste artigo apresenta um estudo exploratório sobre as percepções e sentimentos de operadores da educação de uma escola de Educação Básica a respeito de seu trabalho e do trabalho dos estudantes durante o período de isolamento social. Nesse período, foi instituído um programa de atendimento aos estudantes por meio de uma plataforma online, onde eram disponibilizadas as atividades pedagógicas não presenciais. Os dados indicaram que a necessidade de exercer o trabalho docente e a mediação com a aprendizagem dos estudantes de forma remota veio acompanhada de preocupações e inseguranças quanto ao rumo do próprio trabalho docente e da qualidade da aprendizagem dos estudantes.
Ensino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia
Instituição EscolaEste artigo retrata os desafios do ensino remoto no contexto de isolamento social, no qual se tem vivenciado uma problemática no âmbito escolar e social no mundo inteiro; essas mudanças têm acarretado no ambiente escolar a busca de formações continuadas pelos professores que possibilitem o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A busca dos educadores por novas metodologias ativas redefinem a didática de suas práticas pedagógicas perante as novas demandas tecnológicas. Foi realizada revisão bibliográfica e de artigos sobre a pandemia e impactos na educação para uma compreensão significativa.
Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: uma proposta de intervenção para a inclusão de alunos surdos na sala de aula
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de propor estratégias para o acesso e a permanência dos alunos surdos em sala de aula. Recorremos às contribuições teóricas de Bersch, Homa e Pellanda, Sartoretto e Bersch e Sassaki que abordam a temática em estudo. A proposta apresentada consiste em um curso de extensão que pode ser desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Web Frontend, com carga horária de 10 horas-aula semanais, durante quatro meses, totalizando 160 horas de formação.
Habilidades de cozinha: uma proposta de intervenção à luz dos elementos técnicos de produção, higiene e armazenamento
Vivências de Sala de AulaEste trabalho traz uma proposta de intervenção para os discentes do Curso Técnico em Gastronomia, com a finalidade de averiguar os conhecimentos sobre as Habilidades Básicas de Cozinha I, utilizando os elementos técnicos de produção, de higiene e de armazenamento por meio de um minicurso. Para a fundamentação teórica, recorremos às contribuições de Carneiro, Ribeiro e Sousa, Rosa e Sebess, entre outros. Entre os resultados previstos, espera-se que os alunos possam refletir sobre novos conceitos teóricos, corrigindo e ressignificando opiniões e práticas inadequadas. É fundamental que os alunos conheçam as boas práticas de manipulação de alimentos, evitando riscos e garantindo o controle da qualidade alimentar.
A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.